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4 características de uma cultura ágil

cultura ágil

Projetado para aumentar a flexibilidade, acelerar o tempo de lançamento no mercado e melhorar a qualidade do produto, a cultura ágil permite que as organizações respondam de maneira mais eficaz às mudanças rápidas e contínuas no mercado.

Mas mudar de uma estrutura Waterfall para uma estrutura Ágil requer mais do que um compromisso casual. Adotar e sustentar a verdadeira agilidade requer uma mudança cultural que começa no coração do seu negócio e se estende por toda parte.

Nova call to action

Existem quatro características, que são interdependentes e precisam acontecer juntos para se obter todos os benefícios de foco no cliente, auto-organização, experimentação e redes colaborativas essenciais para uma organização ágil.

1. Cliente no centro

O cliente está no centro do que as pessoas fazem e pensam. Existe um interesse e uma curiosidade genuína sobre o cliente nas empresas com a cultura ágil – quem são os clientes, o que é importante para eles e como você pode ajudá-lo a resolver seus problemas ou aprimorar seus negócios / vida.

2. Comunicação horizontal

cultura ágil

Na cultura ágil, o número de processos centralizados na diretoria é reduzido, as equipes operam de forma colaborativa e resolvem problemas de maneira autônoma.

Dessa forma, o compartilhamento de conhecimento horizontal e a fomentação das melhores práticas também influenciam para maior produtividade do time de trabalho, além de deixarem os processos mais rápidos e eficientes.

Os funcionários conhecem seu valor e importância para o resultado, os líderes confiam em seus funcionários para cumprir suas “promessas” relacionadas ao trabalho. A contribuição de todos é valorizada e há uma crença positiva relacionada ao poder das pessoas para o sucesso do trabalho.

3. Abertura para feedbacks

Em uma cultura ágil, há abertura para feedbacks e aprendizado. Testes e experimentações estão no cerne de como o trabalho é estruturado – isso significa passar da visão certa / errada do mundo, para sempre perguntar e questionar os paradigmas.

4. Metas e objetivos claros

A cultura ágil faz com que os times operem com metas e objetivos claros em relação às entregas e processos. Isso é um pilar essencial para que cada integrante consiga se organizar devidamente.

Além disso, esses alvos  são fundamentais para que todas as ações feitas pelos colaboradores convergem em resultados, seja a curto, médio ou longo prazo. Em outras palavras, todas as ações da empresa, independentemente de quem seja responsável, caminham no mesmo sentido.

Pala ler mais sobre o tema e o impacto da metodologia ágil nas empresas, veja nosso artigo sobre os insights importantes para quem deseja implementar a agilidade.

 

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Por: Marcela Azevedo

Consultora de Recursos Humanos com 10 anos de experiência em Recursos Humanos. Ha 3 anos, atua com change management em projetos de transformação e agilidade, impulsionando mudanças em diferentes empresas e melhorando as experiências das pessoas nas organizações. Instagram @HR.BRASIL

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