Artigos

Como alcançar resultados em 2017

Tenho ouvido diariamente, ainda mais nessa última semana, muitas pessoas me falando que querem que 2016 acabe logo. Que esse mês de dezembro está rendendo muito… que querem logo que entre 2017 com novas perspectivas e tal.
Mas gente, vai mudar o ano e não vai acontecer uma mágica! O ano de 2017 vai ser diferente se você fizer algo diferente. Para isso é extremamente importante fazer uma reflexão, aprender com as experiências deste ano. Foi um ano difícil, eu sei, para todos. Mas vamos focar no que podemos controlar, nós mesmos, nossos comportamentos e atitudes. Por que alguns resultados não aconteceram em 2016?

O objetivo dessa reflexão é você saber o que precisa melhorar para fazer diferente.
Eu conversei com algumas pessoas que atendo e com as milhares de pessoas que interajo nas redes sociais e trouxe os principais fatores que impediram as pessoas de atingir resultados:
– Provavelmente os medos atrapalharam seus planos: Medo de não ser bom para aquela atividade; Medo de mudar de área porque o país está em crise; Medo de iniciar um curso e ser demitido e não dinheiro para pagar; Medo de ter medo…rs
O medo é uma emoção muito importante, mas se não bem utilizada ele paralisa, nos impede de entrar em ação.
– Faltou foco no que era importante: Foco é ter concentração, atenção em algo. Já fiz uma palestra falando só sobre isso, por ser um tema tão buscado para quem quer ter resultados.
Hoje nós temos muitas coisas, muitas interferências ao nosso redor para nos tirar a atenção do que realmente importa, então é muito comum não alcançarmos algo por falta de foco.
Por exemplo, você perde 2 horas no Facebook mas diz não ter tempo para estudar inglês.
– Faltou motivação: Quem tem medo, não tem foco, provavelmente não consegue enxergar no dia a dia que é possível chegar onde deseja, então não tem motivação mesmo.
Motivação significa entrar em ação por algo. Se você não tem clareza do que quer e de onde vai chegar qualquer problema do dia a dia pode deixa-lo desmotivado.
– Você procrastinou: Essa daí é sem dúvida a maior reclamação de todos… Deixar de fazer algo.
Adiar o que realmente precisa ser feito traz stress, culpa, além de falta de produtividade, é claro.
Tudo isso e muito mais pode ter impactado nos seus resultados. Mas… Oque você precisa então para alcançar sucesso e muitos resultados no próximo ano?
Pense racionalmente agora e coloque no papel.
Vou lhe dar 3 possibilidades de mudar esse cenário:
1 – Aprenda com a experiência (a positiva e a negativa)
Meus clientes sabem que quando eles não cumprem uma atividade que combinamos a primeira que pergunto é: o motivo, o que ele aprendeu com isso e o que vai fazer da próxima vez.
É assim que a gente cresce, entendendo o erro e sabendo o que é preciso fazer para melhorá-lo.
– O que você não fez em 2016? Por que não fez?
Exemplo: Não fiz networking como precisava, não foquei no meu marketing pessoal, não fiz aquele curso que precisava.
– Que avanços você teve em 2016?
Nós temos a mania de focar no negativo e negligenciar o positivo. O que não fazemos toma sempre uma proporção muito maior do que o que de fato fizemos.
São nos desafios que nós crescemos. Pense no quanto você cresceu em 2016, no quanto se superou, quantas pessoas conheceu…

2-Escolha o que você quer alcançar
Tem muita gente que diz querer mais, mas não sabe de fato o que.
Aquela velha história de quem não sabe para onde vai qualquer caminho serve? Não adianta você me falar que quer crescer na carreira, se você não sabe para onde crescer, fazendo o que e como.
Eu costumo dizer que temos duas escolhas: Ou ficar onde estamos (descobrir como me adaptar, me desenvolver para melhorar, entender melhor as pessoas, enfim… descobrir como ficar bem onde estou) ou sair de onde estamos (mudar, descobrir o que é preciso desenvolver para uma nova realidade, para empreender, mudar de país, entre outras coisas). O meio do caminho, o meio termo não é uma opção.
Acontece que a maioria das pessoas vive nesse meio do caminho, com todos aqueles fatores que falei anteriormente prejudicando e mais um monte de coisas que não pode controlar: a empresa ruim, o chefe mala, os colegas de trabalho fofoqueiros…
Quando eu trabalhava em RH atendia diariamente pessoas com essas questões e falava exatamente isso para elas: ou você decide ficar, sabendo o que precisa fazer para estar bem, ou você decide sair, para isso precisa ter clareza do que quer alcançar.
Acontece que muitas vezes a nossa mente sabota a gente, dizendo: não posso, não tenho chance, mas se nem ao menos saber de que.
Então decida agora, o que você quer de fato alcançar na sua carreira e na sua vida?
O que falta para 2017 ser o melhor ano da sua vida?

3- Faça um planejamento de carreira
Só podemos planejar quando nos conhecemos, sabemos o que precisamos desenvolver, fazemos uma reflexão maior sobre onde estamos e de onde queremos chegar.
Métodos de planejamento existem milhões, o mais difícil não é planejar, acredite. É entrar em ação!
Uma pesquisa de Oxford diz que apenas 25% das pessoas que planejam metas as mantém após 3 meses.
Por que isso?
Porque o planejamento não é feito de forma racional, com clareza, contando com as experiências e analisando de fato onde se quer chegar.
Falando de carreira, pior ainda…porque muita gente terceiriza a responsabilidade deste plano. Escuto todos os dias: “Preciso trabalhar em uma empresa que tenha um plano de carreira”.
Aí pergunto: Você então está me dizendo que a sua vida agora será definida por essa empresa?
Você deve buscar sim espaços e organizações com essa visão de crescimento, mas para unir ao seu próprio plano. Assim você conseguirá saber se é possível chegar onde quer, vai conseguir monitorar e vai evitar frustações. Lembra que falei no início sobre o que controlamos?
Nós controlamos a empresa e o mercado? Não… mas controlamos nós mesmos.
Se onde você está mudou de estratégia e você está percebendo que não é possível atingir os objetivos que tem no plano, já sabe que vai buscar outro espaço.
Eu gravei um vídeo falando só sobre plano de carreira e você pode assistir aqui: https://www.youtube.com/watch?v=z4JCKZMe72o

O resultado é fruto da atenção e organização que nós damos para as nossas atividades.
E eu tenho certeza que agora você sabe tudo que precisa para se planejar e alcançar muitos resultados.
Se você quer um ano diferente, faça diferente!
Lembre-se, planejar e realizar!