Artigos

Anseios, Expectativas x Promessas

Side view of a beautiful blond shielding eyes at beach

Um dos piores sentimentos que uma pessoa pode experimentar na sua vida é o sentimento de decepção, é inevitável a dor indescritível que sentimos perante este sentimento.

Muitas vezes achamos que aquele(a) amigo(a), aquela pessoa em quem nós depositamos confiança e até mesmo as nossas esperanças, simplesmente nos derruba; derrubam nossos anseios, expectativas.

Infelizmente é uma realidade; é uma história que se repete muitas vezes.

Tal conduta chega a ser lamentável e difícil de explicar; pois a pessoa promete acompanhamento profissional, especialização, cursos, etc., não desejo expor nem julgar o motivo da sinceridade destas intenções, até porque em alguns casos existem boas e sinceras intenções.

Mas há narrativas em que se fazem promessas com objetivo único de mostrar influência, superioridade.

Doravante, o que eram promessas que iam, faziam e aconteciam, tornam-se apenas só desculpas; começando por pedir um tempo para se preparar, começa a evitar o diálogo em redes sociais e ou grupos; Tudo isso por quê?

Não use e descarte as pessoas com promessas apenas para se fazer importante

Desejando ser a vitrine para os outros; ignorando as consequências causadas por este ato.

As relações humanas não são brinquedo, mas tenham maturidade para manter as relações com seus pares sem falsas promessas com consequência de um prejuízo emocional.

Uma promessa não se constitui uma palavra vazia, dita sem a intenção de cumpri-la – é uma obrigação, é uma responsabilidade, independentemente das circunstâncias.

Portanto, antes de prometer algo a alguém, verifique se há real possibilidade de comprometimento seu com o que foi dito. Principalmente no trabalho.

Quando falamos em pessoas, estamos nos referindo a todos os envolvidos, direta e indiretamente, na prestação dos serviços. Independentemente do que se pensa ou se espera que aconteça;

As pessoas são o potencial máximo adquirido que se tem e que se pode desenvolver para melhor empreender nos negócios.

A preocupação com as pessoas envolvidas é de fundamental importância.

Diferentemente dos produtos, no caso dos serviços, a mão de obra é a matéria-prima para a produção,.

Portanto, não é de se surpreender que o melhor a se fazer é corroborar para a valoração dos serviços prestados.

O gestor, principalmente, precisa pensar sempre em treinar e capacitar seus funcionários, criando neles a ideia de que os ‘clientes’ precisam ser bem tratados, sendo o foco do atendimento.

Garantindo assim um impacto positivo, direto na qualidade do atendimento.

Em suma, anseios e expectativas são os principais contrapontos de uma promessa aludida, pois ao ansiarmos por algo, tem-se a expectativa que, esse algo, corresponderá ao que já tínhamos falado previamente como promessa.


Neemias dos Santos Almeida é Professor e Pedagogo. Colunista, Articulista, Membro da ONG Atuação Voluntária, Escritor, Voluntário junto ao órgão internacional PNUD/Brasil, e ávido leitor que vive a internet e suas excentricidades desde 2001.