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10 modelos de descrição de cargos para atrair candidatos

modelos de descrição de cargos

Se você já precisou elaborar modelos de descrição de cargo, mas não sabia por onde começar, chegou ao lugar certo.

Este artigo re√ļne 10 modelos deste documento extremamente √ļtil para as empresas. Conhe√ßa o conceito da descri√ß√£o de cargos e confira exemplos de fun√ß√Ķes bastante exigidas pelo mercado de trabalho.¬†

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O que é descrição de cargo?

Trata-se do documento que cont√©m todas as informa√ß√Ķes e tarefas a serem desempenhadas em uma fun√ß√£o ou posto de trabalho. Para isso, ele deve detalhar as principais responsabilidades e pr√©-requisitos do cargo.¬†

Ainda, a descri√ß√£o de cargo formaliza, por escrito, as atribui√ß√Ķes e pode variar conforme as necessidades da organiza√ß√£o. Seu objetivo √© transmitir ao colaborador, de forma clara e objetiva, quais atividades ele dever√° realizar e quais s√£o seus deveres.¬†

Modelos de descri√ß√Ķes de vaga

Para ter sucesso nos processos de recrutamento e seleção, o documento deve ser atrativo e condizente com a cultura organizacional. Quer atrair candidatos com eficiência? Então, confira e se inspire em 10 modelos de descrição de cargo para aplicar na sua empresa. 

1. Agilista

Estamos recrutando pessoas capazes de construir uma cultura √°gil em nossa empresa. Para tanto, dever√° auxiliar o cotidiano de times multidisciplinares, identificar gargalos nos processos e propor solu√ß√Ķes. Boa comunica√ß√£o e lideran√ßa s√£o diferenciais para o cargo.¬†

Requisitos do cargo

  • lideran√ßa de equipe;
  • foco em entregas e resultados;
  • framework Scrum e m√©todo Kanban;
  • capacidade anal√≠tica, avalia√ß√£o de m√©tricas de performance;¬†
  • conhecimento em Design Thinking.

Responsabilidades 

  • implementar cultura e estrat√©gia de agilidade;
  • liderar e influenciar o board e os squads durante as decis√Ķes;
  • alinhar expectativas e demandas da √°rea de Produto com o time de Tecnologia para execu√ß√£o √°gil baseada em dados;
  • facilitar din√Ęmicas, como dailys e retrospectivas;
  • auxiliar a gest√£o de Backlog.¬†

2. Recursos Humanos

Buscamos profissionais com ampla experiência em processos de recrutamento e seleção, para atuar na abordagem e atração de candidatos. Desde a entrevista até a contratação de novos colaboradores. 

Além disso, deve ter experiência em triagem, entrevista e avaliação de candidatos para colaborar com os gerentes de departamento. Identificar futuras necessidades de contratação também será exigido. 

Atributos do cargo

  • forma√ß√£o superior em Psicologia ou Recursos Humanos;
  • experi√™ncia na √°rea, seja com recrutamento interno, seja para ag√™ncias de recrutamento (m√≠nimo de 3 anos);¬†
  • s√≥lida capacidade de conduzir diferentes tipos de entrevistas: estruturadas, baseadas em compet√™ncias, estresse, entre outras;
  • experi√™ncia pr√°tica em processos de sele√ß√£o (entrevistas por telefone e verifica√ß√£o de refer√™ncias);¬†
  • capacidade de organizar centros de avalia√ß√£o de habilidades;¬†
  • familiaridade com bancos de dados de RH, Sistemas de Rastreamento de Candidatos e Sistemas de Gerenciamento de Candidatos;¬†
  • experi√™ncia pr√°tica com software de recrutamento, Sistemas de Informa√ß√£o de Recursos Humanos (HRIS) ou Sistemas de Gerenciamento de Recursos Humanos (HRMS);
  • excelentes habilidades interpessoais e de comunica√ß√£o com forte capacidade de tomada de decis√£o.

