Artigos

7 práticas para renovar as energias

7 práticas para renovar as energias

Entenda como renovar as energias para o início do ano

Que nossa vida, nosso corpo e tudo ao nosso redor é feito de energias já é algo comprovado até pela ciência. Mas, muitas vezes, o controle dessas energias ou simplesmente a renovação delas ainda é um mistério. Como então trabalhar sempre nossas energias para que tudo o que acontece conosco flua de acordo com o que queremos para nossa vida? Como renovar as energias?

Temos de entender 7 práticas básicas das leis das energias*, para então nos equilibrar. O melhor de tudo é que a energia atual de final de ano no mundo inteiro facilita para buscarmos a paz e a harmonia necessárias para praticarmos essa renovação. Isso é uma das bases de todos os treinamentos que realizamos na Pandora – Evolução Consciente. Portanto, aproveite!

Sim. Existem leis universais energéticas que regem o nosso universo. E é possível entendê-las para estar cada vez mais alinhado com a fluidez da vida.

1. A prática física

Estar em harmonia com nosso corpo é ideal para que tudo flua melhor. Comer de forma adequada, fazer algum tipo de exercício físico, dormir o tempo ideal de sono. Quanto mais alinhamos as práticas físicas, mais nosso corpo nos ajuda na disposição para fazermos qualquer atividade ou resolver qualquer problema. Quando comemos muito ou comemos alimentos gordurosos, nossa energia tende a cair muito pela dificuldade que nosso corpo tem de digerir o que foi ingerido. A mesma coisa quando dormimos pouco ou muito: um desequilíbrio é gerado, fazendo com que nosso corpo gaste mais energia vital. Portanto, pratique hoje mesmo comer mais adequadamente (alimentos melhores, mastigando melhor e comendo apenas o necessário) e também dormindo melhor (seja mais ou menos horas de sonos, e prestando atenção se suas atividades não estão deixando seu sono agitado). É a primeira aliada para renovar as energias.

2. A prática do desapego

O desapego não é uma prática de “deixar tudo pra lá” ou “não se importar com mais nada”. O desapego é a prática de aceitar o que a vida nos traz no momento presente, sem ficar preocupado, ansioso ou nervoso com aquilo que apareceu inesperadamente. O desapego também se traduz em não ter apego com tudo o que você tem ao seu redor, gerando sempre um senso de “possuir” tudo e todos. Isso tudo nos gera sofrimento, por criarmos nossas expectativas em tudo o que queremos para nós, ignorando que a vida e o universo regem muitas coisas todos os dias para nos entregar a vida como ela é. Portanto, pratique liberar mais suas energias da prisão de ficar apegado no resultado de tudo o que acontece na sua vida, confie e aproveite a jornada para que o resultado seja ainda melhor.

3. A prática correta

Fazemos diversas atividades no nosso dia e sempre estamos buscando algo distante para melhorar nossa vida, algo que pode até parecer estar além do nosso alcance, e nisso caímos em ciclos viciosos de reclamar da vida ou descontar essa frustração de “não conseguir” em nossas atividades ou palavras. Essas atividades gastam ou esgotam nossas energias, fazendo sempre parecermos cansados ou chateados. A atividade correta sempre renova nossas energias. Preste atenção em tudo o que você faz hoje. Tudo mesmo. Você tem feito tudo de maneira correta? Você gasta muita água ao tomar um banho longo só por conforto? Ou você joga sua comida fora quando coloca demais no prato? Ou ainda você joga um lixo na rua por ser mais prático? Ou senão você comete pequenas corrupções, assistindo filmes piratas, ouvindo músicas por downloads piratas ou qualquer outra pequena prática ilegal? E no trânsito? Você fura a fila ou faz algumas pequenas práticas também ilegais? Sim. Algumas vezes estamos cercados de pequenas práticas erradas. Comece a praticar hoje mesmo tudo da maneira mais correta possível, para que as pequenas coisas em sua vida te ajudem a gerar mais energia positiva para você ter grandes resultados ao longo do tempo.

4. A prática do bom relacionamento

Como está o seu relacionamento com você mesmo e com outras pessoas? Você tem aceitado você mesmo e as outras pessoas como elas são? Você tem perdoado as pessoas pelos pequenos erros delas, já que você também comete erros? A energia de final de ano é ideal para reatar bons relacionamentos, seja com você mesmo ou com outras pessoas. Pratique isso agora!

5. A prática da verdade

Costumamos também contar pequenas mentiras para nós mesmos todos os dias: “amanhã eu começo”, “mais tarde eu faço”, “daqui a pouco eu mudo”. O que acha de ser mais sincero consigo mesmo? Começando a sinceridade por nós mesmos, não nos veremos mais em práticas de desistência ou de frustração tão fácil. A verdade sempre blinda nossa vida e nossas ações para o que é correto. Portanto, pratique ser mais sincero consigo mesmo e com as pessoas ao seu redor.

6. A prática do entendimento

A prática de estudar cada vez mais sobre evolução, seja profissional ou pessoal, nos faz ter mais conhecimento para saber lidar com mais situações imprevistas em nossa vida. Diferente de gerar algum sentimento de “arrogância” por saber mais do que outras pessoas, devemos entender que o conhecimento é na verdade o que nos dá mais responsabilidade para entendermos melhor os outros e respeitarmos ainda mais suas decisões. Pratique e crie o hábito de estudar a vida. Seja por meio de livros, por meio de observações ou pelo simples fato de aprender com tudo o que acontece na sua vida. Afinal, nos erros e nos problemas temos sempre grandes oportunidades de aprendizado.

7. A prática da gratidão

O essencial da vida que nos foi dado é gratuito e nós não agradecemos nunca por isso: o ar que respiramos, a luz e o calor do sol, a chuva para refrescar, a capacidade de gerar alimento no solo, entre outras muitas coisas. A gratidão para o ser humano deve ser quase uma prática obrigatória. Mas não precisa ser obrigatória, pois a partir do momento que começamos a ser gratos, sentimos o quanto essa prática é benéfica e nos traz paz e alegria. Portanto, seja grato por tudo o que conseguir, todos os dias, e agradeça pequenas coisas, mesmo que mentalmente, sempre que puder, para renovar suas energias.

Espero que essas práticas sirvam para sua vida. O momento de fim de ano é propício, mas se praticarmos isso sempre, não precisaremos mais da mudança do ano para mudarmos nossa vida.

Leia também um artigo sobre Gratidão.

Veja também um vídeo com 3 simples dicas para levantar da cama feliz todos os dias:

Boas práticas!

Por: Pandora Evolução Consciente

A Pandora é uma empresa de treinamentos que inspira as pessoas a encontrarem a sua essência e despertarem o máximo de seu potencial. Fazemos isso guiando cada indivíduo a se desafiar constantemente para evoluir de forma consciente. Dessa forma, oferecemos treinamentos de alta performance que harmonizam e expandem os resultados de pessoas e organizações em todas as áreas.