Artigos

Liderança de Alta Performance: Gerindo com Pessoas

Que a liderança contemporânea ganha contornos cada vez mais importantes no cenário atual, isso não é surpresa para ninguém. Fóruns, workshops, seminários, palestras e outras modalidades de cursos são apenas algumas das evidências que os estudos sobre as práticas da liderança vêm se aprimorando a cada dia.
Dentre todos estes estudos pode-se destacar um ponto congruente: A necessidade que o líder tem de melhorar seus relacionamentos com os liderados.

Quando me refiro à melhoria dos relacionamentos, falo no sentido de unidade. Para liderar uma equipe de resultados é fundamental criar um time que se defende juntos, que pensa juntos e que ataca com voracidade e audácia. É impossível falar numa equipe vencedora com jogadores sempre dispostos a fazerem gol contra.

Parafraseando Isaac Newton, “a unidade é a variedade, e a variedade na unidade é a lei suprema do universo”. Tendo como base esta assertiva, creio que a liderança de resultados é aquela formada por uma equipe diversificada, hibrida e que respeita as individualidades, entretanto que tem uma visão única: Os resultados e metas a serem conseguidos.

Parece óbvio, mas na minha prática profissional observo muitos líderes buscando resultados com membros da equipe dispostos a marcarem muito “gol contra”, negligenciando completamente esse desastroso fator, simplesmente afirmando:

“Estou fazendo a minha parte”.

Abaixo sinalizo algumas estratégias práticas capazes de otimizar os relacionamentos entre líder-liderados, criando assim a perspectiva de resultados excelentes:

a- Enquanto líder é fundamental que você conheça as necessidades individuais dos membros de sua equipe. Compreender as expectativas futuras de seus liderados auxilia sobremodo nos relacionamentos de trabalho que você terá com cada um deles. Óbvio, sempre tome cuidado para não ser invasivo.

b- Dissipe o máximo possível dos segredos organizacionais. Sua equipe quer ser respeitada, e o respeito passa pelo crivo da confiança. Seus liderados devem saber de tudo acerca da empresa em que trabalham, pois desta maneira se sentirão mais seguros e importantes. É claro que informações confidenciais do nível estratégico da organização e não pertinentes a sua equipe, não devem ser trazidos a tona.

c- Quando delegar tarefas/funções sempre observe as competências de cada liderado para assumi-las. Geralmente o erro mais recorrente que acontece na delegação de tarefas, está ligado ao carisma que o líder tem com determinado subordinado. Aclarando essa ideia, cito um exemplo fictício de um Diretor de Marketing de uma renomada empresa, que não assumiu essa posição pela sua competência e know-how, e sim porque é sobrinho do presidente desta organização.

d- Sempre deixe claro o que é esperado de cada membro de sua equipe. Quais são suas atribuições, resultados esperados, qualidade empregada e sua importância para o êxito da equipe como um todo. Ser didático, paciente para ensinar e dar feedback durante o processo auxilia sobremaneira o engajamento dos liderados nos resultados da equipe.

Ampliar relacionamentos com cada membro da equipe é indubitavelmente uma árdua e difícil tarefa. Certa vez o célebre Leonardo da Vinci disse: “A vida bem preenchida torna-se longa”. Aproveitando essa impactante frase, concluo afirmando que a liderança de resultados longos e duráveis, só será conseguida/preenchida quando cada líder conseguir viver intensamente todos os seus relacionamentos interpessoais, afinal as pessoas não são números e detestam se sentirem assim, muito embora os números só serão conseguidos quando estas estiverem dispostas a buscá-los.

Artigo produzido pelo Professor Romulo Gutierrez – administrador, pós-graduado em Docência para o Ensino Superior (SENAC-SP), consultor e pesquisador do comportamento humano. Considerado um dos melhores palestrantes do Brasil na atualidade. Idealizador e Gestor Acadêmico do Primeiro curso de Liderança (Pós Graduação) no Brasil na Universidade de Mogi das Cruzes. Autor do best seller Seja Um Líder – A História Amazônica que Mudará sua Liderança Pessoal e Profissional. Referência nacional em desenvolvimento de lideranças. Conheça mais sobre seus trabalhos em www.romulogutierrez.com.br