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 Treinamento e Desenvolvimento

15/08/2013

A Educação Corporativa E A Formação Profissional

   
A adoção do conceito de Educação Corporativa (EC) no Brasil teve inicio na década de 90. Até então a área de “Treinamento e Desenvolvimento”das empresas preocupava-se com o desenvolvimento das habilidades, do trabalhador para a realização de

A adoção do conceito de Educação Corporativa (EC) no Brasil teve inicio na década de 90. Até então a área de “Treinamento e Desenvolvimento”das empresas preocupava-se com o desenvolvimento das habilidades, do trabalhador para a realização de suas atividade. O centro de treinamento tinha como foco o aprendizado individual e os resultados esperados eram o aumento das habilidade do profissional

A visão taylorista foi revertida; os processos da área de treinamento redimensionados; o profissional deve estar em processo contínuo autodesenvolvimento e ocorreu a mudança da formação profissional do trabalhador para a educação profissional das empresas.

A educação corporativa compreende um processo educativo e um sistema de desenvolvimento de pessoas que:

a) objetiva desenvolver as competências, o aprendizado organizacional e atingir o público interno e externo, com aumento de competitividade;

b) vai além do treinamento, proporciona o desenvolvimento e a constante qualificação dos profissionais;

c) visa desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes nos colaboradores da organização e não apenas conhecimento técnico e instrumental;

d) desenvolve competências e forma cidadãos para gerar o sucesso da empresa e dos clientes;

e) proporciona aprendizagem baseada na prática dos negócios

f) difunde crenças e valores da empresa, do ambiente de negócios e a cultura empresarial;

g) deve possibilitar parceria com universidades e instituições de educação geral e profissional e desta forma agregar valor a seus programas;

h) deve proporcionar aos seus colaboradores uma visão global de negócio, com um enfoque no capital intelectual;

i) promover a gestão de conhecimento da organização.

A Educação corporativas e as quatro aprendizagens essenciais para os profissionais do seculo XXI

A Educação Corporativa deve estar ligada a um plano de ascensão e ou de carreira e o profissional envolvido em processo educativo almejará melhores colocações e ou desafios que lhe possibilitem a utilização do conhecimento construído. Ela deve desenvolver as quatro aprendizagens essenciais para os profissionais do século XXI, segundo a UNESCO:

a) Aprender a Conhecer - conciliar uma cultura geral, ampla o suficiente, com a necessidade de aprofundamento em uma área específica de atuação, construindo as bases para se aprender ao longo de toda a vida;

b) Aprender a Fazer - desenvolver a capacidade de enfrentar situações inusitadas que requerem, na maioria das vezes, o trabalho coletivo em pequenas equipes ou em unidades organizacionais maiores; assumir iniciativa e responsabilidade em face das situações profissionais;

c) Aprender a Conviver - perceber a crescente interdependência dos seres humanos, buscando conhecer o outro, sua história, tradição e cultura e aceitando a diversidade humana. A realização de projetos comuns, a gestão inteligente e pacífica dos conflitos envolvem a análise compartilhada de riscos e a ação conjunta em face dos desafios do futuro;

d) Aprender a Ser - desenvolver a autonomia e a capacidade de julgar, bem como fortalecer a responsabilidade pelo auto-desenvolvimento pessoal, profissional e social.

Os líderes e gestores devem assumir papel de educadores adotando com postura responsável pela educação e aprendizagem de suas equipes.De outra forma, o processo educacional na empresa torna-se incompleto, uma vez que objetivos dos profissionais, serão frustrados, desperdiçando a contribuição da Educação Corporativa, catalizadora da formação profissional e pessoal dos indivíduo.

Profissional e empresa devem falar a mesma linguagem, onde os cenários reais das organizações são discutidos em sala de aula podendo ate corrigir deficiências em seu grupo de colaboradores, utilizando assim a Educação Corporativa como ferramenta de aprimoramento e desenvolvimento de competências na implantação das estratégias.

Sobre o autor

PhD em Administração de Empresas pela Flórida Christian University (EUA) PhD em Psicologia Clínica pela Flórida Christian University (EUA) Psicanalista e Diretora de Assessoria Geral da Sociedade de Psicanálise Transcendental. Mestre em Administração de Empresas pela USP. Especialista em Estratégias de Marketing em Turismo e Hotelaria pela USP, MBA em Gestão de Pessoas e Especialista em Informática Gerencial. Psicanalista voluntária na Casa de Apoio à Criança Carente com Câncer e na Universidade da Terceira Idade. Professora da FGV do Rio de Janeiro e de mais 03 universidades Brasileiras e do Seducon. Professora da Flórida Christian University (EUA) 30 anos de experiência e atuação na área de Tecnologia da Informação. Empresária no ramo moveleiro. Relações Internacionais com parceria em várias entidades educacionais internacionais. Responsável e Membro do Conselho Editorial da Revista Empresa Familiar. Coordenadora do grupo de Excelência de Empresa Familiar do Conselho Regional de Administração de São Paulo - CRA. Diretora da DS Consultoria S/S Ltda, especializada em Empresas Familiares. Conciliadora, Mediadora e Árbitra Empresarial. Superintendente da OSCIP Vitrine da Esperança. Autora do livro O Perfil do Empreendedor e co-autora do livro Empresa Familiar: Conflitos e Soluções, juntamente com Domingos Ricca, Roberto Gonzalez e José Bernardo Enéas Oliveira. Vários artigos publicados na área de Administração, TI e Psicanálise em revistas especializadas. sandra@empresafamiliar.com.br



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