Artigos

As características essenciais de um bom recrutador

Muitas vezes passam despercebidos, mas os recrutadores podem ser de grande ajuda quando se trata de encontrar as vagas de emprego mais apropriadas para cada candidato. Eles conhecem o perfil de cada um e com base nisso, e em sua ótima relação com empresas, eles encaminham para o lugar onde cada um pode dar certo.

Apesar disso, encontrar um bom recrutador é essencial: ele precisa entender o que você busca, precisa ser honesto em relação ao que está acontecendo e muito importante, dar um feedback sobre a situação da contratação.

Bons recrutadores são honestos

Pode ser que você ouça do seu recrutador coisas como “sei que você acredita ser qualificado para este emprego, mas não é a melhor opção”. Não leve a mal. Pelo contrário, veja como uma dica e continue caminhando de cabeça erguida procurando a vaga mais se encaixa no seu perfil.

Bons recrutadores não fazem perguntas invasivas

A relação recrutador-candidato é baseada na confiança e isso é algo que um recrutador tem de ganhar. Fazer, logo de cara, perguntas pessoais e que pareçam estranhas não é algo que um bom recrutador deve fazer.

Bons recrutadores não diminuem as expectativas de seus candidatos

Alguém que está te ajudando a encontrar um emprego obviamente não pode falar coisas como “você não está pronto para isso”. É preciso agir, tentar encontrar o lugar onde o candidato mais se encaixa.

Bons recrutadores focam numa relação de longo prazo

Um recrutador que não faz o trabalho direito provavelmente vai pegar seu currículo, colocar numa pilha com muitos outros. Bons recrutadores, por outro lado, não vão trata-lo como só mais um cliente.

Bons recrutadores mantêm seus candidatos atualizados

Quando você começar a trabalhar com um recrutador, pode enviar um e-mail que estabeleça as condições para o engajamento. Se ele não está disposto a enviar-lhe uma mensagem no mínimo uma vez por semana dizendo se há notícias de um determinado empregador ou não, procure outra pessoa para ajudar.

E você, o que tem feito para ser um bom recrutador?
resultados-cta-blog


Fonte: Forbes