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Como usar o LinkedIn para recrutamento e seleção

Não é nenhuma novidade que as empresas tenham dificuldades em encontrar especialistas e profissionais qualificados. A atual escassez de trabalhadores é um problema real e faz com que muitas empresas se obriguem a pensar diferente na hora de recrutar os melhores talentos. Por isso, veja abaixo como usar o LinkedIn para recrutar funcionários.

Já não é mais o suficiente postar uma oferta de emprego na internet e aguardar que os currículos cheguem. Os esforços de recrutamento de hoje requerem muito mais proatividade e também precisam ser centrados nas redes sociais, particularmente no LinkedIn, que permanece como a principal ferramenta de procura e recrutamento de emprego.

Faz sentido procurar candidatos para o seu negócio no LinkedIn? Com certeza! A rede social inclui pessoas com experiência e que são controllers, CFOs, analistas, gerentes de projeto, superintendentes, eletricistas, encanadores e muito mais. Se você gostaria de incluir o LinkedIn no seu recrutamento, aqui estão algumas dicas para você começar:

1. Se envolva com o LinkedIn

Se você ainda não tem uma página da sua empresa no LinkedIn, crie uma e certifique-se que quem faz o recrutamento na sua empresa também tenha um perfil pessoal por lá. Encoraje os seus empregados a adicionarem a página da sua empresa em seus próprios perfis. Isso torna mais fácil para eles compartilharem vagas de emprego que você posta na página da empresa.

2. Procure pessoas que tenham as habilidades que você precisa

Por exemplo, eu pesquisei por orçamentista civil em Curitiba, no Paraná, e o LinkedIn retornou 241 pessoas que têm essas palavras no seu perfil. Você pode também fazer pesquisas mais sofisticadas, optando por pagar para utilizar a ferramenta de recrutamento do LinkedIn.

3. Solicite indicações

O LinkedIn mostra se alguém em sua rede de contatos está conectado a um indivíduo com o qual você está interessado em conversar. Aproveite a vantagem de ter a oportunidade de perguntar para o seu contato mais informações sobre o candidato ao trabalho.

Você pode ainda mandar uma mensagem inbox para o candidato diretamente no LinkedIn. Entretanto, assim como em qualquer outra forma de comunicação, é muito mais fácil se aproximar de alguém se você for introduzido a essa pessoa por alguém que você já conhece.

4. Aproveite as conexões pessoais dos seus colaboradores

Quando você tiver uma vaga de emprego aberta, peça para os seus empregados compartilharem a oportunidade em suas redes sociais, particularmente no LinkedIn. Como incentivo, você pode oferecer bônus para quem recomendar pessoas que sejam efetivamente contratadas para a posição.

5.Poste vagas de emprego

Você pode facilmente postar vagas de emprego no LinkedIn mediante o pagamento de uma taxa. O recurso está disponível clicando no ícone “Jobs”, localizado no topo da página da sua empresa na rede social.

Assim como em qualquer rede social, o melhor a se fazer é encarar o LinkedIn como uma forma de construir relacionamento com as pessoas, e não apenas como mais um site para postar vagas de emprego. Forneça informações que possam encorajar os seus potenciais empregados a seguir a sua empresa no LinkedIn, participando de grupos relevantes para a sua indústria e fazendo conexões com empregados bem avaliados. Isso vai ajudar você a atrair as pessoas que você quer para a sua empresa.


Fonte: https://blog.sage.com.br/como-usar-linkedin-para-recrutar-funcionarios/
Texto original produzido por Deb Carpenter-Beck ao blog Sage Advice