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Sumário

Como fazer um webinar? Confira 5 dicas para surpreender a sua audiência!

Entenda as vantagens e veja a forma certa de produzir este tipo de material!

Atualmente, a criação de conteúdo está cada vez mais presente nas empresas. Aliás, você sabe como criar um webinar pode ser vantajoso para sua empresa?

Hoje, falaremos sobre isso ao longo deste texto.

Então, se você se interessa pelo assunto, continue a leitura e aproveite as nossas dicas!

Motivos para fazer um webinar

Sem dúvida, você está curioso para saber como fazer um webinar. Mas antes, precisamos falar que o conteúdo, que funciona como um seminário online, oferece diversas vantagens para empresas e profissionais que desejam compartilhar conhecimento, interagir com o público e promover produtos ou serviços. Veja algumas vantagens:

Acesso global

Webinars permitem alcançar um público global sem a necessidade de deslocamento físico. Isso amplia significativamente o alcance e a participação.

Economia de custos

Ao realizar eventos online, há economia em despesas como aluguel de espaço, viagens e acomodações. Isso torna os webinars uma opção mais econômica em comparação com eventos presenciais.

Interatividade

Webinars oferecem oportunidades para interação em tempo real, como perguntas e respostas ao vivo, enquetes e discussões em grupo. Isso promove um engajamento mais significativo.

Geração de leads

Webinars são uma ferramenta eficaz para a geração de leads, pois os participantes geralmente precisam se registrar, fornecendo informações valiosas para futuras interações de marketing.

Posicionamento de autoridade

Ao compartilhar conhecimento e insights especializados, os organizadores de webinars podem estabelecer-se como autoridades em seus campos, construindo credibilidade e confiança.

Flexibilidade de horários

Webinars podem ser gravados e disponibilizados posteriormente, oferecendo flexibilidade aos participantes que não puderam participar ao vivo. Isso amplia ainda mais o alcance ao longo do tempo.

Facilidade de acesso

como fazer um webinar

Os participantes podem acessar webinars a partir de qualquer lugar com uma conexão à internet, proporcionando conveniência e eliminando barreiras geográficas.

Análise de dados

Plataformas de webinar geralmente oferecem análises detalhadas sobre o desempenho do evento, permitindo avaliar o sucesso, identificar áreas de melhoria e entender o perfil do público.

Integração com marketing digital

Os webinars podem ser facilmente integrados às estratégias de marketing digital, complementando campanhas online e fortalecendo a presença digital.

Atualização de conhecimento

Webinars oferecem uma maneira eficaz de manter os participantes atualizados sobre as últimas tendências, tecnologias e desenvolvimentos em seu setor.

Como encantar a audiência com um webinar?

Envolver e engajar os participantes de um webinar nem sempre é tarefa fácil. Você se lembra da última vez que assistiu a um webinar monótono e chato? É bem possível que tenha se distraído verificando os seus e-mails, olhando as redes sociais, ou seja, fazendo tudo, menos ouvir o apresentador.

O jogo virou — em breve, é você quem executará um webinar, e a responsabilidade de não deixar a plateia cair no sono é sua.

Sem pressão.

De repente, todos estão apresentando webinars. Você quer que o seu se perca entre as centenas de opções disponíveis? Ou prefere que ele se destaque, mantenha o público envolvido e querendo mais?

Vamos dar uma olhada em como fazer um webinar envolvente capaz de impulsionar sua marca. 

1. Comece tentando “quebrar o gelo” 

Envolver o público em um webinar pode ser mais complicado do que em seminários ou eventos habituais devido à falta de interação cara a cara. Como estabelecer uma conexão com seus espectadores quando você não está com eles presencialmente? Como avaliar se estão compreendendo ou até mesmo escutando você?

Essas razões tornam imperativo entregar, no mínimo, um webinar bastante envolvente. Para conduzir uma sessão eficaz e que crie resultados, você precisa fazer com que os espectadores queiram ouvir o que você tem a dizer.

Uma ótima maneira de começar o webinar é propondo uma atividade para quebrar o gelo.

Uma tática de comunicação remota essencial, esse tipo de dinâmica ajuda os participantes a se conhecerem melhor e facilita a comunicação aberta. Dessa forma, abre-se caminho para uma conversa mais casual e confortável, adicionando um elemento de diversão.

Eis algumas ideias que você pode usar:

  • Peça que todos façam uma rápida apresentação de si mesmos;
  • Convide os participantes a mostrarem seu espaço de trabalho;
  • Sugira que compartilhem uma foto do ambiente ao seu redor;
  • Brinque com o jogo das “duas verdades e uma mentira”.

2. Crie conteúdo direcionado, envolvente e acessível

Os participantes do webinar estão lá pelo conteúdo, portanto, uma das maneiras mais eficazes de manter sua atenção até o final é oferecer conteúdo valioso, direcionado e relevante.

