Artigos

É possível recrutar pessoas utilizando apenas um método?

O processo de Recrutamento e Seleção passou por uma revolução nas últimas décadas, com o surgimento das redes sociais e a globalização, houve uma transformação, e o processo permaneceu como um dos maiores desafios, ou até mesmo o maior da área de Recursos Humanos.

Como os candidatos tem sido avaliados?

As consultorias de recursos humanos ultimamente vêm usando redes sociais para observar as relações dos candidatos fora do processo seletivo. É necessário o uso da internet para manter o banco de dados atualizado, pois além dos currículos que ficam nas empresas, chegam muitos espontaneamente, e ainda existe um banco de dados de currículos que não foram analisados.

O LinkedIn e o Facebook também são ferramentas utilizadas para dar uma conferida nos candidatos, antes mesmo de passar pela triagem mais rigorosa do currículo, buscam referências dos candidatos para avaliar seu comportamento nas redes.

É possível recrutar com apenas um método?

Possível, sim. Porém, para obter um processo estruturado e assertivo, são necessárias várias avaliações. Fazer a seleção apenas com um tipo de avaliação, gera um risco enorme, e é impossível identificar claramente o perfil comportamental do candidato, o que torna ainda mais difícil a avaliação do fit cultural.

Quando o recrutamento é feito através de um método apenas, muitos fatores importantes de avaliação são deixados de lado, o que retarda a adaptação dos selecionados no ambiente de trabalho, e consequentemente, facilita o aumento da rotatividade.

Selecionar pessoas requer uma análise dos candidatos que apresentam as melhores condições e perfil para a vaga, podendo observar características como: capacidade de comunicação, relacionamento interpessoal, tomada decisões, além de gerenciamento de conflitos. Encontrar um candidato perfeito pode ser impossível, mas pode se encontrar capital humano, com potencialidade para crescer e ajudar na missão visão e valores estratégicos dentro da organização.