Artigos

O que você quer ser quando crescer?

Desde que o homem se entende como homem, nasceu a busca pelo sucesso. Mas e o que é esse tão desejado sucesso?

No dicionário podemos ver alguns significados um deles: bom resultado, êxito, triunfo, etc. Nessa definição podemos ter alguns significados que variam de pessoa a pessoa. Para você o que é ter um bom resultado? O que é ter êxito? O que é triunfar?
Alguns podem dizer, na busca de uma generalização, que ter sucesso é ser feliz. Mas e o que é ser feliz para você?

O que te faz feliz algumas vezes é o motivo de infelicidade de outro.

Em resumo o maior desafio do homem hoje e sempre, é ter sucesso, é ser feliz. Você já se perguntou porque alguns homens têm sucesso em uma empreitada, enquanto outros, que as vezes tem mais atributos não têm o mesmo sucesso?

Mais uma vez existem várias explicações para essa questão, mas se prestarmos atenção, toda busca vem através de questionamentos, desde os primórdios:

“Ser ou não ser, eis a questão.
Será mais nobre sofrer na alma
Pedradas e flechadas do destino feroz
Ou pegar em armas contra o mar de angústias
E, combatendo-o, dar-lhe fim?…”

Neste trecho da obra de William Shakespeare, em que o príncipe Hamlet se questiona a respeito da vingança pelo assassinato do seu pai, podemos observar uma reflexão a respeito de como viver: aceitando os sofrimentos e resignando-nos ao “destino”, ou tomar as rédeas de nossas vidas e lutar em busca da felicidade, até chegar lá.

Primeiro precisamos saber distinguir as coisas que não podemos mudar das que precisam ser modificadas, para as coisas que podemos mudar precisamos da pergunta certa, da pergunta poderosa.

A pergunta fundamental: O que você quer ser quando crescer?

Esta pergunta nos é feita desde que somos crianças, e se entendermos que enquanto estivermos vivos estaremos sempre nesse sentido, o de crescer, evoluir, veremos que essa é a pergunta mestra para todas as outras perguntas que nos levam ao sucesso.