Artigos

O Vendedor Especialista

Quando empresas se deparam com uma crise, procuram reforçar seus quadros de vendas, acreditando assim ter mais munição para buscar faturamento.

Quando as coisas vão bem, é comum também ver colaboradores opinando do quão “folgados” são os vendedores. Para alguns, esses profissionais trabalham pouco e ganham muito, vivem na rua, com horários flexíveis, ou até ganham para viajar!

É incrível como esse profissional é tão bem, e mal visto ao mesmo tempo. Mas por que isso acontece?

A atividade de vendas é aquela que mexe diretamente com a vida de todos. Não tem como viver sem comprar, portanto sem o contato com vendas,  criam-se diversas reações e muitas memórias afetivas, agradáveis ou desagradáveis.

Como em toda relação existem polos, complementares ou opositores, não há comprador sem vendedor. Não há algo que queremos sem que tenhamos que buscar, nem coisas que temos a oferecer sem encontrar a quem. É nessa medida que de uma forma ou outra, em algum momento da vida, somos todos vendedores. Saber vender é saber se especializar em seu negócio, ser auto-empregável, ser auto-empreendedor!

Nesse momento você deve estar pensando, é verdade, por isso em alguns momentos da vida perdi algumas boas oportunidades, seja de me vender melhor em novo emprego, ou negociar um aluguel, ou até em não ter mostrado o melhor para alguém que estava interessado.

Nesse momento te pergunto, existe faculdade de Marketing, de Gestão Empresarial… existe de vendas? Não!
Durante muito tempo se acreditou que vender era uma arte, para poucos. Tudo bobagem, qualquer pessoa pode vender, aliás como vimos, todos já vendemos.
O que nos resta é saber o que se encaixa, que produto, serviço e daí em diante todo o processo requer planejamento, conhecimento e plano de ação. Esse é o vendedor especializado, mas ele é vendedor e especializado.

O vendedor (especialista) bem sucedido é aquele que se propõe metas quantitativas consequentes as qualitativas, são polidos, educados e conseguem atingir um excelente controle de ansiedade.
Como atingir? Técnica e treinamento.