Artigos

10 sinais de que você está infeliz no seu trabalho

Como você sabe que alguém está infeliz no trabalho? Que alguma coisa não está certa e que é hora de fazer mudanças ou até mesmo mudar de emprego?

Ouço muitas pessoas dizendo que não estão felizes profissionalmente, mas algumas não sabem explicar como chegaram a essa conclusão. Listarei aqui os 10 principais sintomas de infelicidade no trabalho e quero saber: quantos deles se aplicam a você?

1. Você procrastina (MUITO!)

Você realmente tenta realizar o seu trabalho, mas de alguma forma você nunca o finaliza. Quando consegue acabar uma tarefa, o faz no último momento, bem perto do prazo final. Apesar da procrastinação também poder ser um “traço negativo” de algumas pessoas, ela também pode indicar insatisfação.

2. Você sofre no domingo pensando na segunda-feira

Algumas pessoas dormem mal na noite do domingo por estarem muito preocupados com a manhã seguinte. Às vezes elas sentem um estresse e uma pressão tão grande na empresa que os efeitos já aparecem no fim de semana. Uma das piores consequências de estar infeliz profissionalmente é ter o seu momento livre ofuscado pelas suas frustrações.

3. Você é competitivo demais em relação ao seu salário ou cargo

Neste caso, você não gosta do trabalho em si, então acaba focando mais no seu salário e/ou benefício. Saber que alguém em um cargo similar ao seu recebeu mais ou foi promovido, ainda que haja merecimento, realmente te irrita.

4. Você não sente que está realmente ajudando os seus colegas de trabalho

Um estudo psicológico muito interessante consistia em separar um grupo de pessoas de bom humor e outro grupo de pessoas de mau humor. Então, os dois grupos seriam instruídos a ir para outra sala, onde dariam continuidade ao teste. No corredor, no caminho para a tal sala, os grupos passaram por um homem segurando uma grande caixa e tentando abrir uma porta ao mesmo tempo. Resultado? As pessoas de bom humor tendiam mais a ajudar o homem. O experimento, neste caso, confirma que quando estamos de mau humor estamos menos propensos a ajudar o outro.

5. Os seus dias parecem não ter fim

Se ainda pela manhã você calcula quanto tempo falta para você ir embora, então você tem um problema. Ironicamente, contar o tempo para o fim da jornada de trabalho faz o dia parecer ainda mais longo.

6. Você não tem amigos no trabalho

O engajamento no ambiente de trabalho está estritamente proporcional às ligações que você faz com as pessoas. Um dos fatores que garante a felicidade no trabalho é ter pelo menos um amigo próximo na empresa.

7. Você não liga para nada, nada mesmo

Se as coisas vão bem ou mal para você não faz diferença alguma. Não dar a mínima para os acontecimentos, objetivos ou necessidades da empresa é um mau indicativo. Quando você está infeliz não consegue se importar com nada além de si mesmo.

8. Coisas pequenas te tiram do sério

Se você não está satisfeito, seu pavio mais curto e coisas muito pequenas te atormentam. É preciso repensar as atitudes para não machucar ninguém.

9. Você desconfia das intenções de todos

Não importa o que façam, seu primeiro pensamento é “O que ele está querendo com isso?”. Boas ou ruins, pequenas ou grandes, as ações dos seus colegas de trabalho, líderes e diretores te fazem ficar alerta. Isso acontece porque quando você está infeliz você também fica mais desconfiado.

10. Sintomas físicos

Insônia, dor de cabeça constante, exaustão, tensão muscular e outros sintomas podem indicar insatisfação ou estresse elevado no trabalho. Consulte um médico o mais rápido possível e reveja a sua relação com o seu trabalho.

E aí, quantos dos sinais acima fazem parte da sua vida?

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of