Artigos

Feedforward – Uma Ferramenta Do Coaching De Equipe

A palavra feedforward sintetiza uma ideia do americano Marshall Goldsmith, que já orientou mais de 50.000 executivos e escreveu 32 livros, entre eles o Feedforward. Goldsmith é Coach de centenas de CEO e reconhecido como um dos mais influentes especialistas em gestão pela Thinkers50, da AMA.
Feedforward significa dar ideias e orientações para o profissional visando o aperfeiçoamento de competências. Os pilares de ações são o presente, o futuro e a positividade, focados em maximizar potencialidades. Enquanto o feedback é mais usual em situações que já aconteceram, o feedforward foca em melhorias na ação que estão acontecendo agora e visando o futuro. Outra diferença é que a base das orientações está focada para auxiliar no afloramento do potencial e fortalezas das pessoas e partem de uma situação que correu bem e pode melhorar. Ao contrário do feedback, que no seu modo mais usual, está focado no resultado do desempenho e faz reorientação, na ação que aconteceu. Porém, no feedforward o foco é valorizar as potencialidades, é fortalecer o que pode se tornar melhor e encorajar as pessoas a pensarem em como direcionar o futuro.
O texto acima é um resumo sobre feedforward e que não substitui o feedback, pois ambos são importantes, principalmente para que os líderes possam usá-los no desenvolvimento da alta performance individual e de equipe. Inclusive o uso do feedforward permite que várias pessoas possam dar ideias e sugestões de melhorias que contribuam para alcançar os resultados da equipe. Com tantos benefícios, o feedforward vem conquistando os líderes, consultores, coaches, entre outros profissionais que têm a visão de futuro que apoia e monitora o desenvolvimento, assim como no processo de Coaching, entre eles o de Equipe.
Coaching de Equipe é uma parceria profissional, estabelecida com transparência, confiança, ética, objetivos específicos, planejamento e metas a serem alcançadas pelos Coachees, que contará com a facilitação do Coach para maximizar a performance individual e da equipe. Coach (profissional) que conduz um processo de Coaching personalizado, para facilitar o autodesenvolvimento, novas responsabilidades e descobertas, para que os Coachees (os profissionais) atinjam as metas traçadas. Para tanto, tem que haver comprometimento pessoal e de equipe para a obtenção dos resultados. O processo de Coaching invariavelmente envolve crescimento e mudanças, sejam elas de perspectivas, atitudes, comportamentos, dentre outras descobertas.
Resumidamente, o Coaching de Equipe foca nas potencialidades dos colaboradores e alta performance. Para tanto, o desenvolvimento da equipe depende da compreensão e percepções sobre as emoções humanas, valores, bloqueios, limites, crenças e dogmas, focalizado nos diversos âmbitos da existência humana: Racional, Intelectual, Físico, Mental, Emocional e Espiritual, que fazem parte do A.C.H.E (Atitudes, Conhecimento, Habilidade e Entusiasmo) de cada um e que interferem na performance da equipe.
Dentro deste cenário tenho aplicado o conceito do feedforward nas sessões de Coaching de Equipe. Afinal, cada vez mais é valorizado o trabalho de equipe que é fundamental nesta era de competetitividade global, multiprofissionalidade, multiculturalidade, multifuncionalidade e diversidade de competências, experiências e conhecimentos que precisam se desenvolvidos ao longo da carreira produtiva e da vida. Estatisticamente os índices de produtividade de uma equipe são, em geral, mais elevados do que as individuais. Sendo assim, é muito relevante as pessoas se conscientizarem da importância de se complementar com outros membros de um grupo, de uma equipe, de uma comunidade e sociedade. Portanto, investir no desenvolvimento dos colaboradores, é valorizar o maior capital das empresas, o capital humano.

Março/2014

Helena Ribeiro
Pós-Graduada em Gestão Global de Negócios, Bacharel em Administração de Empresas, formação em Coach Executivo pela ABRACEM e Analista DISC.
Empresária, Coach, Consultora, Palestrante, Escritora e Colunista.
Autora do livro: VOCÊ, a Águia e a Natureza – O Despertar Experiencial do VOCÊ S.A e coautora do Livro: COACHING – grandes mestres ensinam como estabelecer e alcançar resultados.

  • Belo artigo!
    Helena
    Por gentileza, pode me orientar sobre como aplicar o método feedforward? Como é feito ? Quais são as perguntas? Como organizar? Existe uma ficha?
    Toda ajuda é bem vinda…