Artigos

Líderes Autoritários, 4 Dicas Para Lidar Com Eles

Escrito por Deyviane Teixeira, atendimento@pessoaseresultados.com.br, http://www.pessoaseresultados.com.br

Líderes autoritários avançam com assertividade em busca de seus objetivos e dos objetivos da organização.

Os líderes autoritários percebem o ambiente como desafiador e estressante.
Eles são determinados, e gostam de ganhar os outros.

Agem sempre de forma independente e focam nos resultados.

Para uma equipe ter sucesso, a boa convivência é fundamental e o líder burocrático é considerado um perfil mais difícil de lidar.

Neste artigo vou informar algumas dicas baseadas em minha experiência e conhecimento sobre o assunto que funcionam muito bem.

1ª dica: não bata de frente com ele.
O líder autoritário ouve a opinião dos liderados e muitas vezes às avalia, porém, não é interessante “bater de frente” com ele porque ele é assertivo em suas opiniões e gosta de se auto-afirmar.

Com sabedoria e um ar de sugestão a opinião do liderado é analisada com mais receptividade, o que pode gerar o sucesso de toda a equipe.

2ª dica: Tenha foco em vencer a oposição e gerar resultados.

O líder autoritário tem este objetivo intrínseco.

Quando o liderado tem esta visão, a convivência se torna mais fácil porque os dois conseguem olhar em uma mesma direção. Além disso, é mais fácil entender as atitudes de um líder quando se conhece bem seus objetivos. Daí a importância de uma boa comunicação.

3ª dica: Objetividade.
Um líder autoritário está focado em resultados, tem assertividade em suas idéias e atitudes e gosta de tomar decisões.

Para uma boa comunicação com este líder a objetividade é muito importante. Os detalhes devem existir nos relatórios para possíveis conferências e demonstração de transparência, porém, a conclusão deve ser clara e objetiva, ir direto ao ponto.

4ª dica: Não tente sujeitá-lo.
Considero esta dica a mais importante.
O maior desejo do líder autocrático geralmente é ser independente e o seu maior receio é sujeitar-se.

Às vezes, o liderado pode perceber situações em que o líder está equivocado e pode tentar mostrar isto pra ele sujeitando-o a alguma situação. Neste momento, é como se o líder ficasse bloqueado, ele não conseguirá analisar a situação. Conseqüentemente o resultado não será positivo.

Sugerir mudanças com ar de cooperação e de preferência de forma tranquila, é uma ótima estratégia para se ter resultados positivos com líderes autoritários.

Arrisque! Faça o teste!