Responsabilidades da função

  • desenvolver e atualizar descri√ß√Ķes de vaga;¬†
  • realizar a an√°lise do cargo para documentar requisitos e objetivos das tarefas;¬†
  • analisar, instituir e realizar pol√≠ticas e procedimentos de recrutamento e pr√©-sele√ß√£o por meio de processos seletivos;¬†
  • conduzir entrevistas usando ferramentas ou m√©todos confi√°veis de recrutamento e sele√ß√£o para filtrar os candidatos conforme cronograma;¬†
  • avaliar conhecimentos, habilidades, aptid√Ķes t√©cnicas, experi√™ncia e outros itens relevantes dos candidatos, mapeando o perfil e elaborando laudos;¬†
  • documentar e fornecer relat√≥rios de recrutamento anal√≠ticos;
  • atuar como um ponto de contato e construir rela√ß√Ķes com candidatos influentes durante o processo de sele√ß√£o;¬†
  • integrar novos funcion√°rios √† empresa.

3. Analista de Cargos e Sal√°rios

Procuramos Analista de Cargos e Salários para supervisionar e administrar planos de recompensas e benefícios. O profissional deverá elaborar programas para aumentar o desempenho, a confiança e a satisfação dos colaboradores e da organização. 

Ainda, deverá fazer a atração, a retenção e a motivação de funcionários para reduzir a rotatividade e aprimorar o perfil da empresa.

Atributos do cargo

  • forma√ß√£o superior completa em Administra√ß√£o, Economia, Recursos Humanos ou Ci√™ncias Cont√°beis;
  • experi√™ncia como especialista em remunera√ß√£o e benef√≠cios (m√≠nimo de 3 anos);
  • experi√™ncia em pr√°ticas de RH, gerenciamento de ciclo de compensa√ß√£o, pesquisas sobre psicologia organizacional e mercado de trabalho;
  • conhecimento das normas e regulamentos trabalhistas vigentes e familiaridade com incentivos e benef√≠cios;¬†
  • conhecimento de HRIS e MS Office;¬†
  • habilidades anal√≠ticas.

Responsabilidades da função

  • definir pacote de remunera√ß√£o e benef√≠cios equitativo e competitivo, ajustado e alinhado com a estrat√©gia e objetivos do neg√≥cio;
  • desenvolver uma filosofia de remunera√ß√£o consistente com a cultura da empresa;¬†
  • garantir pr√°ticas de compensa√ß√£o alinhadas com a legisla√ß√£o atual (igualdade salarial, direitos humanos etc.);¬†
  • utilizar m√©todos e t√©cnicas vari√°veis e tomar decis√Ķes baseadas em dados sobre compensa√ß√Ķes financeiras;¬†
  • aplicar pesquisas de psicologia organizacional para descobrir o que motiva os colaboradores e quais s√£o suas necessidades;¬†
  • preparar descri√ß√Ķes de cargo, an√°lises, avalia√ß√Ķes e classifica√ß√Ķes de trabalho;
  • implantar estrat√©gias de comunica√ß√£o e m√©tricas eficazes.¬†

4. Analista de Desenvolvimento Humano e Treinamento

Estamos procurando um profissional para conduzir o aprendizado e o desenvolvimento das equipes. O analista deverá nutrir os colaboradores com conhecimento, habilidades práticas e motivação para a realização de tarefas. 

Ainda, dever√° contribuir para o aperfei√ßoamento cont√≠nuo ‚ÄĒ e de longo prazo ‚ÄĒ das habilidades dos colaboradores e extrair o m√°ximo potencial em prol da organiza√ß√£o. Quando necess√°rio, dever√° apontar treinamentos espec√≠ficos para reter talentos.¬†

Atributos do cargo

  • forma√ß√£o superior em Psicologia, Administra√ß√£o ou Recursos humanos;¬†
  • viv√™ncia em projetos de desenvolvimento organizacional em Recursos Humanos, como PDI, trilha, avalia√ß√£o de desempenho e academia de lideran√ßa;¬†
  • habilidades de comunica√ß√£o escritas e faladas;
  • perfil orientado √† resolu√ß√£o de problemas e negocia√ß√£o;
  • iniciativa e capacidade de oferecer novas ideias.

