Artigos

4 ferramentas de gestão que você precisa conhecer

Ter uma gestão empresarial bem controlada e eficiente é de fundamental importância para qualquer negócio. Afinal, é por meio de dados e informações que é possível tocar a empresa, e isso não é uma tarefa fácil, não é mesmo?

Assim sendo, existem ferramentas de gestão que podem auxiliar no gerenciamento, a fim de obter melhores resultados na organização. 

Logo, as empresas possuem facilidade na tomada de decisão, possibilitando que este processo seja realizado de modo mais assertivo.

Nova call to action

Se você possui um negócio de vassouras magnéticas, por exemplo, e precisa saber das ferramentas de gestão para te auxiliar e conseguir melhores resultados, chegou ao lugar certo!

Pois, aqui neste conteúdo, preparamos uma lista das quatro ferramentas de gestão que você precisa saber e não pode deixar de fora do seu negócio. Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Então, continue lendo e confira!

1. Trello

Se você deseja obter uma visão ampla das suas atividades por meio de uma lista de tarefas, o Trello é o ideal.

Isso porque ele é uma ferramenta baseada no modelo Kanban, logo permite que as suas tarefas sejam organizadas de modo mais acessível e de fácil compreensão, evitando o esquecimento.

Uma indústria de envasadora de líquidos, por exemplo, pode -e deve!- utilizar o Trello para gerenciar as etapas de processos produtivos, entre outras funções da organização.

Assim, o gestor pode manusear as tarefas de acordo com o andamento das atividades, ou seja, pode alterar o status do processo e tudo isso pela palma da mão, usando celular o u tablet, além de um computador.

Para obter melhores resultados, é possível compartilhar as informações com os demais integrantes da empresa, assim, a comunicação fica assertiva a fim de evitar erros que impactam negativamente no seu negócio.

2. Matriz SWOT

Não sabe qual é a força e fraqueza do seu negócio, ou as oportunidades e ameaças?

Então, para melhor análise é possível utilizar a ferramenta de Matriz SWOT, que significa Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). 

Essa análise tem a capacidade de fazer com que a organização possua mais visão sobre o ambiente interno e externo, a fim de obter decisões assertivas no seu negócio devido à correção de falhas e melhorar os serviços com base nas suas ameaças.

3. Business Model Canvas

Outra ferramenta ideal para auxiliar na gestão da sua empresa é o Business Model Canvas.

Essa é a ferramenta que possibilita testar o seu modelo de negócio.

Por exemplo, se você possui uma empresa de purgador de vapor, utilize o Business Model Canvas para analisar todo o seu empreendimento em um único quadro. 

Logo, será possível obter um melhor planejamento e eficiência nos processos organizacionais devido a analisar quais são as principais necessidades do negócio. Incrível, né?

4. KPI (Key Performance Indicator)

Por fim, o KPI é imprescindível e eficiente na gestão de uma empresa. A ferramenta de KPI se caracteriza por realizar os indicadores de desempenho de qualquer negócio.

Assim, é possível saber se os objetivos da companhia foram alcançados, além de ter a capacidade de avaliar em diferentes níveis e aperfeiçoá-los.

Portanto, utilizar KPI e as outras três ferramentas anteriores vai permitir uma visão ampla do seu negócio, a fim de obter estratégias mais assertivas para o melhor desempenho, produtividades e ficar à frente da concorrência no mercado!

Agora que você já conhece as quatro ferramentas de gestão, o que acha de implementar agora mesmo no seu negócio? Gostou do nosso post? Conta pra gente!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ Thais Teixeira,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌

0 0 vote
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments