Artigos

Dicas Na Hora De Procurar Emprego

Dicas na hora de procurar emprego
O mercado de trabalho é formado basicamente por duas forças: as empresas oferecendo vagas de emprego e os candidatos oferecendo a força de trabalho.
A cada dia milhões de pessoas saem às ruas a procura de uma oportunidade de emprego. Nesta multidão estão jovens recém-saídos das universidades buscando sua primeira experiência profissional e outros tantos que estão querendo reingressar no mercado.
Para muitos desses candidatos a procura não é fácil e a concorrência é gigantesca. Para alguns chega a ser desanimadora.
Mas o que fazer no meio de uma multidão de gente na mesma situação que a sua? Como conseguir uma vaga em meio a uma concorrência tão grande?
Veja algumas dicas que podem lhe ajudar na busca por emprego:
Pesquise o mercado de trabalho
Embora a concorrência esteja acirrada em alguns setores do mercado de trabalho, há vagas em outros, informe-se. Existem regiões onde há muita oferta de emprego e pouca mão de obra, pesquise onde estão essas vagas, se planeje e vá atrás.
Qualificação
Estudar é sempre o melhor negócio. Procure sempre se capacitar, esteja sempre atualizado e descubra as áreas mais promissoras para investir em qualificação. Um currículo com bons cursos é sempre bem avaliado e pode compensar a falta de experiência, por exemplo. Se estiver sem dinheiro não se preocupe, há hoje inúmeras opções de cursos online gratuitos.
Prepare um bom currículo
Um currículo padrão deve ter as seguintes informações:
• Dados pessoais: nome, idade, estado civil, endereço, telefone e e-mail;
• Experiência: nome da empresa, período e cargo;
• Escolaridade/formação: nome da instituição de ensino e ano de formação;
• Cursos complementares: cursos realizados nos últimos cinco anos;
• Competências: habilidades pessoais úteis ao trabalho.
Coloque o currículo em pastas L transparentes. Se possível entregue pessoalmente ao responsável pela seleção. Outra coisa importante é cuidar do seu visual na hora de entregar o currículo. A dica é: vista-se como se fosse trabalhar naquela empresa.
Faça contatos
Invista tempo procurando amigos, ex-colegas e conhecidos. Se possível prepare um cartão de visitas para entregar pessoalmente, envie e-mails e sms’s para aquelas pessoas com as quais você tem maior aproximação ou que você acha que podem lhe abrir portas.
Tenha foco
Não saia atirando em qualquer direção, saiba exatamente o que você quer. A não ser que você esteja numa situação desesperadora, não seja do tipo “qualquer coisa serve”. Tenha em mente qual área profissional você deseja trabalhar e então corra atrás. Estabeleça no máximo três áreas e prepare currículos específicos para cada uma delas. Priorize as áreas com as quais você tenha mais afinidade e competência.
Seja motivado
Ser motivado é sempre pensar positivo, ser otimista e manter a autoestima elevada. De nada adianta uma atitude queixosa e pessimista, pois isso sempre transparece numa seleção e diminui bastante suas chances de ser contratado. A pessoa motivada pode até cair, se abalar e sofrer perdas, mas consegue encontrar força em si mesma para levantar e continuar. Uma pessoa motivada está disposta a enfrentar os desafios, e procurar emprego é apenas mais um que ela vai enfrentar.
Ah! E se você é religioso lembre-se, a fé é um ingrediente muito importante nessa hora.
Seja persistente, confie em você, tenha paciência e prepare-se adequadamente, pois na busca por emprego, às vezes um pequeno detalhe faz toda a diferença.
ADSON PITA

Por: Adson Pita