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4 Dicas Para Começar O Planejamento De Sua Empresa Para 2015

Faltando poucos dias para o final de 2014, sua empresa já precisa estar pensando no próximo ano para não perder tempo em Janeiro e já iniciar 2015 com metas definidas e planos de ação estabelecidos.

Começar o planejamento do negócio com antecedência é condição essencial para melhorar a lucratividade de qualquer empresa, independente do setor de atuação ou porte.

Em um momento de turbulências no cenário econômico como o atual, planejar se tornar ainda mais importante. A empresa tem que pensar no planejamento desde já! E é em situações como estas que as empresas mais bem preparadas se sobressaem.

Nestas duas últimas semanas de 2014, já é possível fazer uma análise parcial dos resultados do ano, refletindo sobre as ações que deram certo ou não e no que pode ser feito melhor em 2015.

E nesta hora, a administração precisa olhar a empresa como um todo, do ponto de vista interno e externo, sem se deixar influenciar por emoções ou “achismos”. É fundamental ter dados reais, confiáveis e organizados para tomar as decisões certas para o próximo ano.

Analise o setor

Assim como os indicadores macroeconômicos, o empresário precisa conhecer também a situação do seu setor. Esta análise deve ser feita levando em conta todos os pontos de vista possíveis (econômico, jurídico, estrutural, entrada de produtos substitutos) e como isso afeta diretamente o seu negócio.

Este é um processo que deve ser contínuo e dinâmico. O planejamento estratégico e o orçamento empresarial devem ser instrumentos de gestão “vivos” na empresa. Um erro muito comum é criar um ótimo plano e depois engaveta-lo, perdendo de vista o que está acontecendo no mercado.

Acompanhe seus concorrentes

Uma maneira muito boa de reunir informações sobre o seu mercado é analisando também como a concorrência está se saindo.

Saber como foi 2014 para os principais concorrentes, como eles inovaram e quais tendências sua empresa ainda pode aproveitar pode trazer insights importantes para sua empresa planejar 2015.

A principal vantagem em acompanhar de perto seus concorrentes é a velocidade de aprendizado que isto traz para seu negócio. Afinal, seus concorrentes também estão (ou deveriam estar) testando e aprendendo novas formas de melhorar seus negócios continuamente. Assim, sua empresa pode aproveitar para aprender com os erros e acertos deles.

Tenha um plano

Planejar é muito simples: trace metas, foque nos objetivos da organização e não perca de vista os indicadores de mercado. Pronto!

Feito isto, basta colocar os planos “no papel”, dividindo o planejamento em níveis, como estratégico, tático e operacional, traçando estratégias de ações para alcançar o resultado e levando isso para toda a empresa.

E tudo isto, no final se traduz em números. E se estamos falando de números planejados, estamos falando do Orçamento Empresarial, a bússola que vai guiar os resultados financeiros da empresa por todo o ano.

Monitore e melhore

Como já dissemos no começo do texto, de nada adianta planejar e não acompanhar os resultados.

É preciso monitorar com frequência o andamento das metas estabelecidas, desde o começo do ano. Não espere que as coisas estejam ruins para começar a medir e testar novas estratégias.

Só com o acompanhamento regular dos resultados é possível conhecer onde a empresa pode melhorar seus custos, reduzir despesas ou aproveitar oportunidades que podem não estar sendo exploradas, identificando por exemplo, novos canais de vendas para comercializar seus produtos.

Fonte: Blog Treasy (adaptado)

Por: Palloma

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