Artigos

A importância da entrevista individual de emprego

ico-destinonegocio-entrevista-de-emprego-istock-getty-images

A entrevista individual é a parte mais importante do processo seletivo, pois é nela que você terá chance de vender seu talento realmente. É uma conversa com o entrevistador sobre os pontos relevantes de seu currículo (pois nessa fase as informações do seu currículo já foram checadas pelo departamento responsável pelo recrutamento e seleção – é importante que as informações sejam verdadeiras), pois nesse processo existem muitas pegadinhas (a empresa descobre que tal informação não é verdadeira e testa você perguntando o que fazia em determinada função, ou como foi o curso tal, quanto tempo demorou para ser concluído – mas eles sabem que é mentira, e ao final podem desmascarar o candidato que faltou com a verdade).

O objetivo da entrevista individual é obter do candidato informações complementares que não foram reveladas por ele nos momentos anteriores (nas dinâmicas, baterias de testes, etc). O entrevistador visa obter fatos relacionados com o histórico profissional, educacional e socioeconômico do candidato. A entrevista também serve para confirmar ou não os dados constantes do currículo e as demais fontes de informações.

Um ponto importante é que na entrevista é que se estabelece o ponto de identificação entre o candidato e a empresa que ele pretende trabalhar, independente se ele será admitido num primeiro momento ou não, pois muitas empresas formam banco de currículos através de um processo seletivo em andamento e direcionam candidatos para vagas que sejam mais adequadas para o seu perfil.