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Você conhece mesmo seu cliente?

“Quem garante todos os empregos não são os empresários, os sindicatos ou os governantes. São os consumidores.” John Hicks, prêmio Nobel de Economia, 1992

Sem cliente não há empresa. O cliente sempre é, e será, o fator-chave do crescimento ou falência das organizações.

Conhecer o cliente de sua empresa é essencial para otimizar os processos de marketing, direcionando anúncios e promoções para uma determinada persona. Ele é uma grande fonte de informação, pois quando se conhece seu público, o atendimento ao cliente melhora, e todas as otimizações são realizadas para um serviço personalizado.

Descubra agora o quanto realmente você conhece seu cliente para melhorar de uma vez por todas a experiência dele com sua empresa!

O questionário irá ajudá-lo a descobrir o quanto você conhece seu cliente

Responda as perguntas levando em conta como você atua em cada caso, e não como você acha que deveria atuar.

1. Você sabe exatamente o que os clientes esperam de você e de sua empresa?

2. Sabe quais são os pequenos detalhes (minúcias, pormenores) que influem decisivamente na satisfação dos clientes?

3. Procura constantemente descobrir novas maneiras de prestar um excelente atendimento?

4. Sabe quais são as preferências e necessidades dos seus clientes?

5. Sabe quem são todos os seus clientes internos na empresa em que você trabalha?

6. Sabe quais são os problemas dos clientes e do que eles mais costumam reclamar?

7. Se considera o legítimo representante da empresa diante do cliente?

8. Conhece o perfil, os gostos e interesses dos seus principais clientes?

9. Sabe como funcionam as áreas de apoio (por exemplo, logística, faturamento, expedição, helpdesk, entrega) para atender os clientes?

10. Acredita que o modo como você presta serviço ao cliente influi diretamente na impressão que ele leva da empresa?

Faça Sua Autoavaliação

Marque um ponto para cada resposta SIM
Marque meio ponto para cada resposta MAIS OU MENOS
Respostas que receberam NÃO, não pontuam

TOTAL DE PONTOS________

De 8 a 10 pontos. Parabéns. Você tem a postura correta. Conhece muito bem seus clientes e sabe como atendê-los.

De 6 a 7,5 pontos. Seu conhecimento dos clientes é médio. Não está mal, mas precisa melhorar se quiser prestar um ótimo serviço. Veja as questões onde você fez meio ponto, ou não pontuou; elas lhe dirão qual é a atitude adequada.

Abaixo de 6 pontos. Você não está tendo sucesso em conhecer seus clientes o que pode influir bastante no atendimento que presta a eles. Não desanime. Veja as questões onde você fez meio ponto, ou não pontuou; elas lhe dirão qual é a atitude adequada.

“Cliente é o ativo mais importante de qualquer empresa, mesmo que não apareça no balanço.” Thomas Berry


| Ernesto Berg | Consultor de empresas, palestrante, articulista, autor de 18 livros, especialista em desenvolvimento organizacional, negociação, gestão do tempo, criatividade na tomada de decisão,administração de conflitos. Graduado em Administração e Sociologia, Pós-graduado em Administração pela FVG de Brasília. É sócio-proprietário da Berg & Cia. empresa voltada para treinamento e desenvolvimento de recursos humanos. Editor do site quebrando barreiras.

  • Eder Carnielli

    Muito bom o artigo, eu também acredito que quanto mais vocÊ sabe sobre o seu cliente, muito mais sucesso você vai ter. Além disso eu também fiz um artigo no meu blog sobre esse assunto e pode complementar a quem deseja saber:
    “Guia como fazer um perfil de clientes”.
    http://www.edercarnielli.com.br/como-fazer-perfil-de-clientes/