Responsabilidades da função

  • identificar necessidades de treinamento e desenvolvimento das equipes;
  • promover an√°lise de trabalho, esquemas de avalia√ß√£o e consultas regulares com gerentes de neg√≥cios e RH;
  • projetar e expandir programas de treinamento e desenvolvimento conforme as necessidades da organiza√ß√£o e do indiv√≠duo;¬†
  • acompanhar os processos de avalia√ß√£o de desempenho e participar de conversas de carreira com gestores, checkpoints, PDI e feedback;¬†
  • avaliar custos de programas e mant√™-los no or√ßamento;¬†
  • realizar avalia√ß√Ķes internas e desenvolver planos individuais de aprendizagem;
  • produzir programas e materiais para treinamento e desenvolvimento;
  • reportar KPIs da √°rea a gestores e funcion√°rios para auxiliar na tomada de decis√Ķes.¬†

5. Business Partner

Buscamos profissional para supervisionar as opera√ß√Ķes de RH e garantir que estejam alinhadas com as metas da empresa. Assim, √© necess√°rio ter s√≥lida experi√™ncia em pr√°ticas de Recursos Humanos e gerenciamento de pessoas.¬†

Al√©m disso, dever√° se comunicar com o conselho de administra√ß√£o e com os gerentes seniores, expressar ideias e sugerir solu√ß√Ķes, considerando as limita√ß√Ķes or√ßament√°rias e a cultura organizacional. Desej√°vel ser capaz de atuar como consultor em gest√£o de RH.

Atributos do cargo

  • forma√ß√£o em Recursos Humanos e p√≥s-gradua√ß√£o na √°rea;¬†
  • experi√™ncia como business partner (m√≠nimo 2 anos);¬†
  • fortes habilidades de gerenciamento de pessoas, com perfil anal√≠tico e orientado a metas;¬†
  • experi√™ncia demonstr√°vel com m√©tricas de RH;
  • conhecimento profundo da legisla√ß√£o trabalhista;¬†
  • compreens√£o de todas as fun√ß√Ķes e melhores pr√°ticas de RH.

Responsabilidades da função

  • colaborar com a ger√™ncia para melhorar as rela√ß√Ķes de trabalho, promovendo a motiva√ß√£o e a produtividade, priorizando a reten√ß√£o de talentos;
  • fornecer as pol√≠ticas de RH;
  • monitorar e relatar o ambiente de trabalho;¬†
  • identificar necessidades de treinamento para equipes e indiv√≠duos;¬†
  • aplicar programas de treinamento;
  • sugerir novas estrat√©gias de RH.

6. Assistente Administrativo 

O assistente deverá fornecer suporte aos nossos gerentes e funcionários, auxiliar com as necessidades cotidianas do escritório, além de gerenciar as rotinas administrativas da empresa. 

Ter habilidades de comunicação oral e escrita, ser capaz de organizar atividades com ferramentas específicas, como o MS Excel, são diferenciais. 

Atributos do cargo

  • ensino m√©dio ou superior incompleto;
  • conhecimento de sistemas e procedimentos de gerenciamento de escrit√≥rio;
  • conhecimento pr√°tico de equipamentos de escrit√≥rio (impressoras, aparelhos de fax e similares);
  • habilidades avan√ßadas de Pacote Office (Excel e PowerPoint);
  • habilidade para gerenciamento de tempo;
  • capacidade em priorizar atividades;
  • habilidades organizacionais.

Responsabilidades da função

  • atender chamadas telef√īnicas e direcion√°-las corretamente;
  • receber solicita√ß√Ķes e consultas administrativas oriundas dos superiores;
  • organizar e agendar compromissos;
  • planejar reuni√Ķes e redigir atas detalhadas;
  • enviar e organizar relat√≥rios de despesas;
  • atuar como ponto de contato para clientes (internos e externos);
  • produzir relat√≥rios, manter e organizar sistemas de arquivamento.

