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Treinamento E Desenvolvimento

Não há possibilidade de nos desenvolvermos economicamente e, consequentemente, elevarmos o nosso nível social, sem aumentarmos as nossas habilidades, sejam elas intelectuais ou técnicas. Logo, aumentar a capacitação e as habilidades das pessoas é função primordial do treinamento.

Treinar é “o ato intencional de fornecer os meios para proporcionar a aprendizagem” (CHIAVENATO, 1994, p. 126).

Hoje o mercado de trabalho exige mais a cada dia do colaborador em sua organização, porem ao mesmo tempo em que entender que é preciso treinar e desenvolver pessoas. Treinar nada mais é que: Educar, aprender novos conhecimentos, enriquecer a cultura e habilidades. O treinamento seja em qual nível você aplique ele, deve incentivar esse funcionário a se auto desenvolver.

O profissional que trabalha com o treinamento deve passar aos funcionários à grande importância da busca por aprendizado, e motivar o mesmo pela busca do conhecimento contínuo.

O treinamento hoje pode ser para: Ambientar os novos funcionários da organização, passar toda a cultura de forma objetiva e clara, desenvolver comportamentos, etc. Temos que entender que treinar um funcionário, ou um setor, requer conhecimento e comprometimento dos envolvidos e que na maioria das vezes são gerentes ou especialista em T&D.

Então para desenvolver um bom treinamento temos que ter:

• Publico Alvo (Qual será a população que será feita o treinamento?)

• Objetivo do treinamento (O que você pretende alcançar com este processo de treinamento, entendendo que hoje quando acontece algum corte na empresa o primeiro item a ser cortado é o treinamento, pois na maioria das vezes requer custos)

• Definição das necessidades ( Quando você estabelecer os objetivos, você pode definir quais serão os melhores temas que serão abordados e quais serão os assuntos. )

• Métodos ( Quais serão as formas utilizadas para o Desenvolvimento do programa de treinamento.

• Técnicas e processos ( Nível de treinamento, Forma de treinamento, necessidades de treinamento, duração, condições da organização, física ou ambientais. Podemos usar técnicas de Dramatizações, palestras, dinâmicas de grupo, conferências, etc.

• Plano de treinamento (Um plano de treinamento é um norteador que irá auxiliar o instrutor no treinamento)

• Custo e tempo (O tempo do treinamento vai das necessidades que o setor necessita, das características do cliente ou do publico Alvo). Temos que tomar cuidado, pois muitos treinamentos requerem custos, então passar do tempo limite ou atrasar um treinamento pode cancelar o objetivo e você perder todo o projeto.