Artigos

O Que Todo Profissional Deve Saber Para Alcançar O Sucesso

Ter uma carreira bem sucedida é um sonho carregado por todos os profissionais independente da sua área de atuação, porém a maior parte acaba se perdendo no meio do caminho ou ainda acaba desistindo antes mesmo de tentar. Muitos profissionais associam sucesso na sua carreira a um alto cargo almejado, e acabam com isso se equivocando, pois às vezes essa alta posição tão desejada não está alinhada aos valores e expectativas da vida do profissional.
Para alcançar o sucesso profissional sem perder sua essência e valores, o primeiro passo é descobrir o que você realmente deseja para sua carreira. Você deverá olhar para se e perguntar-se: O que eu desejo para meu futuro? Esse desejo vai me trazer retorno não só financeiros, mas também de realização profissional? E isso que eu quero para minha vida?
Existem estudos realizados hoje, que afirmam que muitas vezes o profissional é contratado por suas habilidades técnicas, mas acaba sendo desligado da organização por não desenvolver bem suas competências comportamentais. O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e exigente, estão buscando profissionais que tenham atitude e poder de decisão. Pois, além de ter as características inerentes à função que deverá executar quem deseja ter sucesso na profissão, precisa ser dedicado e saber relacionar-se com as pessoas. Portanto, ter um bom currículo é importante, mas não é o fator decisivo para conseguir o emprego desejado ou a promoção almejada, pois as empresas estão procurando por profissionais com competências que vão além das habilidades técnicas.
Entre as características que podem garantir uma carreira profissional bem sucedida, estão a atitude, a ousadia e a dedicação. Essas qualidades não atuam isoladamente, pois estão interligadas umas com as outras e também apresentam ligação direta com outros fatores como, por exemplo:
– Foco: O profissional deverá em primeiro lugar observar o mercado e em seguida aplicar os passos para atingir seus objetivos.
– Metas: Tenha bem posicionado na sua mente aonde quer chegar e como deverá fazer para alcançar seus objetivos.
– Organização: O profissional deverá organizar-se de forma a priorizar as ações que são decisivas no alcance do seu sucesso.
– Iniciativa: Busque está sempre um passo a frente, procure destacar-se por ver grandes oportunidades onde pessoas comuns veem apenas problemas.
– Autoconhecimento: O profissional deverá conhecer seus limites, pois aquele que desconhece até onde pode ir acabam se comprometendo a cumprir tarefas para as quais ainda não estão aptos. Conhecer-se é fundamental para potencializar habilidades e atingir objetivos importantes, superando expectativas.
– Perseverança: Procure sempre ir além, não pare aonde a maioria sempre para, prossiga e conseguira chegar aonde deseja, são esses tipos de profissionais que se destacam na carreira, pois não desistem com as dificuldades encontradas no meio do caminho.
– Atualizar-se: A busca por conhecimentos devem ser constante, pois a aprendizagem a cada dia é enriquecedor e só tem a contribuir com o aperfeiçoamento do trabalho de qualquer profissional.
– Capacidade de Adaptação: Planejamento é fundamental para manter o controle, pois imprevistos podem ocorrer e as soluções devem ser imediatas. O bom profissional deve saber lidar com os problemas e dar a eles a melhor resolução possível naquele momento.
– Trabalho em Equipe: Nunca pense que pode fazer tudo sozinho, ninguém consegue trabalhar isolado. As empresas bem sucedidas são formadas não por um profissional eficiente, mas sim por um conjunto deles, trabalhando de forma harmoniosa, com a junção em um só lugar de culturas, pensamentos e personalidades diferentes.
– Não Misture as Coisas: Não traga para o ambiente de trabalho problemas do seu cotidiano pessoal.
– Motive as Pessoas: Como profissional deverá sempre motivar seus companheiros de trabalho, pois tornara-se alguém que as pessoas sentem vontade de seguir além de ajuda-lo no que for preciso, sem contar que a harmonia reinará no ambiente de trabalho.
Enfim, arrisque-se mais, se dê mais chance de crescer, de fazer mais e melhor. Não se acomode com aquilo que não é satisfatório, busque aprender com seus erros, eles servem de lição para que você não tome essa atitude novamente. Mas importante ainda, aprenda com as suas experiências, elas são a bagagem que você vem trazendo ao longo dos anos e que serão essências para a construção do seu futuro. Pois as empresas estão buscando por profissionais dinâmicos, onde não basta apenas cumprir os requisitos técnicos para determinada função, deve ser oferecido algo a mais. Neste momento o fator comportamento definirá a sua permanência ou não no mercado de trabalho.