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Gestão De Conflitos

Você terá, mais cedo ou mais tarde, que lidar
com algum tipo de conflito se tiver um relacionamento profissional ou não, com
outra pessoa, em qualquer situação.

Conflito não é um mal em si. Está normalmente relacionado com os interesses
ou idéias que são importantes para cada uma das partes envolvidas Na
realidade, surge simplesmente de diferentes pontos de vista entre duas ou mais
pessoas.

Desde que duas ou mais pessoas não vêem o mundo da mesma forma, é normal o
surgimento de uma controvérsia ou desacordo. Qualquer um que concordar com você
o tempo todo, provavelmente estará falando aquilo que você está querendo
ouvir e não o que ela realmente acredita. A razão básica do conflito receber
o rótulo de algo ruim é devido aos aspectos emocionais que surgem com ele.

De uma forma geral, existem três principais áreas organizacionais onde pode
ocorrer algum tipo de conflito. Embora existam similaridades entre essas áreas,
cada uma pode apresentar diferenças dependendo do cenário onde o conflito se
estabelece.

Conflito em relações interpessoais.
Como as que ocorrem no ambiente interno das organizações entre seus
colaboradores, gerando conflitos muitas vezes ignorados pelos gestores. Como
exemplo, alguém que normalmente é alegre e otimista e repentinamente começa a
se comportar de maneira estranha e diferente, evitando contato com seus
superiores, colegas e subordinados.

Conflito em reuniões ou encontros.
Podem ser altamente disfuncionais para a obtenção de resultados esperados, mas
também podem ser de grande valia.É bom lembrar que conflitos são simplesmente
diferenças de pontos de vista sobre o mesmo objeto. Se uma pessoa apresenta um
ponto de vista diferente do grupo, pode não significar uma discordância e sim
uma questão relevante para ser refletida pelos demais e que poderá ser
absorvida por todos. Contudo, se a pessoa passar do ponto de discordância para
um ponto de irredutibilidade constante, deve-se adotar procedimentos adequados
de gestão de conflitos para solucionar o impasse..

Conflito em negociações.
Quando se esta negociando com seus clientes, fornecedores, parceiros em alianças
estratégicas, ou mesmo com seus colaboradores internos,é de suma importância
manter em mente a idéia de que ambas as partes estão procurando por uma solução
ganha-ganha. Ninguém gosta de sentir como se estivesse dando algo sem uma
contrapartida da outra parte, em igual proporção de valor. De fato, a maioria
dos conflitos surge porque uma das partes sente que a outra esta levando alguma
vantagem desproporcional. Um bom sistema de gestão de conflitos envolve um
conjunto de práticas, que podem ser divididas em dois grandes grupos: praticas
preventivas e corretivas..

Por sistema de gestão de conflitos entende-se: um conjunto de ações
integradas de diagnóstico das fontes de conflito, bem como a aplicação de
melhores práticas e metodologias colaborativas de prevenção e correção dos
conflitos, visando gerar uma eficaz governança organizacional..

Ações preventivas objetivam criar condições ambientais favoráveis a
minimização dos conflitos interpessoais, através da implementação de
melhores práticas que resultam em acordos prévios fortemente negociados, em
decisões estratégicas, táticas e operacionais, que envolvam os colaboradores
e/ou as partes interessadas (stakeholders).

Ações corretivas são aquelas aplicadas quando o conflito já esta
estabelecido e resultam em um acordo negociado através da mediação ou
conciliação. Na impossibilidade de obter -se um acordo, o conflito só poderá
ser resolvido através de Arbitragem ou Justiça Estatal.

O tratamento inadequado de um conflito, no ambiente intra e interorganizacional,
poderá gerar violência, insubordinação e outras graves disfunções
organizacionais. A chave para gerir conflitos é desenvolver as competências básicas
necessárias para implementação de um bom sistema de gestão de conflitos.

Irani Cavagnoli

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