Artigos

O que é o e-learning?

No Brasil, o índice de desemprego vêm crescendo muito nos últimos anos, e provavelmente, isso se dá pelo avanço tecnológico que uma massa específica não consegue acompanhar. Estamos em torno de 13 milhões de desempregados e essa quantidade tende a aumentar cada vez mais. Há um livro chamado “A armadilha da globalização”, nele, o autor cita a conhecida sociedade 20 por 80, ou, como alguns falam, 80 por 20, que diz que no século XXI, o percentual de 80% da população do mundo trabalharia para sustentar os 20% que sobrariam, pois esse maior número de pessoas estariam inaptas para o mercado atual de trabalho, mas hoje, esse número está aumentando.

Antigamente, se cruzava a cidade apenas lendo placas e se informando, enquanto hoje, dificilmente nos dirigimos para algum lugar sem ligar o nosso inseparável Waze. Temos a certeza de vamos perder algumas horas da noite para checar os e-mails, responder as mensagens, ficar atento nas notificações das redes sociais e etc.

Estamos vivenciando a 4° Revolução Industrial. A implementação de máquinas tão sofisticadas e tecnologias tão eficazes, que serão capazes de transformar nosso modo de ver o mundo hoje, como por exemplo: A notícia do carro autônomo que atropelou uma pessoa nos EUA e o robô que recebeu cidadania na Arábia Saudita.

Por isso, é essencial que nos mantenhamos atualizados com a realidade e estejamos sempre aprendendo para continuarmos ativos no mercado e não perder o espaço que merecemos.

O que é o e-learning?

O e-learning é um método de educação virtual que usa como base as mídias eletrônicas e a internet. O aprendizado EaD que conhecemos, se dá pelo ensino semipresencial, totalmente a distância ou por correspondência. Mas agora, com a inovação e a internet ganhando cada vez mais espaço, os artifícios virtuais utilizados para o aprendizado caracterizam o e-learning, que se divide em dois tipos de comunicação: As síncronas e as Assíncronas.

Síncronas:

Vem de sincronia, de tempo real. Exemplo disso são as aulas em web conferências, chats, skypes e outras opções em que o indivíduo tenha uma total interação, facilidade para expressar os questionamentos e obter respostas de imediato.

Assíncronas:

O uso da preposição “a” antes das palavras convertem seu sentido para o oposto. Sendo assim, a esse tipo de comunicação no e-learning remete a não utilização do tempo real, como o exemplo dos fóruns, e-mails e todo tipo de interação virtual que não permite interação imediata.

E-learning para Treinamentos

Pensando na aplicação no meio corporativo, podemos utilizar esse método para implantação e implementação de treinamento e desenvolvimento dos colaboradores. Reduzindo os custos com treinamentos presenciais, que demandam muito mais tempo e esforços.

Infelizmente, ainda há muito preconceito com o Ensino a Distância. Imagina-se que o aluno de ead tenha algum tipo de “facilidade”, quando na verdade ele se tona um aluno muito mais avançado, pois não dispõe de um professor de imediato para tirar suas dúvidas, e acaba se tornando um pesquisador, se tornando mais apto ao e-learning e ao autodesenvolvimento profissional.


 Edson Lage e Leonardo Almeida.

Por: Edson Pereira Lage

Amplos conhecimentos com pessoas e em diagnóstico de necessidades, administrador eficiente de atividades, setores e tempo. Experiência em elaboração de análise com planejamento, coordenação e execução. Facilidade em decisão, comunicação, expor, vender, detectar, implantar, liderar mudanças e negociação. Na área Comercial atuo com divulgação de serviço de ensino e aprendizagem, palestras sobre empregabilidade, liderança de equipe, elaboração de projeto para alavancar vendas (palestras em comunidades destacando sobre a importância de qualificação), representação e parcerias com escolas, coordenação e planejamento de treinamento para a equipe. Responsável pelos resultados da equipe, motivação de colaboradores, supervisão e monitoramento de pessoal nas atividades de prospecção, propaganda, MKT e vendas.