O mais completo portal de Recursos Humanos

Artigos

Diferenças Entre Chefe E Lider

Identifique nos quadros abaixo qual é a ação do Chefe Líder e qual é a ação do Chefe não Líder.

Trata seus funcionários com respeito. Trata seus funcionários como simples executores de tarefas.

Diz: “Fomos nós que erramos”, assumindo também a responsabilidade quando tem participação no erro. Diz: “Foi fulano quem errou”, nunca assumindo responsabilidade pela sua participação.

Manda o funcionário executar a tarefa. Manda o funcionário executar a tarefa, dando as informações necessárias e apoio nas dificuldades.

Chama sua equipe e mostra o caminho certo para executar a tarefa. Não orienta, apenas exige a execução da tarefa corretamente.

Se um funcionário chegou atrasado diz: “o regulamento interno não permite…” Procura saber as razões do atraso e dá conselhos para o funcionário, verificando quando existe culpa.

Faz das relações humanas um mágico poder. Pouco se importa com os problemas de sua equipe.

Faz do trabalho um sacrifício. Faz do trabalho um prazer.

Ouve sugestões e compreende pontos de vista diferentes dos seus. Aceita idéias úteis vindas da equipe. É fechado e não aceita idéias da sua equipe.

Sabe reconhecer um trabalho bem efeito, elogiando sua equipe. Também faz críticas quando encontra erros. Está sempre criticando o trabalho e mostrando sua insatisfação.

Apoia o funcionário quando este tem razão, inclusive defendendo-o junto aos seus superiores. Concorda com seus superiores, mesmo sendo injusto e prejudicando os seus funcionários.

Trata todos os funcionários com igualdade, independente das qualidades e deficiências de cada um. Trata os funcionários de acordo com merecimento de cada um, recompensando e punindo com justiça.

É honesto e sincero, inspirando confiança, dando as informações necessárias e guardando para si apenas os assuntos confidenciais. Manipula os funcionários usando mentiras e escondendo informações de interesse da equipe.

Fala em NÓS. Fala em EU.

Por: