O mais completo portal de Recursos Humanos

Artigos

Coaching: Quanto Custa?

” Procure ser uma pessoa de valor antes de ser uma pessoa de sucesso”

Jéssica Hasimoto

Disse pretendo, porque sei que não conseguirei com tanta precisão. Mas, se você ler o artigo inteiro, terá, no mínimo, elementos que o ajudarão a penasr melhor sobre suas escolhas de quanto pagar por um ou por outro.

Em Belo Horizonte existem boas padarias e docerias que servem o tradicional “Quindim”, um doce feito em forminhas com furo no centro, como as formas de bolo. É uma quitanda realmente saborosa. Nos estabelecimentos de bom nível o preço varia antre um real e oitenta a três reais. Você pode comê-la, servida num pratinho de plástico, com talheres idem, sentado num banquinho em volta de um balcão, ao lado de diversas pessoas, numa mesinha da lanchonete, que é bem colada à messa do lado, ou mesmo sair mordiscando-a num guardanapo pela rua. Mas há um restaurante que serve tal iguaria de forma diferenciada, se você for de carro há manobristas. Ao chegar no local você é recebido por profissionais uniformizados que o conduzem ao interior do restaurante, as mesas, de madeira de lei e forradas com tecidos nobres, são afastadas umas das outras em mais de um metro, o ambiente é climatizado e com decoração de muito bom gosto. O quindim vem num pratinho de porcelana e este vem dentro de outro maior, também de porcelana.

Os talheres são de prata e há um piano deixando escapar suaves notas que tornam a iluminação ainda mais aconchegante. O quindim é feito com matéria prima de primeira e o custo é 12,00.

O preço que daria para comprar no mínimo quatro quindis no mercado convencional é justificado por vários critérios, o ambiente, a atendimento, os ingredientes de melhor qualidade e, claro, toda a expertise envolvida no seu preparo. Com os cursos ou programas de coaching não é diferente.

Nos artigos anteries desta série mencionei o número de alunos por sala, a carga horária dos cursos e a duração e o número de sessões de coaching. O valor de cursos de formação em coaching, no Brasil, variam de R$700,00 a R$12.000,00. Isso sem levar em conta a carga horária, que varia tão quanto os preços.

Pense numa classe com 60 a 100 pessoas que querem ajudar a outras a serem melhores. Este ambiente é apropriado para um aprendizado de qualidade?

O que estou fazendo aqui é colocando você naquelas padarias ou mesmo adando pela rua comendo o seu “quindim”. Você pode dizer que todos os quindis são iguais. Pode ser no formato, no tamanho e noutras pequenas peculiaridades. Mas, certamente, quando se coloca no prato a formação em cocahing, seu quindim deve ter mais do que um guardanapo, pratinhos e talheres de plástico.

Pense num curso de formação que custe menos de mil reais, será que os profissionais que ministram tal curso se formaram em escolas de bom nível, será que eles de fato estão atualizados? Pense então no oposto, um curso que custe mais de 10 mil e que lota uma sala com mais de sessenta pessoas. Na comparação os instrutores do segundo curso estão mais plausíveis de atualização, pois possuem recursos para tal. A pergunta então passa a ser se o compromisso é com você e seu aprendizado ou com seu dinheiro?

Nos artigos anteiores desta série mencionei aspectos pertinentes às demais possibilidades de hierarquização sobre critérios de escolha de um curso ou de um programa de coaching. Mas sobre preços é um fator que depende de muitas variáveis. O importante é você ter em mente que preços muito abaixo da média geram suspeitas, preços altos demais em relação à média podem vender coisas que não agregam valor para você. Como no caso do quindim, para quem se dirige ao local à pé de nada valem o estacionamento e os manobritas. As mesas afastadas umas das outras podem significar um enorme valor agregado para quem deseja ter uma conversa reservada e tranquila. É uma questão de objetivos. O ponto de partida é definir que nível de curso você deseja, que aprendizado pretende, e depois decidir-se por que tipo de pesquisa deve se fazer antes de se decidir.

E quanto às sessões de coaching? Depende de onde você está, se em Belo Horizonte, São Paulo, Fortaleza, Brasília, etc. Normalmente estão relacionadas ao tipo de formação que a pessoa teve. Se for num instituto que ministra cursos o valor das sessões tendem a acompnhar o mesmo padrão dos cursos e variam de 200,00 a 700,00 na média. Preços abaixo de 150,00 podem ser um sinal de alerta. A duração das sessões devem ser superior a uma hora, sendo o ideal de 90 minutos. O número de 10 sessões é um padrão universal.

Mas é bom lebrar que preço não é tudo. Um preço barato por um resultado ruim é mais caro do que um preço caro por um exelente resultado.