Artigos

Raciocínio: A porta para a excelência da aprendizagem

“Raciocinar é encadear juízos e formular juízos é encadear conceitos”
( Michel Foucault )

“Raciocinar é o momento de amadurecimento do pensamento.”

Partindo desta afirmação poderemos formular o significado desta frase tão magnífica e rica de Foucault que é o tema a ser abordado em nosso artigo.
Ao raciocinar começamos a criar uma relação de força e de poder extremamente importante, pois através do raciocínio, que é o momento do amadurecimento do pensamento começaremos a formar uma própria identidade, dando início a uma nova fase desse processo de crescimento, que é a fase de construção do próprio indivíduo.
Essa fase de construção, apesar de ser bastante eficaz e que trará bastantes benefícios para o indivíduo, poderá desencadear uma série de frustração inicial, pois estamos acostumados a pensar e a agir conforme o que aprendemos desde cedo em nossa cultura, sem questionar qualquer pensamento proposto a nós ou oposto ao nosso.
Ao iniciar essa fase de construção, que se dá através do raciocínio, vamos bater de frente com nosso próprio eu, pois um pensamento diferente de tudo o que já vimos e acreditamos sem qualquer questionamento nos tirará da nossa “zona de conforto”, nos fazendo estudar e aprofundar naquilo para saber se é coerente ou não.
Depois de descobrir e estudar esse novo pensamento ou ensino seremos capazes de encadear juízos, que nada mais é do que agregar competências para avaliarmos, criticarmos e opinarmos sobre o conhecimento adquirido através do raciocínio.
Após essa fase de construção do pensamento com as competências agregadas, começaremos outra fase que classificamos como a fase da excelência, ou seja, a fase de “formular juízos e encadear conceitos”. Uma etapa em que vamos elaborar e colocar em ordem o pensamento e o ensino obtido, fazendo com que ele venha à tona para nossa realidade. Daí temos a conclusão do aprendizado com a aplicação exteriorizada do conhecimento no nosso cotidiano.
Se sabiamente aplicarmos esse novo aprendizado que surgiu através do pensamento descrito acima em nossa vida, ela será completamente transformada!

Meu nome é Hieger Freitas e estou cursando o último semestre de Gestão em RH na UNIEURO/DF

Esse artigo contém um gráfico interessante. Para vê-lo na íntegra, acesse:

www.hiegerfreitas.blogspot.com