Artigos

Planejamento De Recursos Humanos

Planejar recursos humanos é antecipar sobre o tipo de força de trabalho e os talentos necessários para atingir os objetivos organizacionais num determinado tempo ou período.

Então neste caso, planejamento de recursos humanos consiste em definir os requisitos para conseguir os trabalhadores necessários para a persecução dos objetivos da organização.

Para um bom planejamento é necessário:

– Ter um conhecimento preciso da natureza dos objetivos da organização;

– Ter conhecimento da matéria-prima e das disponibilidades internas da organização.

– Ter conhecimento do mercado de trabalho e das disponibilidades cinternas da organização;

– Domínio de técnicas de planejamento.O planejamento de mão-de-obra implica várias atividades das quais destacamos:

– Consideração das mudanças na utilização de mão-de-obra e efeitos na procurada mão-de-obra;

– Análise da mão-de-obra existente;

– Previsão da oferta interna de mão-de-obra;

– Previsão da oferta externa;

– Ajustamento das previsões e feedback;

Decisão e planejamento.

Muitas organizações não funcionam por si só, elas necessitam de capital humano para a realização de tarefas.

Essa necessidade de pessoal é que faz com que haja uma busca intensa no mercado de trabalho. Que é a fonte onde afluem os candidatos para cobrir as vagas oferecidas pela empresa. Logo, o recrutamento constitui um elo entre a organização e o mercado de trabalho.

O recrutamento tem como função cobrir através da matéria-prima primordial (candidato) as necessidades atuais e futuras de recursos humanos de uma organização, utilizando técnicas e procedimentos que visam atrair candidatos com um perfil adequado, ou seja, potencialmente capacitados para ocupar os cargos disponíveis numa determinada organização.Recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visam atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização.

É basicamente um sistema de informação por meio do qual a organização divulga e oferece ao mercado de RH as oportunidades de emprego que pretende preencher.

O recrutamento é feito com base nos dados referentes às necessidades presentes e futuras de recursos humanos da organização e consiste nas atividades relacionadas com a pesquisa e intervenção sobre as fontes capazes de fornecer à organização um número suficiente de pessoas, entre as quais, possivelmente, aquelas necessárias à organização para a consecução de seus objetivos.

 

trial3_720