Artigos

3 passos para construir uma cultura sólida na sua empresa

Você já ouviu falar sobre a cultura organizacional? Quando pensamos nisso, é comum imaginarmos que se trata de campanhas para melhorar a qualidade e a segurança no trabalho.

No entanto, construir uma cultura sólida vai muito além disso. Afinal de contas, para ter um ambiente em que os seus colaboradores se sintam satisfeitos, é essencial ter uma cultura implementada da maneira correta.

De forma simples, a cultura organizacional diz respeito a um conjunto de valores, princípios, atitudes, e hábitos que fazem com que um negócio tenha traços próprios de valores e personalidade.

Nova call to action

O conjunto geral dessas atitudes e hábitos são compartilhados como princípios que todos os colaboradores precisam ter no dia a dia da jornada de trabalho.

Um dos maiores benefícios de se ter uma cultura sólida em sua empresa é a diminuição das conflitos entre os funcionários, além de promover mais conforto e satisfação e aumentar a produtividade e o engajamento dos mesmos.

Ou seja, uma cultura organizacional bem elaborada também gera a vontade genuína de desenvolver seus serviços profissionais, e isso vale para qualquer empresa, seja comércios, indústrias de filtro de ar, construtoras, e por aí vai.

E se sua empresa também quer ter uma cultura organizacional bem planejada e implementada, então chegou ao local certo.

Nas próximas linhas, veja quais são os principais passos para construir a cultura da sua empresa de maneira sólida.

Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste post! Vamos lá?

1- Realize treinamentos

Sem dúvidas, os treinamentos são uma das formas mais simples e eficientes de educar seus colaboradores a seguir uma linha de valores é por meio de treinamentos.

Se você tem uma empresa de descarte de eletrônicos, entre outros, é possível conscientizar os seus colaboradores sobre os hábitos e atitudes a serem seguidos dentro da companhia.

Além disso sua empresa também pode aplicar treinamentos sobre como levar esses princípios e atitudes éticas para a vida pessoal.

Claro, o assunto dos treinamentos dependerá muito da necessidade da organização e de como ela conseguirá passar os novos valores aos membros do time!

2- Priorize a contratação

De nada adianta dedicar os seus esforços para mudar a cultura interna da organização, mas contratar profissionais que não fazem parte do perfil do seu negócio, não é mesmo?

Sendo assim, no momento de todas as contratações, procure pessoas que se identifiquem aos padrões e comportamentos da empresa.

Apesar dos processos seletivos e recrutamento acabarem se tornando mais rígidos e complexos, a cultura organizacional será mais sólida, o que gerará retornos incríveis para a sua empresa!

3- Crie regras e hábitos

Por fim e não menos importante, os hábitos do dia a dia são o que moldam a cultura dos colaboradores dentro de uma organização. Por essa razão, procurar quais são os hábitos que proporcionam mais segurança e motivação é um processo essencial.

Por exemplo: alguns hábitos positivos são o de se alongar no início do dia, ou de fazer reuniões produtivas sazonais, ou até mesmo de beber muita água durante todo o expediente.

Já se você possui uma indústria válvula reguladora de pressão, por exemplo, aposte na criação desses hábitos.

Agora que você já sabe sobre quais são os principais passos para construir uma cultura sólida na sua empresa, o que acha de aplicar essas dicas e ter sucesso? Gostou do nosso conteúdo? Conta pra gente! Nós queremos saber a sua opinião!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

0 0 vote
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments