Artigos

10 atitudes necessárias para ser um líder

Como minha primeira publicação quero tratar das 10 atitudes necessárias para ser um líder

1. Gerencie seus relacionamentos ou submeta-se a rejeição

Relacionamento é considerada a principal competência neste século, logo após impulso para melhorar. A competência interpessoal de relacionamento nos faz aprender a construir vínculos mais profundos e produtivos e faremos isso quando formos mais empáticos, mais humildes e mais generosos. Ao contrário, estaremos condenados a gerir nossa própria solidão. Cultive relacionamentos. Esteja verdadeiramente interessado em ajudar as pessoas. Se você ligar para as pessoas, elas vão ligar para você. Ou então, você terá que contar unicamente com seus próprios esforços.

2. Tenha poucos e bons objetivos ou siga a correnteza

Sejamos movidos por objetivos valiosos e significativos, que concretizam nossos sonhos. E o que seria a vida sem sonhos? Sonhar é essencial, tanto quanto instrumentalizar nossos sonhos com um plano de ação específico e mensurável afim de executá-lo o mais próximo da perfeição. Pense alto, alto e ainda mais alto. Se você não tiver certeza de onde ir, por melhor que seja o caminho, ele não será o seu caminho. Concentre-se: tenha pouco tempo com qualidade em vez muito tempo sem qualidade. Direcione-se para as poucas coisas que produzem resultados significativos. Faça o que fizer, faça bem feito, ou fique com a sensação de produzir muito esforço e pouco resultado.

Nova call to action

3. Transforme o universo ao seu redor, ou será mais um observador

O Líder não se conforma com a mesmice. Deve ser um “transgressor” do convencional. É aquele que busca uma nova ordem das coisas. Nos cabe assim, decidir pertencer ao grupo dos que fazem a diferença ou daqueles que preferem habitar a mediocridade que é o lugar comum daqueles que se acomodam. “Nós nascemos com o PODER, basta saber usar”.

4. Seja dono das suas emoções ou será escravo delas

Quando você conhece suas próprias forças e limitações e dentre elas, aquelas que causam comportamentos hostis ou agressivos quando você se sente contrariado, você começa a construir relacionamentos mais produtivos e duradouros. Do contrário, ao fazer o que lhe dá na telha, você corre o risco de ofender os outros, se torna escravo da própria imaturidade, vive em remorso e arrependimento, afasta as pessoas e acumula desgastes e estresse.

5. Aprenda a aprender ou embruteça-se na própria ignorância

Aprender é mais que uma habilidade, é uma atitude. É estar aberto ao novo, aos ventos da mudança. Mas só aceite mudanças que respeitem seus valores e seus objetivos centrais. Aprendizado é descoberta e exige abertura, flexibilidade e humildade. Seja curioso e pergunte sempre. Pergunta ruim é aquela que não é feita. E lembre-se: “a única constante é a mudança”. Heráclito (540 a.C.- 470 a.C.)

6. Prefira pessoas e ações que nutrem ao invés das tóxicas

Há pessoas que têm mentalidade da abundância. São pessoas que detectam oportunidades por onde passam. São pessoas que vem nos erros possibilidade de progresso. Ao contrário, há aquelas que têm mentalidade da escassez. Tudo vai dar errado. Culpados, são os outros, terceirizam a responsabilidade se vitimizando. Têm dificuldade de encarar a própria fragilidade e vencer seus medos. Pessoas tóxicas contaminam tudo por onde passam. Uma dica: “fique longe delas”.

7. Compreenda e será compreendido ou morra na solidão

Ligue-se nos interesses das pessoas, procure entendê-las e aceitá-las como elas são. Ouça com muita atenção, e pergunte se for necessário. Se você for empático, as pessoas também buscarão entender você. Seu maior patrimônio não é composto por bens materiais, mas pela qualidade dos relacionamentos que você possui.

8. Busque as coisas elevadas

Ame sua vida, agradeça toda manhã por você estar vivo. Passe pela vida em gratidão e harmonia. Respire fundo, energize-se e vá à luta confiante de que você tem muito a contribuir. Esqueça as coisas pequenas e abrace causas grandiosas. Confie em você e vá atrás de seu propósito!!!

9. Seja da verdade e afaste-se dos que querem levar vantagem

Valores sadios como honestidade, honra, dignidade e respeito fazem bem para a alma. Conquiste seus objetivos e curta seu sucesso sempre observando um conjunto de princípios e crenças que norteiam sua conduta. Isso fará você ser lembrado de forma positiva. Você pode até escapar do julgamento dos homens, mas não escapa do julgamento da sua própria consciência. Pode acreditar: Ser correto vale a pena.

10. Acredite no seu valor em vez de agir tentando prová-lo

Você deve agir segundo sua auto-imagem. Se você se vê como um vencedor, você age como um vencedor e se torna um vencedor. Abomine viver sobre o vício da aprovação, se “falsificando” para ser aceito. Ao contrário, fortaleça suas potencialidades, suas virtudes e suas habilidades. Seja autêntico! Invista nos seus pontos fortes e busque melhorar os pontos fracos. Acredite que você pode: pense alto, alto e ainda mais alto. Ouse, dê mais um passo, vá além. Saia do lugar comum. Assim, a sua vida valerá a pena. Vá e Vença!!!

0 0 vote
Article Rating

Por: Diogenes Carvalho Lima

Possuo elevada capacidade de liderança, trabalho em equipe e desenvolvimento de talentos​ ​Sólidos conhecimentos na Jornada do Cliente, atuando nas áreas Comercial, Operacional, Compras e Marketing (Inteligência de Mercado e Relacionamento) em empresas de serviços de alimentação, segurança e facilities para os segmentos Saúde (Hospitais e Residenciais), Educação (Escolas e Universidades), Corporativo (Indústrias e Empresas) e Condomínios (Comercias, Residenciais e Logísticos).​ ​Conselheiro de Administração Certificado pelo IBGC. Atualmente sou Conselheiro da Escola de Negócios (IBRAMERC) da Live University e ABRAFAC – Associação Brasileira de Facilities. ​ Participei por 3 anos do Comitê Estratégico de Marketing da AmCham, fui Vice- Presidente da ABPRH – Associação Brasileira dos Profissionais de RH e Conselheiro do INBRASC. ​ ​Realizações relevantes:​ • Sucesso na elaboração e execução de Planos de Negócios em Serviços, Gestão de Compras, BPO, Aquisição de Franquias, Expansão Geográfica no Brasil e América do Sul; Startup de Software e Lançamento de Produtos e Serviços;​ • Evolução significativa do Faturamento (Negociação de preços, Up e Cross Selling) e EBITDA (Orçamento Base Zero);​ • Obtenção de resultados expressivos na redução do custo de aquisição (spend analisys e outsourcing), alongamento do prazo de pagamento, operação logística própria e terceirizada e implantação da Receita de Fornecedores (rebate);​ • Responsável por trabalhos voltados à produtividade, racionalização de estruturas e M&A (interlocução com o Advisor e Equity);​ • Liderança no Planejamento e Execução de Planos Estratégicos Empresariais;​ • Projetos de Marketing e de Relacionamento Comercial e Operacional para garantir o nível de serviços e melhorar a experiência do Cliente e Consumidor;​ • Due Dilligence de reestruturação de empresas e venda de ativos;​ • Responsável pela implantação da Lei Sarbanes-Oxley na área de compras.​ • Diversas viagens a negócios, cursos e estágios na França, Colômbia, Inglaterra, Chile, Argentina, Suécia e Estados Unidos.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments