ASSINATURA

   Assine Gratuitamente    

   DESTAQUE 

   Revista RHPortal Grátis 
   Guia de Fornecedores   
   Testes Auto-avaliações 
   Agenda e Cursos           
   Livros e Apostilas           
   Vídeos p/ Treinamento   
   Forum RH                       
   TOP 10 de Artigos         

    ARTIGOS 

   TOP 10 de Artigos         
   Carreira e Negócios      
   Liderança e Motivação  
   Mkt, Vendas e Atend.   
   Qualidade de Vida         
   Recrutamento Seleção 
   Relações Trabalhistas   
   Remuneração e Benef. 
   RH na Prática                
   Tendências e Tecnologia 
   Treinamento e Desenv. 

    CONTEÚDO

   Consulte um Especialista 
   Palestrantes                    
   Listas de Discussão        
   Enquetes                        
   Dicionário de RH             
   RH Notícias                     
   Relações de Trabalho     
   Cargos e Salários           
   Encargos Trabalhistas    
   Downloads                      
   Parceiros RH                   
   Links RH                          

    CURRÍCULOS 

   Incluir Currículo               
   Buscar Currículo               

    ENTRETENIMENTO 

   Sala de Bate Papo       
   Hora do Café               
   Cartões Virtuais          

    APRESENTAÇÃO 

   Quem Somos              
   Anuncie Aqui              
   Fale Conosco             
   Mapa do Site              
 

 

www.rhpro.com.br
Sistema de Identificação
de Perfil Profissional

 

Raízes Da Iniciativa

A iniciativa é um dos fatores fundamentais para o sucesso, por isso que a encontramos em tantos processos avaliativos, sejam de contratação ou de desempenho. Podemos compará-la com o eixo de uma roda, sem eixo a roda não gira, assim também nossa vida pessoal e profissional sem iniciativa.

Mas o que é, exatamente, iniciativa?

O dicionário nos diz que a iniciativa é a qualidade daquele que está disposto a empreender, a ousar; porém é mais que isso e não pára aí. A iniciativa é a qualidade daqueles que ousam, evidentemente, que iniciam ativamente um projeto e que, sobretudo, não param no meio do caminho.

Que valor teria os profissionais que iniciam um projeto e o abandonam no meio? A iniciativa está intimamente ligada com a continuidade da ação.
Aqueles que realmente sabem conduzir seus projetos ou gerenciá-los, mesmo que seja delegado a outros a continuidade, são os verdadeiros líderes de sucesso.

Aristóteles dizia: Nós somos o que repetidamente fazemos. Excelência não é um ato e sim um hábito. Devemos nos habituar a termos comportamentos pró-ativos, eliminando qualquer tipo de procrastinação nas nossas vidas. Quanto mais adiamos o que temos que fazer, mais nos distanciamos das ações necessárias, e conseqüentemente do sucesso.

Por isso não podemos falar sobre iniciativa sem termos o desejo de praticá-la. É fundamental que continuamente a exercitemos, que busquemos formas de autodesenvolvimento neste campo, pois só está pronto aquele que se preparou.

Parece bastante pessoal pensar nos valores da iniciativa. Num processo avaliativo, que muitas vezes tende a ser subjetivo, a iniciativa pode ser identificada se o avaliado tem:

1. Capacidade de buscar soluções por decisões próprias

É difícil imaginar que alguém possa atingir resultados satisfatórios na vida sem aprender a tomar suas próprias decisões, além disso, a eficiência profissional pode ser mensurada pela capacidade de encontrar soluções adequadas.

Alguns profissionais costumam “dar um jeito” nos problemas, mas o importante, o que faz a diferença é encontrar formas sistemáticas, racionais e confiáveis para resolvê-los.

Diante de uma situação temos quatro pontos a observar:

· Identificar o problema
· Decidir como resolvê-lo
· Aplicar a solução
· Verificar se a solução foi adequada

Neste ponto a iniciativa é justamente isso, a competência do indivíduo em desenvolver por ação própria as soluções possíveis. Aqui se explica o porquê de se fazer repetidamente uma atividade, pois irá nos capacitar a descobrir uma variedade de recursos prováveis. Precisamos avançar produtivamente além da primeira saída encontrada.

2. Pró-atividade

Hoje ouvimos demasiadamente o termo “pró-atividade”. Milhões de anúncios de emprego exigem que o candidato seja pró-ativo. Exigências muitas vezes apenas para seguir um modismo ou cumprir uma formalidade, sem a consciência exata do que realmente se deseja.

A pró-atividade é fazer mais do que o solicitado e isto não está ligado à carga horária ou quantidade de trabalho, mas ao comprometimento, à vontade de aprender, à busca do conhecimento e autodesenvolvimento.

Fazer mais do que a obrigação nos torna hábeis e talentosos, principalmente nos dias atuais de alta competitividade no mercado de trabalho.

Quando agimos assim, temos maiores e melhores oportunidades de adquirir conhecimento, de crescermos profissionalmente e pessoalmente, permitindo-nos que a recompensa recebida não seja somente aquela estampada no contra-cheque. Mergulhe nas profundezas dos benefícios que a pró-atividade, qualidade implícita da iniciativa, pode conferir a sua vida.

3. Ausência de procrastinação

Embora possa parecer óbvio demais que o adiamento das decisões, o “deixar para depois”, sejam comportamentos contrários à iniciativa; precisamos pensar nas conseqüências que a procrastinação gera, e a interdependência que existe com os dois pontos anteriores.

Mesmo tomando decisões racionais, sistemáticas e corretas, estas não podem ser tardias, sob pena de desperdiçarmos o tempo, aumentar os custos, etc.

Aprenda a tomar decisões e solucionar os problemas assim que estes se apresentam. Faça o que precisa ser feito, aja rápido, não deixe para depois, porque o bilhete da entrada de hoje não servirá para o espetáculo de amanhã.

O sucesso vem através de uma série de características individuais, que podem e devem ser aprendidas e expandidas para os demais. Como exemplo, o sucesso vem da nossa capacidade para assumir riscos, da comunicação clara e eficaz, do nosso relacionamento interpessoal, enfim, vem da nossa iniciativa de querer fazer melhor.

Vem, também, dos nossos projetos empreendidos, da nossa ousadia, seja profissional ou pessoal. Para uma análise perfeita do seu grau de iniciativa, analise os projetos começados e efetivamente terminados. Muitas vezes reclamamos da falta de oportunidade e de que o sucesso não bate à nossa porta, mas em determinadas ocasiões não contribuímos em nada para que ele se desenvolva em nosso caminho. Plante a semente da iniciativa na sua vida e veja em que raiz forte ela se tornará.

Madalena Carvalho
Consultora Organizacional, com 17 anos de experiência profissional, atuando em projetos de desenvolvimento organizacional e gestão de pessoas.

 

 



 

 

 

Divulgue
Gratuitamente
Seu Evento, Curso
ou Treinamento

Divulgue
Gratuitamente
seus Produtos
ou Serviços

 

 

 

Cadastre-se  Revista RH Portal  Forum  Artigos  Fornecedores  Agenda  Links  Anuncie  Fale Conosco  
RH Portal - 2007  /   Todos os Direitos Reservados

O RH Portal é o maior portal brasileiro para profissionais de Recursos Humanos. São milhares de atigos para Gestores de RH: seleção e contratação de pessoas, Manager Online, Testes, Avaliações Comportamentais e Treinamentos, Currículos e material variado para Departamento de Pessoal. Útil para Head Hunter, Administradores, Psicólogos e Gerentes.