Artigos

O Cartão De Ponto Ainda Existe?

O Cartão de Ponto é o símbolo da desconfiança entre as pessoas. Alguém tem cartão de ponto em casa para controlar a família, o cônjuge ou os filhos?

O diferencial competitivo das empresas nesta nova Era da informação reside na cultura interna, nos valores e na confiança alicerçados por líderes como conselheiros. A produtividade é mais importante do que as jornadas de trabalho longas e penosas do passado. Horários flexíveis, equilíbrio entre o trabalho e a vida, gestão do conhecimento entre outros fatores que geram engajamento, vem comprovando-se ser elementos altamente importantes na melhora da performance, captação e retenção de talentos de grandes empresas de produção e de serviços.
A empresa que até nesta nova Era ainda adota a marcação do ponto*, rígido horário de trabalho e faz voltar para casa quem chegar atrasado, descontando o dia e o fim de semana remunerado, ao invés de buscar por soluções e pelo maior reconhecimento de sua equipe*, ainda não sabe o que está deixando de ganhar pela falta de conhecimento da diferença entre o antigo Departamento de Pessoal, controlador e a gestão estratégica de Recursos Humanos com foco no desenvolvimento do potencial humano, um dos temas de que trata o livro RH Direto ao Ponto (2016, editora sermais+).

Valter Assis

*imagens de internet