7. Vendedor(a) de loja

Estamos selecionando vendedor(a) capaz de oferecer um excelente atendimento ao cliente e atender √†s cotas de vendas propostas pela empresa. Para tanto, dever√° identificar as necessidades do cliente, apresentar solu√ß√Ķes, responder perguntas sobre produtos e servi√ßos e recomendar op√ß√Ķes.¬†

Buscamos pessoas pr√≥-ativas e positivas, com habilidade de comunica√ß√£o, capazes de solucionar problemas e eventuais reclama√ß√Ķes. O profissional ideal precisa garantir a satisfa√ß√£o dos consumidores, contribuindo para o crescimento da nossa marca.¬†

Atributos do cargo

  • ensino m√©dio ou superior (completo ou incompleto);
  • experi√™ncia com vendas no varejo ou similar;
  • conhecimento do processo de vendas e procedimentos de estoque;
  • habilidades matem√°ticas b√°sicas e de comunica√ß√£o;
  • hist√≥ricos positivos em cotas de vendas;
  • capacidade de construir rela√ß√Ķes de confian√ßa;
  • flexibilidade para trabalhar em turnos (com escala 6×1).

Responsabilidades da função

  • recepcionar, saudar e direcionar clientes;
  • fornecer informa√ß√Ķes precisas sobre caracter√≠sticas dos produtos, pre√ßos e p√≥s-venda;
  • responder √†s perguntas dos clientes;
  • fazer compara√ß√Ķes de pre√ßos e oferecer solu√ß√Ķes que facilitem a compra;
  • realizar venda cruzada;
  • garantir que os PDVs estejam totalmente abastecidos;
  • gerenciar devolu√ß√Ķes de produtos;
  • coletar feedback dos clientes e transmiti-los ao gerente da loja;
  • estar atualizado com novos produtos e servi√ßos.¬†

8. Gerente de Vendas

Estamos contratando Gerente de Vendas com perfil de alto desempenho. Assim, deverá ajudar a empresa a atingir as metas de aquisição de clientes e colaborar para o crescimento da receita. Buscamos um perfil dedicado para manter nossa empresa competitiva. 

Desse modo, o profissional será responsável por maximizar o potencial da equipe, elaborar e defender planos de vendas frente à administração. 

Atributos do cargo

  • forma√ß√£o superior em Administra√ß√£o de Empresas ou √°rea correlata;
  • experi√™ncia como representante ou gerente de vendas, atendendo ou superando metas (m√≠nimo de 2 anos);
  • perfil comprometido com a educa√ß√£o continuada (workshops, semin√°rios e confer√™ncias);
  • capacidade para comunicar, apresentar e influenciar todos os n√≠veis da organiza√ß√£o;
  • saber conduzir processos de vendas conforme o plano de fechamento;
  • forte senso comercial;
  • excelentes habilidades com pessoas.

Responsabilidades da função

  • construir e promover relacionamentos duradouros com clientes, gerando parcerias;
  • entendimento das necessidades dos consumidores;
  • manter os resultados da equipe de vendas, aconselhando e disciplinando os colaboradores;
  • planejar, monitorar e avaliar os resultados do trabalho;
  • apresentar relat√≥rios de vendas, receitas, despesas e previs√Ķes realistas para a equipe de gerenciamento;
  • identificar mercados emergentes, conhecer novos produtos e a concorr√™ncia;
  • ajustar pre√ßos de venda monitorando custos, seguindo a lei da oferta e demanda;
  • manter o volume de vendas e o mix de produtos;
  • acompanhar tend√™ncias, indicadores econ√īmicos e concorrentes.

