Artigos

Tecnologia e gestão: as melhores práticas para seu RH

Tecnologia e gestão: as melhores práticas para seu RH

Trabalhar com um grupo de pessoas distintas, em que cada um possui uma personalidade, pode ser um verdadeiro desafio. Mas, fique tranquilo, não é um caminho sem saída.

Gerir equipes pode ser difícil, mas não impossível. Para ajudar nessa tarefa, surgem novas tecnologias a cada dia com o intuito de facilitar a vida do não só do RH de uma empresa, como de todos os outros componentes.

A gestão de uma equipe deve ter um acompanhamento constante e minucioso de seus funcionários para serem assertivas em suas avaliações e tomadas de decisões. Por isso, cada detalhe se torna extremamente relevante e é preciso uma maneira eficiente para analisar e organizar todos os dados que são coletados.

Os profissionais de RH brasileiros estão cada vez mais cientes da importância de incluir um treinamento empresarial e desenvolver sua educação corporativa, seja presencialmente ou através do ensino online.

Há tempos que esta área deixou para trás seu papel administrativo e tem se apoderado de um papel muito mais estratégico nas organizações.

O treinamento e o desenvolvimento da gestão de pessoas têm sido muito procurado como uma ferramenta que garante a competitividade no mercado atual. Esse conjunto de ações ajuda a capacitar e a reter os profissionais de acordo com as tendências atuais, ao mesmo tempo em que alinham as atividades desempenhadas por eles aos objetivos da organização. Como resultado, há melhorias significativas na qualidade do trabalho.

A gestão de pessoas surge com o intuito de reconhecimento do capital humano como maior valor de uma organização. Assim que os colaboradores passaram a ser vistos como uma fonte de valor dentro de uma empresa, o RH se tornou mais envolvido com questões estratégicas exatamente por ser o setor responsável por algo tão relevante.

Agora, os gestores querem saber o que as empresas de maior sucesso do mundo fazem para aproveitar ao máximo os recursos e vantagens encontradas nas novas tecnologias.

Para te ajudar a melhorar este setor em sua empresa, separamos as melhores práticas de tecnologia e gestão para você aplicar em seu RH.

Big Data

O Big Data em a função de recolher e armazenar grandes quantidades de informações para eventual análise de dados. A importância do big data não gira somente em torno da quantidade de dados que você possui, mas em torno do que você irá fazer com eles.

Para o RH, o Big Data pode ser tratado com uma grande tendência, por isso, ainda há um desconhecimento sobre como aplicá-lo na rotina de uma organização. O uso da tecnologia para analisar a grande quantidade de informações recebidas diariamente e aprimorar o gerenciamento de dados se faz hoje, indispensável para uma boa gestão.

Através disto, os líderes de RH podem, por exemplo, avaliar a eficácia de um programa de aprendizagem entre várias regiões geográficas ou até mesmo medir o nível de engajamento dos colaboradores em diferentes unidades de uma franquia e por fim, decidir quais serão os próximos passos.

Coaching

O Coaching funciona quando a liderança costuma ser seguida como exemplo, por isso, idealiza aos seus colaboradores a ideia de acompanhar o “certo”.

A ideia do Coaching é estimular o desenvolvimento de novas habilidades e aprimorar aos poucos as capacidades e competências identificadas de cada um, como toda a comunicação empresarial, foco e liderança para potencializar resultados.

Mas não basta somente ouvir, é preciso saber identificar as ferramentas certas que vão ajudá-lo a dar o melhor direcionamento na hora de gerir. Imagine diferentes pessoas de gerações, formações e personalidades diferentes trabalhando no mesmo lugar.

Como as universidades ainda não oferecem a ênfase necessária sobre gestão de equipes, a experiência é uma grande aliada dos gestores. Por isso, é importante ter flexibilidade para saber que assim como nenhum colaborador é igual a outro, nenhuma equipe deve ser conduzida da mesma maneira que outra.

Treinamento Online

Ao atuarmos com desenvolvimento humano, optamos pela saúde mental do ser humano, e isso nos leva a promover o crescimento e a desenvolver o potencial das pessoas com total responsabilidade.

Treinar é educar, ensinar, é mudar o comportamento, é fazer com que as pessoas possam adquirir novos conhecimentos, habilidades, e tenham atitudes.

Os objetivos dos treinamentos e desenvolvimento de pessoas comportamentais devem ser alinhados de acordo com as expectativas da empresa, pois antes de provocar uma mudança comportamental, é necessário realizar uma análise das competências a serem trabalhadas seguindo a linha do perfil de cada colaborador.

O primeiro passo é fazer uma análise o perfil dos funcionários para identificar quais as competências devem ser trabalhadas. Desta forma será possível elaborar uma capacitação voltada para estimular a mudança comportamental necessária.

Para manter qualidade no que se faz, deve-se ter processos bem definidos e pessoas qualificadas produzindo, e para ter estas pessoas, a empresa deve investir na preparação das mesmas através de treinamentos. Por meio de um LMS voltado para treinamento online, é possível ter uma maior satisfação de clientes. A empresa deve produzir e servir com a máxima qualidade, pois assim irá saciar os desejos e as necessidades do consumidor.

Com treinamentos, isso se torna ainda mais possível. Veja agora as vantagens encontradas no treinamento via EAD:

  • Crescimento da acessibilidade;
  • Diversidade em tipos de abordagem;
  • Economia de tempo e dinheiro;
  • Padronização de treinamentos;
  • Maior garantia de qualidade do trabalho;
  • Estímulo da auto-aprendizagem;
  • Aumento do engajamento;
  • E muito mais interatividade.

Se você deseja introduzir a abordagem comportamental em sua empresa mas ainda não tem a segurança para tal, pesquise um pouco mais sobre o assunto e vá em busca de referências de empresas que já obtiveram o sucesso com este tipo de treinamento, com certeza irá te ajudar. E caso precise de alguma ajuda, com certeza a Solides pode te ajudar.

O objetivo do e-learning é possibilitar o ensino para colaboradores em qualquer lugar e horário, de forma clara, objetiva e na maioria dos casos, de forma mais atrativa, visando gerar mais engajamento. Se você quiser conhecer melhor como a tecnologia de um treinamento online pode auxiliar na gestão de seu RH, basta entrar em contato aqui.

Até a próxima!

Este guest post foi escrito pela Rafaela Espíndola da equipe de Marketing da Edools.

Por: Solides Tecnologia

A Solides é uma empresa especialista em software para identificação de perfil comportamental usado em processo de contratação, gestão e desenvolvimento de pessoas.