ASSINATURA

   Assine Gratuitamente    

   DESTAQUE 

   Revista RHPortal Grátis 
   Guia de Fornecedores   
   Testes Auto-avaliações 
   Agenda e Cursos           
   Livros e Apostilas           
   Vídeos p/ Treinamento   
   Forum RH                       
   TOP 10 de Artigos         

    ARTIGOS 

   TOP 10 de Artigos         
   Carreira e Negócios      
   Liderança e Motivação  
   Mkt, Vendas e Atend.   
   Qualidade de Vida         
   Recrutamento Seleção 
   Relações Trabalhistas   
   Remuneração e Benef. 
   RH na Prática                
   Tendências e Tecnologia 
   Treinamento e Desenv. 

    CONTEÚDO

   Consulte um Especialista 
   Palestrantes                    
   Listas de Discussão        
   Enquetes                        
   Dicionário de RH             
   RH Notícias                     
   Relações de Trabalho     
   Cargos e Salários           
   Encargos Trabalhistas    
   Downloads                      
   Parceiros RH                   
   Links RH                          

    CURRÍCULOS 

   Incluir Currículo               
   Buscar Currículo               

    ENTRETENIMENTO 

   Sala de Bate Papo       
   Hora do Café               
   Cartões Virtuais          

    APRESENTAÇÃO 

   Quem Somos              
   Anuncie Aqui              
   Fale Conosco             
   Mapa do Site              
 

 

www.rhpro.com.br
Sistema de Identificação
de Perfil Profissional

 

Ditados Populares Atuais

Nossos pais e avós sempre nos ensinaram que um mau acordo é melhor do que uma boa briga. Isto aprendemos com nossos ancestrais. Mas, pelo que temos acompanhado ultimamente pelos jornais, revistas e TV, parece que não foi assim que ensinaram os antepassados de algumas autoridades responsáveis pelos destinos do País e de importantes estados da Federação. Para eles só vale aquele outro ditado dou um boi para não entrar numa briga, mas dou uma boiada para não sair e... haja boiada! Boiada de ressentimentos, de rancores, de gratidões e ingratidões cobradas, de ciúmes, despeitos, divergências mal resolvidas. Ou será que a boiada somos nós, povo tangido, açoitado e aguilhoado pelo ferrão das disputas políticas?

Outro ditado popular diz que a corda sempre arrebenta do lado mais fraco. Ora, neste caso o lado mais fraco somos nós os contribuintes para quem, com certeza, há de ficar a conta a ser paga pela inadimplência de uns ou pela intransigência de outros.

Quem com ferro fere, com ferro será ferido, mais um ditado que se aplica a esta disputa que ocupa as manchetes dos jornais. E quem sairá ferido da briga? Eles ou o País e os Estados envolvidos no problema?

Mas, de todos os ditados populares, talvez o que mais se aplique seja mesmo aquele outro que diz o mar briga com o rochedo, mas quem sofre são os mariscos. Em sua enormidade de poder um é mar e outro rochedo e nós, povo, contribuintes, eleitores, mariscos para quem há de sobrar a pior parte desta contenda.

Convidamos o leitor a meditar sobre alguns outros provérbios, ditados e adágios populares e ver como eles se aplicam à situação atual:

  • Diga-me com quem andas, dir-te-ei quem és
  • Quem com porcos se mistura, farelos come
  • Não faças a outrem o que não queres que te façam
  • Quem diz o que quer, ouve o que não quer
  • Coração dos outros é terra que ninguém pisa
  • Faça o bem, não olhes a quem
  • A mentira tem pernas curtas
  • Quem semeia vento, colhe tempestades

 

Acredito que, mais uma vez, a história serve de pano de fundo para a estória.

Eraldo Meireles

Consultor do  INSTITUTO MVC

 

 

 



 

 

 

Divulgue
Gratuitamente
Seu Evento, Curso
ou Treinamento

Divulgue
Gratuitamente
seus Produtos
ou Serviços

 

 

 

Cadastre-se  Revista RH Portal  Forum  Artigos  Fornecedores  Agenda  Links  Anuncie  Fale Conosco  
RH Portal - 2007  /   Todos os Direitos Reservados

O RH Portal é o maior portal brasileiro para profissionais de Recursos Humanos. São milhares de atigos para Gestores de RH: seleção e contratação de pessoas, Manager Online, Testes, Avaliações Comportamentais e Treinamentos, Currículos e material variado para Departamento de Pessoal. Útil para Head Hunter, Administradores, Psicólogos e Gerentes.