9. Analista de recrutamento e seleção

Contratamos profissional de recrutamento e sele√ß√£o com ampla experi√™ncia na abordagem, atra√ß√£o de candidatos e entrevistas at√© a contrata√ß√£o. Nesse sentido, dever√° colaborar com gerentes de departamento para identificar, de forma pr√≥-ativa, futuras necessidades de aquisi√ß√£o de talentos. √Č determinante ter experi√™ncia em triagem, entrevista e avalia√ß√£o de candidatos.¬†

Atributos do cargo

  • forma√ß√£o superior em Psicologia ou Recursos Humanos;
  • experi√™ncia na √°rea como recrutador interno ou em ag√™ncias de recrutamento (m√≠nimo de 3 anos);
  • capacidade de conduzir entrevistas estruturadas, baseadas em compet√™ncias, estresse, entre outras;
  • capacidade de organizar centros de avalia√ß√£o de habilidades;
  • proximidade e familiaridade com bancos de dados de RH, Sistemas de Rastreamento de Candidatos e Sistemas de Gerenciamento de Candidatos;
  • experi√™ncia pr√°tica com software de recrutamento;
  • poder de comunica√ß√£o e habilidades interpessoais, com capacidade para a tomada de decis√£o.

Responsabilidades da função

  • desenvolver e atualizar a descri√ß√£o da vaga;
  • realizar an√°lise do cargo, junto ao gestor da √°rea, para documentar requisitos e objetivos das tarefas;
  • analisar, instituir e realizar pol√≠ticas e procedimentos de recrutamento e pr√©-sele√ß√£o utilizando processos seletivos;
  • conduzir entrevistas usando diferentes ferramentas ou m√©todos confi√°veis de recrutamento e sele√ß√£o para filtrar candidatos, conforme o cronograma;
  • avaliar conhecimentos, habilidades, aptid√Ķes t√©cnicas, experi√™ncia e outros itens relevantes dos candidatos, mapeando perfis e elaborando laudos;
  • documentar e fornecer relat√≥rios de recrutamento anal√≠ticos;
  • atuar como ponto de contato junto aos candidatos influentes e construir rela√ß√Ķes durante o processo de sele√ß√£o;
  • integrar novos funcion√°rios √† empresa.¬†

10. Recepcionista

Procuramos uma pessoa para gerenciar a recep√ß√£o da empresa, diariamente. O profissional dever√° executar tarefas administrativas que ajudem na organiza√ß√£o das rotinas corporativas. Ainda, ser√° o primeiro contato da empresa, receber√° visitantes e clientes, al√©m de coordenar as atividades do setor e a distribui√ß√£o de correspond√™ncias. Al√©m disso, o redirecionamento de chamadas telef√īnicas tamb√©m √© fun√ß√£o do cargo.¬†

Atribui√ß√Ķes do cargo

  • ensino m√©dio e/ou t√©cnico completo ou superior em andamento;
  • profici√™ncia no pacote Microsoft Office;
  • experi√™ncia e pr√°tica com equipamentos de escrit√≥rio (aparelhos de fax e impressoras);
  • fortes habilidades de comunica√ß√£o escrita e verbal;
  • perfil pr√≥-ativo e multitarefas;
  • excelentes habilidades organizacionais.¬†

Responsabilidades da função

  • receber visitantes e direcion√°-los ao departamento apropriado;
  • atender, filtrar e encaminhar chamadas telef√īnicas recebidas;
  • manter calend√°rios atualizados e agendar reuni√Ķes;
  • certificar-se que a √°rea de recep√ß√£o est√° organizada e apresent√°vel;
  • abastecer o setor com artigos de papelaria e materiais de expediente;
  • fornecer informa√ß√Ķes corretas presencialmente, por telefone ou e-mail;
  • receber, classificar e distribuir correspond√™ncias e entregas di√°rias;
  • adotar procedimentos de seguran√ßa e controlar o acesso pela recep√ß√£o;
  • zelar pelo estoque de materiais e fazer novas solicita√ß√Ķes de compra, quando necess√°rio.¬†

Com esses exemplos, elaborar um modelo de descrição de cargos será uma tarefa fácil de executar. Basta considerar as particularidades do negócio e colocar tudo no papel. Assim, os processos de recrutamento e seleção serão mais ágeis e mais eficientes. 

O conte√ļdo foi √ļtil? Para complementar seus conhecimentos, baixe nosso Guia Completo de Contrata√ß√£o.¬†

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