Artigos

4 motivos para sua empresa ter uma cultura de desenvolvimento de liderança

De acordo com pesquisas, 72% dos executivos de empresas consideram “muito importante” aumentar a capacidade dos líderes de sua empresa (por exemplo, expandindo seu pensamento e capacidades). No entanto, apenas 43% dos executivos da mesma empresa prevêem investir em treinamento de liderança.

Por que existe uma discrepância tão grande entre as empresas que desejam melhores líderes e sua vontade de investir neles? A resposta pode ser uma falta de entendimento sobre o valor do desenvolvimento de sua liderança. Para preencher essa lacuna, este artigo oferece algumas informações sobre quatro aspectos do que é o desenvolvimento de liderança de equipes e como uma empresa pode se beneficiar disso.

1. Liderança ruim é cara

Frequentemente, uma empresa pode se sentir pouco inclinada a investir dinheiro no desenvolvimento de sua liderança. Afinal, existem muitos outros departamentos e áreas de negócios (tecnologia, pesquisa e desenvolvimento etc.) que poderiam usar esse capital.

Nova call to action

Infelizmente, uma liderança fraca pode ser um grande esgotamento dos ativos de uma empresa. Aqui estão apenas alguns dos efeitos negativos da má liderança:

– alta rotatividade de funcionários;
– baixa lealdade dos funcionários ao negócio;
– funcionários inflexíveis ou avessos à mudança;
– funcionários desmembrados;
– competências não desenvolvidas ou subdesenvolvidas;
– baixa confiança e baixa produtividade;
– conhecimento e experiência desperdiçados de trabalhadores veteranos;
– má tomada de decisão;
– mau atendimento ao cliente.

Sim, desenvolver bons líderes exige um investimento de tempo e dinheiro, mas sua empresa simplesmente não pode arcar com os custos de longo prazo de uma liderança fraca.

2. A diferença entre treinamento de liderança e desenvolvimento de liderança

Uma das razões pelas quais as empresas geralmente optam por não participar do desenvolvimento de liderança é que pode ser difícil visualizar ou medir os resultados de um programa desse tipo, levando alguns a acreditar que não funcionam. Antes de investir em qualquer programa, é essencial conhecer a diferença entre treinamento e desenvolvimento de liderança.

O Treinamento de liderança é importante, mas geralmente pode ser unilateral, unidimensional, unidirecional e oferecer uma mentalidade de tamanho único. O treinamento se concentra na conformidade, manutenção e padronização.

Com esse tipo de sistema, pode ser quase impossível pensar fora da caixa, focar em necessidades futuras, desenvolver valores essenciais de liderança e aprimorar habilidades em todos os setores.

Já um bom programa de Desenvolvimento de liderança ajudará a preparar seus líderes para lidar com obstáculos inesperados, adversidades, perdas e até o próprio sucesso.

O treinamento deliberado e metódico em todos os níveis permite que a organização desfrute de transições mais suaves quando as atividades de negócios mudam ou as funções de liderança mudam. Como o objetivo dos programas de desenvolvimento de liderança é preparar a próxima geração de trabalhadores para liderar os negócios, orientar e ajudar os funcionários a crescer mais cedo significará muito menos interrupções no sistema quando surgirem mudanças inesperadas.

3. É necessário um alto nível de apoio organizacional

Não é incomum que as ações de um grande líder individual sejam recompensadas individualmente (ou seja, salário alto, bônus e outros agradecimentos). Isso resulta em comportamentos que impedem a colaboração em equipe e diminuem a probabilidade de lealdade dos funcionários.

Para obter o verdadeiro desenvolvimento da liderança, é necessário um alto nível de suporte da sua organização, assim como uma visão coesa e compartilhada da direção que você está seguindo. Sem um senso convincente e uma clara articulação sobre qual curso seguir, os membros da equipe não aceitarão o plano e provavelmente se concentrarão em maximizar seu próprio sucesso, e não no sucesso da equipe.

Ter um excelente relacionamento com a equipe e permitir que os membros se desenvolvam juntos cria um nível mais alto de conforto e confiança mútua. Essa é uma ferramenta poderosa que também pode se tornar uma vantagem competitiva significativa para a empresa.

As equipes que são compelidas a trabalhar e realizar coisas juntas às vezes exigem uma mudança completa de cultura dentro da organização. Para que isso funcione, em vez do tiro sair pela culatra, todo executivo, gerente de nível intermediário e funcionário individual precisa sentir que são parte integrante de um ambiente de trabalho que promove a comunicação abrangente, a expansão de talentos e o crescimento na carreira. Acima de tudo, seus líderes devem sempre manter padrões mais altos do que qualquer outra pessoa.

4. Um investimento em desenvolvimento de equipe de liderança compensa

O andaime de um bom líder é composto por uma variedade de características que, quando desenvolvidas em conjunto, tornam-se um conjunto abrangente de habilidades e valores altamente desejados, como:

– domínio do assunto;
– uma compreensão firme da realidade;
– capacidade comprovada de se comunicar bem;
– habilidades auditivas e compreensão de pistas não ditas;
– capacidade de inspirar funcionários a aumentar seu moral;
– um senso de justiça bem desenvolvido;
– autenticidade, sinceridade e transparência;
– inclusão e respeito;
– iniciativa e assertividade;
– reconhecimento dos pontos fortes e talentos de outras pessoas;
– reconhecimento de suas próprias fraquezas e erros;
– decisão;
– a capacidade de atrair e reter talentos;
– a capacidade de lidar com eventos críticos ou drásticos.

De acordo com todos esses dados, você há de concordar que, investir em desenvolvimento de liderança só tende a contribuir para o crescimento de sua equipe, produtividade e negócio.

Coach Gilson Souza – Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas

PDI

0 0 votes
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

News do RH Portal

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as Novidades e Tendências do Universo do RH