Artigos

Mereça! E acredite que você merece!

Como você se sente quando recebe um elogio? Sente que é merecedor desse elogio ou se sente envergonhado, ou até mesmo incomodado com a situação?

Quantas vezes alguém te elogiou e você por alguma crença ou por conta do momento em que vive, acabou transformando o elogio em algo negativo para a sua vida?

Você consegue entender quando alguém está te elogiando?

Percebendo que cada pessoa é única e que cada um age e se expressa de acordo com suas experiencias e crenças, faz sentido para você que talvez, e só talvez, você esteja problematizando algo que poderia ser bom em sua vida?

Mas como você pode fazer então, para passar a receber melhor os elogios que lhe são entregues? O que você pode mudar em sua vida que fará você se sentir merecedor ou merecedora de tudo o que lhe trazem de bom?

Na minha opinião, o primeiro passo é entender e passar a utilizar um “Coach Lema” que diz: “Tudo o que vier, que seja bem-vindo, deixe que venha… Se for bom, deixe que fique, e se for ruim, deixe que vá”.

Consegue perceber a força desse lema? Faz sentido pra você que a maioria das vezes somos nós quem dificultamos a nossa vida, ficando com o que achamos ruim e deixando o que seria bom ir embora?

Mas Lucas… nesse caso então, você quer dizer que eu devo ignorar os elogios e deixar que eles se vão? Por que para mim eles ainda são ruins, já que eu não me acho merecedor ou merecedora. Não! O que eu acredito que você poderia fazer é tentar transformar o elogio em algo que você acredite ser bom para você. O nome disso é ressignificação.

Você pode tentar ressignificar os elogios, e assim se sentir merecedor, ou merecedora.

Por exemplo: imagine que você fez algo de bom para alguém. É muito natural que este alguém lhe agradeça, certo? E uma vez que ele te agradece, você tem consciência de que merece o agradecimento, não é? Afinal, você fez algo de bom.

Que tal então, você passar a entender o elogio como um tipo de agradecimento? Pense comigo: se alguém te elogia é porque de certa forma, enxergou algo bom em você. E como você se sente quando enxerga algo bom em alguém ou em alguma coisa? Não é um sentimento bom? Esse sentimento você não pode classificar como gratidão? Então.

Sempre que alguém te elogia, esse alguém está te agradecendo por ser quem você é e fazer o que você faz. Faz sentido pra você?

Então eu te convido a partir de agora, toda vez que você não se sentir merecedor ou merecedora de algo, que você tente ressignificar e transformar em gratidão, passando assim a merecer o que lhe é entregue por alguém ou pelo universo.

E lembre-se sempre! Você merece tudo o que acontece em seu universo, então…
Sorria pra vida!