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 Avaliação de Desempenho

15/08/2013

Avaliação de Desempenho

   
A avaliação de desempenho é uma ferramenta da gestão de pessoas que tem como objetivo analisar o desempenho do colaborador individualmente ou em equipe. É um processo que identifica diagnóstica e analisa o comportamento de um colaborador durante certo

A avaliação de desempenho é uma ferramenta da gestão de pessoas que tem como objetivo analisar o desempenho do colaborador individualmente ou em equipe. É um processo que identifica diagnóstica e analisa o comportamento de um colaborador durante certo intervalo de tempo, analisando sua postura profissional, seu conhecimento técnico, sua relação com os parceiros de trabalho, enfim tudo que envolve o colaborador e a empresa.
Este método proporciona analisar as melhores práticas dos funcionários, auxiliando para um crescimento profissional e pessoal, visando um melhor desempenho de suas funções no ambiente de trabalho. Além disso, é uma importante ferramenta de auxílio à administração de recursos humanos da empresa, sempre com informações que auxiliam a tomada de decisão sobre práticas de bonificação, aumento de salários, demissões, necessidades de treinamento, entre outros.
Neste processo, o gestor precisa avaliar as fraquezas e limitações dos funcionários, buscando identificar pontos de melhoria, necessidade de treinamento ou até mesmo remanejamento do indivíduo para outras funções em que poderia render mais. Buscando sempre equilibrar as metas estabelecidas pela empresa com o comportamento de seus colaboradores, a fim de manter o sistema em harmonia, atingindo sempre os objetivos traçados.
Por meio da avaliação de desempenho também é possível identificar novos talentos dentro da própria organização, por meio da análise do comportamento e das qualidades de cada indivíduo, gerando, assim, novas possibilidades para remanejamentos ou crescimento interno. Além de poder oferecer bonificações e premiações aos funcionários que mais se destacarem na avaliação
Outra vantagem é a possibilidade de gerar feedback ,mais fácil aos funcionários analisados e gestores, uma vez que tem como resultado informações relevantes, sólidas e objetivas para resultados eficientes.Este feedback estimula os avaliados para investir ainda mais em seu desenvolvimentos, melhorando seu desempenho e trazendo vantagens para a empresa.
Este método é importante, também para eliminar palpites quando da avaliação de um funcionário. É um meio de obter informações reais e avaliar de perto os impactos de uma possível mudança na gestão de recursos humanos da empresa.
Por isso, manter este tipo de avaliação pode trazer muitos benefícios e mudanças positivas na gestão de pessoas de uma organização, seja qual for o seu tamanho. Com ela o gestor pode avaliar melhor seus subordinados, melhorar o clima de trabalho, investir em treinamento, melhorar a produtividade entre outros. Todos ganham quando uma equipe é avaliada de forma satisfatória pelos gerentes. Assim, o papel principal da avaliação de desempenho é identificar e trabalhar as diferenças de desempenho entre os muitos funcionários da organização. Tendo sempre como base a interação constante entre avaliador e avaliado.
Paola de Lima Silva, Curso Gestão de Recursos Humanos, Universidade de Mogi das Cruzes, email: paolaliima.silva@gmail.com


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