Artigos

O Amor Do Lider Verdadeiro Eh Em Forma De Comportamento

Um senhor bem idoso procurou uma Clínica para medir sua pressão arterial, pois estava caminhando rápido demais. Disse ao médico que estava apressado porque não queria chegar atrasado ao seu compromisso mais importante. Enquanto o médico fazia o procedimento, perguntou o motivo da sua pressa. 

O senhor respondeu que precisava ir à Casa de Repouso tomar o café da manhã com sua mulher que estava internada lá há bastante tempo porque sofria do “Mal de Alzheimer”, em estágio avançado. E esclareceu que tomava café com ela todas as manhãs. 

Enquanto o médico terminava o procedimento, perguntou: “ela não vai ficar assustada pelo fato do senhor estar atrasado?”. 

– Não, respondeu o senhor. Faz alguns anos que ela não me reconhece, e até acho que ela já nem sabe mais quem eu sou. 

Intrigado, o médico então lhe pergunta: “mas, se ela já nem sabe quem o senhor é, por que a pressa e por que a necessidade de estar com ela todas as manhãs? 

O senhor, sorrindo, bateu levemente no lado esquerdo do peito do médico e disse: “é verdade, ela não sabe mais quem eu sou, mas eu sei muito bem QUEM ELA É”. 

Enquanto o velhinho saía apressado, o jovem médico sorria emocionado e pensava em voz alta: “esta é a qualidade de Amor que eu desejo para a minha vida”. 

Meus Comentários: 

Até alguns anos atrás, quando eu ouvia falar em AMOR, principalmente em trabalhar com AMOR, sempre ficava intrigado e pensativo e acabava relacionando o tal “trabalhar com AMOR” ao AMOR tradicional e simples que tinha aprendido até então, esse que é ensinado nos dicionários, como o Aurélio, o Houaiss, etc., e que tem a ver somente com sentimentos. 

O tal de AMOR sempre foi uma das minhas principais buscas de entendimento. E veja: vale a pena lembrar que /”quem procura, acha/”, e /”quem busca, encontra/”. Até que num certo dia, ao chegar em um Hotel de Porto Alegre, encontrei um livro meio envelhecido. Não dava nem vontade de tocá-lo, imagine pegá-lo para ler! Esse livro se chamava “Novo Testamento”, e ao abri-lo aleatoriamente, encontrei uma pequena lista que definia o AMOR de uma forma muito interessante. Falava da essência do AMOR e ilustrava com perfeição o que desde então passei a ACREDITAR sobre o que seja o AMOR VERDADEIRO e como é o AMOR DO LÍDER VERDADEIRO. 

E como aprendi sobre a essência do AMOR, o AMOR passou ser um dos princípios e valores que regem minha vida, e hoje me sinto à vontade para falar de AMOR, pois quando pronuncio a palavra “AMOR”, me refiro aos comportamentos citados no livro “Novo Testamento”, na 1ª Epístola aos Coríntios, cap. 13, os quais eu afirmo serem os mais importantes comportamentos do LÍDER VERDADEIRO: Honestidade, Humildade, Paciência, Bondade, Compromisso, Respeito, Abnegação, Perdão. 

Agora pare, pense e responda apenas para você: com qual dessas virtudes relacionadas no Novo Testamento você nasceu? A resposta correta é: “nenhuma”, pois todas essas virtudes que estão no Novo Testamento são comportamentos. E comportamentos são apreendidos. Não nascemos com essas qualidades – as desenvolvemos e aperfeiçoamos com o passar dos anos, pois nos tornamos: 

Honestos, praticando atos de Honestidade; Humildes, praticando atos de Humildade;
Pacientes, quando agimos com tolerância; Bondosos, ao praticarmos atos de Bondade;
Comprometidos, ao assumirmos e cumprirmos com nossas Responsabilidades; Respeitosos, ao Respeitar todas as pessoas com quem nos relacionamos;
Nos tornamos Verdadeiros, ao praticarmos atos Justos; Nos tornamos Seres Humanos mais leves, quando não guardamos ressentimentos.
E nos tornamos /”LÍDERES VERDADEIROS/” quando usamos esses princípios e valores (AMOR) para praticarmos todos os atos acima.

Foi assim que descobri e verdadeiramente aprendi que o AMOR É O QUE O AMOR FAZ, que o AMOR é rico e não pobre, que o AMOR é muito mais que apenas SENTIMENTO, que o AMOR VERDADEIRO é COMPORTAMENTO, que o AMOR VERDADEIRO deve compor os princípios e valores de um LÍDER VERDADEIRO, pois há alguns anos Madre Teresa de Calcutá afirmou: 

“O AMOR começa na sua casa ou na sua organização, nas coisas simples que você faz, mas se consolida com o seu COMPORTAMENTO e na quantidade de AMOR que você coloca nas suas AÇÕES”. 

AMAR não é o modo como você se sente em relação aos outros. O AMOR VERDADEIRO não é pobre, reduzido apenas ao físico, ao romântico. AMAR de VERDADE é o modo como você se comporta em relação aos outros. Lembre-se sempre de que suas AÇÕES e seu COMPORTAMENTO sempre falarão muito mais alto e serão mais importantes que as suas palavras. 

Agora eu gostaria de comprovar tudo o que escrevi. Após ler esta mensagem, se você estiver se sentindo à vontade, faça uma lista com características, virtudes e ações que definam uma pessoa de bom caráter ou LÍDERES VERDADEIROS. Pense em quem exerceu ou exerce um papel de Liderança na sua vida; em uma pessoa que você julga ter comportamento adequado e inspirador; em uma pessoa que se apoiou em VERDADES para influenciar você a ser quem você é hoje na vida e, depois da lista pronta, volte na mensagem e compare a lista que você fez com a lista que está no Novo Testamento. 

Estou curioso para saber o resultado da sua lista, porém isso é muito pessoal e esta lista importa somente a você e ninguém mais precisa saber. 

Uma boa semana e um forte abraço para você.

Artigo de:
Carlos Wendell Pozzobon

Por: