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5 aprendizados para a liderança durante a pandemia

Adriano Lima, fundador da AL+ People & Performance Solutions, elenca as principais lições que líderes tiveram durante o isolamento social 

A pandemia trouxe uma série de mudanças e provocou uma antecipação forçada do futuro. “A digitalização avançou tanto que será impossível voltar ao que éramos”, comenta o especialista de carreiras, Adriano Lima, fundador da AL+ People & Performance Solutions. Em um curto período, empresas tiveram que se reorganizar, redefinir seus modelos de negócios, colocar seus profissionais em trabalho remoto, entre outras ações. Diante de tantos desafios, talvez nunca cogitados, o especialista com mais de 25 anos de atuação em grandes empresas listou cinco aprendizados que os líderes tiveram neste período:

1. APRENDER, APRENDER E APRENDER

Nova call to action

Os problemas acontecem o tempo todo e se tornam mais complexos a cada momento. A aprendizagem para os líderes é fundamental, por isso, um gestor precisa ser exemplo, buscar métodos diferenciados, olhar sob novas perspectivas, enxergar seus talentos e estar aberto a novas ideias e sugestões.

2. O FUTURO É AQUI E AGORA

Estamos em um mundo tecnológico e repleto de possibilidades, mas faz parte do papel do líder garantir a produtividade de sua equipe nesse novo contexto, além de haver uma necessidade de requalificar a força de trabalho para o ambiente digital.

3. SABER LIDERAR A SI MESMO

Em um mundo pós-Covid não há espaço para gestores que só sabem gerir: liderança é a prática de influenciar outras pessoas a atingir os resultados desejados. O papel do líder não é ter todas as respostas, mas permitir que elas sejam encontradas em conjunto. É necessário saber liderar a si mesmo, entender seus medos e o que é preciso melhorar. Sem o autoconhecimento não há como seguir organicamente no topo.

4. EMPATIA ACIMA DE TUDO

Nessa atmosfera desafiadora criada pelo coronavírus, o líder precisa estar presente. A engrenagem precisa rodar, mas o controle de cobranças não é eficiente. Pratique: ao invés de reclamar, apoie; ao invés de criticar, oriente; ao invés de falar, escute; ao invés de julgar, pesquise; ao invés de interferir, pergunte; ao invés de cobrar, incentive.

5. DE OLHO NO QUE VIRÁ

É mandatório estar preparado para a adversidade a qualquer momento. As transformações exigem adaptação e agilidade. Quebre tabus, desconstrua paradigmas, saia da caixa e incentive que sua equipe faça o mesmo. Lembre-se: mar calmo nunca fez bom marinheiro.

Sobre a AL+ People & Performance Solutions

A AL+ People Performance Solutions foi criada em 2017 com o propósito de desenvolver pessoas e ajudar profissionais e organizações a atingir um patamar de excelência e alta performance. Com vasta bagagem executiva e formação especializada, o fundador Adriano Lima, assessora CEOs, Acionistas, Conselheiros e Executivos Seniores no processo de Coaching Executivo e Mentoria. Mais de 700 líderes de multinacionais e grandes companhias foram contratados e desenvolvidos pela empresa.

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