Artigos

Detecção de talentos com apoio da TI

Detecção e talentos são os meios pelo qual os profissionais de Recursos Humanos ou a gerência de uma determinada empresa usa para detectar os talentos ocultos na organização ou na contratação de um novo colaborador.

Segundo CHIAVENATO (2004) “Talento era o nome dado ao peso e moeda corrente na antiguidade grega e romana. Denota alguém que sabe fazer bem certa atividade com habilidade, engenho e sucesso. O talento está intimamente relacionado com a empregabilidade”.

Quando a pessoa é talentosa ela não precisa estar 24H ativa ou mostrando para as pessoas em volta o que ela sabe fazer, o talento é um dom e a pessoa é naturalmente levada a fazer as coisas de forma mais simples e com mais eficiência sem se esforçar. Mas então quer dizer que se eu não tiver esse dom eu não posso ser talentoso? Com toda certeza todos nós podemos ser e adquirir talentos, é tudo um jogo de cintura, onde pode ser desenvolvido, e aprendido. Temos diversos comportamentos e habilidades que podemos mondar e ser mais talentosos, mas procurar conhecimento é essencial para a evolução de si mesmo.

Para que um talento seja descoberto e identificado em uma empresa, a organização usa o meio de recrutamento e seleção, podendo ser focada com mais êxito em competências na hora do processo seletivo. Para Chiavenato (1994 p175)
Recrutamento é um conjunto de procedimentos que visa a atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. É basicamente um sistema de informação, através do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos oportunidades de emprego que pretende preencher. Para ser eficaz, o recrutamento deve atrair um contingente de candidatos suficiente para abastecer adequadamente o processo de seleção. Aliás, a função de recrutamento é a de suprir a seleção de matéria-prima básica (candidatos) para seu funcionamento.

Através do processo de recrutamento e seleção, o selecionador pode aplicar testes, dinâmicas, e fazer diversas avaliações para poder contratar o candidato ideal e com mais adequação ao cargo proposto, é crucial ter um processo de seleção eficiente para não ter erros no ato da seleção de um novo colaborador.
Com o aumento da tecnologia a área de recrutamento e seleção para se tornar bem mais eficientes nas suas contratações, estão usando o método de entrevistas online através de Skype, com esse avanço muitas organizações estão aplicando o método e tornando o processo de recrutamento muito mais eficiente, pois através da apresentação do candidato via Skype já tira muitas duvidas e deixa as coisas muito mais claras pro recrutador, onde pelos gestos ou forma de falar eles já tiram uma conclusão do perfil do candidato, assim tornando a seleção com profissionais certos e com alta chance de contratação.

Já para identificar um talento que já esta dentro da organização o líder primeiramente tem que conhecer bem as pessoas que trabalha com ele, um contato mais próximo com profissionalismo é o ideal para ter uma analise mais eficiente do potencial dos colaboradores. O líder tem que saber motiva-los, porque profissionais motivados são mais produtivos e trabalham com prazer deixando mais claro o seu potencial, levando em consideração esses aspectos, o ambiente de trabalho também é um diferencial, pois um ambiente confortável e adequado ao meio pelo qual os profissionais iram trabalhar ajuda a se sentirem mais livres e ativos, preservando também a saúde mental e psicológica.

A importância das habilidades interpessoais é um grande fator que abrange nas habilidades de uma gerencia competente. (segundo Robbins 2010) “o desenvolvimento das habilidades interpessoais dos gestores também auxiliam as organizações a atrair e reter funcionários com auto nível de desenvolvimento”. Para detectar e reter bons talentos dentro de uma organização tem que haver bons gestores treinados e capacitados para isso, onde melhoram o ambiente de trabalho sendo mais agradáveis e retém os talentos que ali já se encontram.

Outro fator que leva um funcionário a ser mais talentoso e estar sempre ativo na organização é a satisfação com o seu trabalho, funcionários mais motivados são propensos a estar mais felizes e produzirem mais, sempre estão falando bem da empresa, estão sempre ajudando os seus colegas e ultrapassando suas expectativas em relação ao trabalho. Podendo ir além de suas atribuições regulares e de suas experiências positivas.

Um método também um pouco antigo que as empresas podem adotar é “ressuscitar a caixa de sugestões”, muitas empresas já possuem esse método porem não usam essa ferramenta e acabam deixando no esquecimento, e se torna muito mais fácil ter um contato direto com um líder ou a gerencia de uma empresa do que usar a caixa de sugestões, pois ninguém sabe se a organização da valor a essa ferramenta ou quanto tempo vão demorar para irem abri-la. Você nunca saberá quais ideias seus funcionários têm e que podem agregar e dar valor a organização se não usar essa ferramenta ou de alguma outra formar dar flexibilidade para seus funcionários se exporem e ajudar a empresa com suas ideias e conhecimentos, pode ate ser por site corporativo com ferramentas exclusivas para os funcionários opinarem e se exporem em relação ao profissionalismo dentro da empresa. Deixar claro para os funcionários que eles estão abertos o tempo todo para darem seu ponto de vista e que são sim valorizados, mesmo que suas ideias não sejam aprovadas, mas com toda certeza esta sendo vista, e futuramente as ideias dos funcionários poderão ate promove-los pelo seu desempenho e conhecimento em ajudar a empresa e próprio se ajudar.