Artigos

10 Maiores Erros Ao Pedir Aumento

O problema em pedir por um aumento é que existem algumas maneiras de dar certo, e inúmeras que dão errado.

O melhor resultado possível seria ganhar um aumento maior do que o pedido, mas você também ficaria feliz com a exata quantia que pediu. Mas os resultados negativos podem ser catastróficos; além de ter que lidar com a rejeição, você pode acabar alienando seus superiores, sendo descartado de uma futura promoção ou tendo que aceitar uma contraproposta para continuar em um emprego que já não é tão instigante quanto antes.

Se você quer que tudo dê certo na hora de pedir um aumento, evite estes erros a seguir:

Não faça pedidos abusivos durante um corte de gastos:

Se a empresa está cortando gastos em todas as áreas, você irá parecer um idiota ao aparecer e pedir por dinheiro. Faça um exercício mental antes disso: se seu chefe está lidando com diversos cortes, um aumento será um problema.

Entretanto, ainda é possível abordar o assunto se você tem certeza que está recebendo muito menos do que devia. Fale de maneira a deixar claro que você sabe da situação, mas acredita que mereça ser mais valorizado – caso realmente não haja condições, ofereça-se para revisitar a ideia depois de seis meses.

Não peça por nada se tem sido negligente com seu trabalho:

Você não terá argumentos para convencer seu chefe de que vale um grande investimento se não anda fazendo seu trabalho direito. Pense no timing de seu pedido e das chances de serem aceitos.

Não faça muitos pedidos se seu chefe já está sobrecarregado:

Se seu chefe já está estressado, seu pedido será visto como mais uma dor de cabeça ao invés de algo que o fará contente em realizar. Escolha um período em que ele esteja de bom humor – e lembre-se de marcar um horário, para que o pedido não venha de surpresa.

Não reclame nem se lamente:

Não mencione na conversa quanto tempo faz desde seu ultimo aumento ou o quanto de trabalho em excesso você vem fazendo. Neste momento, a pesquisa é sua melhor ferramenta: procure pelo piso salarial em outras empresas e cidades, e converse com outras pessoas com o cargo semelhante ao seu para saber de você não está pedindo algo absurdo.

Não mencione sua vida pessoal:

Se algum dos motivos para o seu pedido por um aumento for, por exemplo, a chegada de um novo bebê ou o prazo apertado de um pagamento importante, deixe isto de lado. A ideia de um mundo onde o aumento salarial é baseado no estilo de vida não existe, e seu chefe dificilmente irá simpatizar.

Não aja como se tivesse direito ao aumento:

Você não irá receber uma promoção ao completar um ano na empresa, ou por fazer todas as suas tarefas; isto é sua obrigação e não vai ajudar na hora do pedido. Pense bem nas suas realizações durante os últimos meses para ter bons argumentos na hora de falar com seu chefe.

Não torne-se territorial:

Não seja rancoroso ao não receber o que pediu, cruzando os braços e dizendo O que você pode fazer sobre isso?. Volte aos seus números e resultados de seu desempenho e pergunte O que podemos fazer sobre isso?. Evite também ameaçar sair da empresa se não conseguir o aumento desejado – isso diminui as chances de uma promoção para quase zero.

Não fale seu número:

Um conselho comum entre os especialistas em negociação é nunca ser a primeira pessoa a falar de números. Ao dizer o aumento pelo qual procura, você já estabelece a quantia máxima a ser discutida – e provavelmente irá ganhar menos do que isso. É melhor esconder seu jogo.

Não fale sobre uma contraproposta se não estiver preparado para ir embora:

Contrapropostas são a carta curinga em negociações de aumento. Porém, algumas pessoas as encaram como uma ameaça. Se seu chefe for uma destas, ele pode ofender-se – e aí é adeus para seu aumento.

Por outro lado, se você tem uma boa relação com seu superior, a contraproposta é uma ótima maneira de reafirmar seu valor no mercado. Estude qual o seu cenário de negociação.

Não lidar bem com rejeições:

Se você não conseguir a quantia pedida, não torne-se rancoroso – só irá atingir a si próprio. Ao ter seu pedido negado, há algumas opções, como sair da empresa; provavelmente em maus termos com o seu chefe.

Não faça isso. As relações construídas durante a carreira são tão significantes quanto o trabalho em si, e não ter ganhado uma promoção agora não quer dizer que ela não virá depois.

Fonte: msn.com.br

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of