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5 dicas para criar um webinar envolvente para a sua audiência

Envolver e engajar os participantes de um webinar nem sempre é tarefa fácil. Você se lembra da última vez que assistiu a um webinar monótono e chato? É bem possível que tenha se distraído verificando os seus e-mails, olhando as redes sociais, ou seja, fazendo tudo, menos ouvir o apresentador.

O jogo virou — em breve, é você quem executará um webinar, e a responsabilidade de não deixar a plateia cair no sono é sua.

Sem pressão.

Nova call to action

De repente, todos estão apresentando webinars. Você quer que o seu se perca entre as centenas de opções disponíveis? Ou prefere que ele se destaque, mantenha o público envolvido e querendo mais?

Vamos dar uma olhada em como você pode realizar um webinar envolvente capaz de impulsionar sua marca. 

1. Comece tentando “quebrar o gelo” 

Envolver o público em um webinar pode ser mais complicado do que em seminários ou eventos habituais devido à falta de interação cara a cara. Como estabelecer uma conexão com seus espectadores quando você não está com eles presencialmente? Como avaliar se estão compreendendo ou até mesmo escutando você?

Essas razões tornam imperativo entregar, no mínimo, um webinar bastante envolvente. Para conduzir uma sessão eficaz e que crie resultados, você precisa fazer com que os espectadores queiram ouvir o que você tem a dizer.

Uma ótima maneira de começar o webinar é propondo uma atividade para quebrar o gelo.

Uma tática de comunicação remota essencial, esse tipo de dinâmica ajuda os participantes a se conhecerem melhor e facilita a comunicação aberta. Dessa forma, abre-se caminho para uma conversa mais casual e confortável, adicionando um elemento de diversão.

Eis algumas ideias que você pode usar:

  • Peça que todos façam uma rápida apresentação de si mesmos;
  • Convide os participantes a mostrarem seu espaço de trabalho;
  • Sugira que compartilhem uma foto do ambiente ao seu redor;
  • Brinque com o jogo das “duas verdades e uma mentira”.

2. Crie conteúdo direcionado, envolvente e acessível

Os participantes do webinar estão lá pelo conteúdo, portanto, uma das maneiras mais eficazes de manter sua atenção até o final é oferecer conteúdo valioso, direcionado e relevante.

Há dois aspectos na apresentação do conteúdo do webinar: o que você diz e como o diz. Por exemplo, você pode estar cheio de ótimos insights, porém, se não souber apresentá-los, é provável que eles não ressoem com o público.

Comece projetando slides visualmente atraentes. Mantenha o texto mínimo e use recursos visuais impactantes na forma de imagens, gráficos, cronogramas, memes e vídeos. Além de expor a mensagem de forma eficaz, escolha imagens para provocar emoções e gerar interesse.

Atenha-se a um design acessível e consistente, esquema de cores simples ao criar slides, pois isso favorecerá a comunicação e não sobrecarregará o leitor.

Também é uma boa ideia fazer demonstrações ao vivo ou usar uma lousa ou quadro branco para melhorar o conteúdo da apresentação e manter os participantes envolvidos.

Dica de acessibilidade: Lembre-se de descrever os elementos visuais para os membros do público que talvez não sejam capazes de vê-los, seja devido a deficiências visuais ou a uma conexão fraca com a internet. Isso é especialmente importante para gráficos que fornecem informações.

3. Esteja a aberto à discussão

Um webinar unilateral é uma receita para o desastre, pois há grandes chances de que os espectadores percam o interesse ao longo do caminho.

Adote sempre uma abordagem interativa ao desenvolver webinars, tratando-os como uma conversa. Embora você possa ser o especialista no assunto, faça perguntas para envolver a plateia e incentivar o diálogo.

Embora muitos apresentadores prefiram deixar as dúvidas para o fim, isso pode levar à perda de oportunidades interessantes. Em vez disso, responda às perguntas à medida que você avança. Se surgir uma questão complicada que toma muito tempo, converse individualmente com quem perguntou ao final da sessão.

Dica de acessibilidade: Ofereça legendas ao vivo em todos os seus webinars para permitir que indivíduos com dificuldades auditivas possam participam plenamente da apresentação. Também é importante garantir que todas as perguntas da plateia sejam escritas e repetidas num microfone. Assim, todos poderão acompanhar.

4. Realize enquetes em tempo real

As enquetes ao vivo real são perguntas de múltipla escolha que podem ser enviadas durante o webinar. Trata-se de uma maneira eficaz de manter o público envolvido.

Use enquetes durante os webinars para:

  • Melhorar o envolvimento e a interatividade;
  • Reunir insights sobre seu público-alvo;
  • Incentivar os participantes a escolher a direção que eles querem que o webinar siga;
  • Solicitar feedback e comentários sobre o webinar;
  • Obter ideias para o seu próximo webinar.

É importante fazer apenas uma pergunta por enquete e espaçá-las bem entre os slides. Faça perguntas que sirvam a um propósito e beneficiem tanto você como o público. Também é uma boa ideia revelar os resultados da pesquisa durante o webinar para captar o interesse.

5. Utilize a estratégia de marketing de incentivo

Quer esteja lançando um novo produto, promovendo vendas ou realizando um evento ou webinar — o marketing de incentivo sempre funciona. Trata-se de uma tática poderosa que motiva as pessoas a tomarem a ação desejada.

Nesse caso, o seu objetivo é atrair participantes para o webinar, aumentar o engajamento e melhorar as conversões. Oferecer incentivos e vantagens pode ajudá-lo a conseguir isso.

Que tal realizar um sorteio, oferecer um código de desconto ou teste grátis, ou até mesmo disponibilizar um conteúdo, como um ebook ou vídeo de demonstração?

Guarde isso para o fim e você encorajará o seu público a ficar até o final.

Criando um webinar envolvente: pontos de destaques

Os webinars já provaram ser ímãs de leads eficazes, mas não basta trabalhar no conteúdo do webinar e esperar que ele gere resultados.

Desde o planejamento do fluxo e o design da apresentação até o estímulo da interatividade, concentre-se em envolver seu público e mantê-los interessados ao longo da sessão usando vários elementos e práticas recomendadas de acessibilidade.

O envolvimento do público é a chave para o sucesso de um webinar. Siga estas cinco práticas recomendadas e você obterá melhores resultados.

Guest post escrito pela Venngage.

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