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Recursos Humanos x Departamento Pessoal

Você sabe qual a diferença de Recursos Humanos para o Departamento Pessoal?

Quando abordamos o assunto Departamento Pessoal e Recursos Humanos muitas vezes surge-nos uma certa confusão em relação as tarefas exercidas por cada um desses departamentos. Antes de avançarmos no estudo destes institutos vamos diferencia-los separadamente para que torne bastante claro quais as tarefas exercidas por cada um deles.

Departamento Pessoal

É um órgão da empresa, encarregado de tarefas e atividades específicas, ou seja, desde a contratação do funcionário, pagamento de salários, transporte, férias, licença médica, 13º Salário, organização dos horários de trabalho e Rescisão Contratual dos funcionários.
Gestão de recursos humanos ou gestão de pessoas ou ainda administração de Recursos Humanos

Recursos Humanos

Conhecida pela sigla RH, é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas com objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano. Tem como tarefas o recrutamento e seleção de pessoal, avaliação de desempenho dos funcionários, treinamento e desenvolvimento de pessoas entre outras funções, com o objetivo básico de alinhar as políticas de RH com a estratégia da organização.
Recursos Humanos é o conjunto dos empregados ou dos colaboradores de uma organização. Mas o mais frequente deve chamar-se assim à função que ocupa para adquirir, desenvolver, usar e reter os colaboradores das Empresas.

A empresa, o Recursos Humanos e o Departamento Pessoal

Nas empresas de menor porte, normalmente, inexiste o Departamento Pessoal, pois as atividades são normalmente supridas pelo “Contador” da empresa. A contabilidade da empresa ou uma contabilidade terceirizada podem exercer essas funções.

Nas médias e grandes empresas é muito comum encontrarmos propriamente dito o setor de Departamento Pessoal.  Nas empresas de médio porte geralmente o departamento pessoal e o Recursos Humanos se confundem em um único setor e os profissionais fazem tanto as tarefas relacionadas ao Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas quanto ao próprio Departamento Pessoal.

Em empresas de grande porte há uma separação dos departamentos ficando a cargo do Departamento Pessoal tratar de assuntos somente relacionados a sua área e o Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas também tratar somente de assuntos que lhe diz respeito.
Dentro do próprio setor de Departamento Pessoal pode haver subdivisões de tarefas entre os funcionários. Cada um deles será responsável por desenvolver determinadas tarefas que conjuntamente chegam a um produto final.

O mesmo pode ocorrer também na área de Recursos Humanos onde vários funcionários do setor executam tarefas em determinada especialização.
O importante é que haja estratégias claras, sustentadas por uma gestão participativa para criar e obter os melhores resultados tanto internos quanto externos relacionados a gestão das empresas.

Subdivisões de tarefas ligadas aos Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas:

1- Recrutamento e seleção de Pessoal

O processo de recrutamento e seleção de pessoal inicia-se com a necessidade de um profissional em determinada área executando determinada função.
Para recrutar e selecionar pessoas é preciso primeiramente surgir a necessidade de contratação que será autorizada pela diretoria da empresa e logo em seguida encaminhada ao setor de Recursos Humanos para que o mesmo possa providenciar a seleção.
A seleção é feita através de análise dos currículos recebidos dentre aqueles que mais se adequam ao perfil da vaga solicitada.
Escolhidos os currículos, marcam-se as entrevistas, dinâmicas de grupo ou outros tipos de recrutamento para a escolha do candidato.
Escolhido o candidato, o mesmo é encaminhado ao setor de Departamento Pessoal onde será feita sua admissão.

2- Políticas de Gestão de RH 

Políticas são regras estabelecidas para administrar funções e fazer com que sejam desempenhadas de acordo com os objetivos desejados ela empresa. são guias para ação, servem para prover respostas às questões ou aos problemas que podem ocorrer com certa frequência, fazendo com que os subordinados procurem, desnecessariamente, seus supervisores para esclarecimento ou solução de cada caso.
As políticas de recursos humanos referem-se às maneiras como a organização lida com seus colaboradores essas políticas de recursos humanos variam de organização para organização devido aos seguintes fatores: antecedentes históricos da organização, cultura organizacional contexto ambiental, fatores econômicos, políticos, sociais, culturais, tecnológicos, localização geográfica, relações com sindicatos, políticas e restrições governamentais.

3- Treinamento e Desenvolvimento de pessoas

O programa de treinamento das empresas devem estar associados às necessidades estratégicas da organização
.As organizações modernas e mais atuantes no mercado já chegaram à conclusão de que investir em seus funcionários é a maneira mais eficaz e o caminho mais curto e seguro para alcançarem os seus objetivos.
Se uma organização depende diretamente do comportamento das pessoas que para ela prestam serviços é imprescindível que ela mantenha estas pessoas treinadas, bem preparadas e principalmente altamente motivadas para as tarefas que irão realizar.
Precisam-se avaliar as verdadeiras necessidades da organização e do funcionário para que se possa estabelecer o nível de desempenho almejado. Além destes levantamentos, é necessário que a empresa esteja disposta a dar espaço e oferecer oportunidades para que as pessoas possam aplicar as novas competências.

4- Avaliação e melhorias

A avaliação de melhorias está ligada a qualidade de vida no trabalho é a capacidade de administrar o conjunto de ações, incluindo diagnóstico, implantação de melhorias e inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais no ambiente de trabalho alinhada e construída na cultura organizacional, com prioridade absoluta para o bem-estar das pessoas da organização (FRANÇA, 2007, p. 168).

Subdivisões de tarefas ligadas ao Departamento Pessoal:

1- Admissão de Pessoal

O Setor de Admissão de Pessoal tem por atribuição cuidar de todo o processo de integração da pessoa contratada pela empresa, dentro dos critérios administrativos e jurídicos. Tem inicio na busca do profissional no mercado de trabalho através do recrutamento e seleção de pessoal adequando-os á vaga, ao cargo e ás funções do cargo.

2- Compensação de Pessoal

O Setor de Compensação de Pessoal tem por atribuição cuidar de todo processo de controle de frequência, pagamento de salários e benefícios, bem como de pagamento de taxas, impostos e contribuições. A partir da integração dos empregados na empresa, tem inicio o controle do fluxo de frequência ao trabalho, controle de benefícios, elaboração e cálculo da folha de pagamento, e pagamento de tributos.

3- Desligamento de Pessoal

O Setor de Desligamento de Pessoal tem por atribuição cuidar de todo o processo de desligamento e quitação do contrato de trabalho, estendendo-se na representação da empresa junto aos órgãos oficiais (DRT, Sindicato, Justiça do Trabalho e outros) e cuidar de toda a rotina de fiscalização. Tem inicio a partir do desligamento do empregado e termina quando da sua efetiva quitação do contrato de trabalho.

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Simone Soares

Espero que estes conceitos tenham deixado mais claro para você os institutos relacionados ás técnicas de administração de pessoal dentro do Departamento pessoal e do RH dentro das empresas. Deixe um comentário sobre o que achou desse artigo!

Por: Simone De