Há dois aspectos na apresentação do conteúdo do webinar: o que você diz e como o diz. Por exemplo, você pode estar cheio de ótimos insights, porém, se não souber apresentá-los, é provável que eles não ressoem com o público.

Comece projetando slides visualmente atraentes. Mantenha o texto mínimo e use recursos visuais impactantes na forma de imagens, gráficos, cronogramas, memes e vídeos. Além de expor a mensagem de forma eficaz, escolha imagens para provocar emoções e gerar interesse.

Atenha-se a um design acessível e consistente, esquema de cores simples ao criar slides, pois isso favorecerá a comunicação e não sobrecarregará o leitor.

Também é uma boa ideia fazer demonstrações ao vivo ou usar uma lousa ou quadro branco para melhorar o conteúdo da apresentação e manter os participantes envolvidos.

Dica de acessibilidade: Lembre-se de descrever os elementos visuais para os membros do público que talvez não sejam capazes de vê-los, seja devido a deficiências visuais ou a uma conexão fraca com a internet. Isso é especialmente importante para gráficos que fornecem informações.

3. Esteja a aberto à discussão

como fazer um webinar

Um webinar unilateral é uma receita para o desastre, pois há grandes chances de que os espectadores percam o interesse ao longo do caminho.

Adote sempre uma abordagem interativa ao desenvolver webinars, tratando-os como uma conversa. Embora você possa ser o especialista no assunto, faça perguntas para envolver a plateia e incentivar o diálogo.

Embora muitos apresentadores prefiram deixar as dúvidas para o fim, isso pode levar à perda de oportunidades interessantes. Em vez disso, responda às perguntas à medida que você avança. Se surgir uma questão complicada que toma muito tempo, converse individualmente com quem perguntou ao final da sessão.

Dica de acessibilidade: Ofereça legendas ao vivo em todos os seus webinars para permitir que indivíduos com dificuldades auditivas possam participam plenamente da apresentação. Também é importante garantir que todas as perguntas da plateia sejam escritas e repetidas num microfone. Assim, todos poderão acompanhar.

4. Realize enquetes em tempo real

As enquetes ao vivo real são perguntas de múltipla escolha que podem ser enviadas durante o webinar. Trata-se de uma maneira eficaz de manter o público envolvido.

Use enquetes durante os webinars para:

  • Melhorar o envolvimento e a interatividade;
  • Reunir insights sobre seu público-alvo;
  • Incentivar os participantes a escolher a direção que eles querem que o webinar siga;
  • Solicitar feedback e comentários sobre o webinar;
  • Obter ideias para o seu próximo webinar.

É importante fazer apenas uma pergunta por enquete e espaçá-las bem entre os slides. Faça perguntas que sirvam a um propósito e beneficiem tanto você como o público. Aliás, também é uma boa ideia revelar os resultados da pesquisa durante o webinar para captar o interesse.

Saiba mais:

5. Utilize a estratégia de marketing de incentivo

Quer esteja lançando um novo produto, promovendo vendas ou realizando um evento ou webinar — o marketing de incentivo sempre funciona. Afinal, trata-se de uma tática poderosa que motiva as pessoas a tomarem a ação desejada.

Nesse caso, o seu objetivo é atrair participantes para o webinar, aumentar o engajamento e melhorar as conversões. Oferecer incentivos e vantagens pode ajudá-lo a conseguir isso.

Que tal realizar um sorteio, oferecer um código de desconto ou teste grátis, ou até mesmo disponibilizar um conteúdo, como um ebook ou vídeo de demonstração?

Guarde isso para o fim e você encorajará o seu público a ficar até o final.

Criando um webinar envolvente: pontos de destaques

dicas de como fazer um webinar

Os webinars já provaram ser ímãs de leads eficazes, mas não basta trabalhar no conteúdo do webinar e esperar que ele gere resultados.

Desde o planejamento do fluxo e o design da apresentação até o estímulo da interatividade, concentre-se em envolver seu público e mantê-los interessados ao longo da sessão usando vários elementos e práticas recomendadas de acessibilidade.

O envolvimento do público é a chave para o sucesso de um webinar. Então, siga estas cinco práticas recomendadas e você terá a melhor visão sobre como fazer um webinar, para conseguir os melhores resultados com o material.

Aprenda mais. Faça nosso curso gratuito Produção de eventos: estratégias para o RH e aprenda a promover positivamente a sua marca!

Conclusão

Como você viu ao longo do texto sobre como fazer um webinar, este tipo de material é uma ferramenta versátil e eficaz para educar, engajar e promover, proporcionando benefícios tangíveis para organizações e profissionais que buscam uma presença online impactante.

Aliás, realizar um webinar é mais do que apenas uma ferramenta de comunicação online; é uma estratégia dinâmica que se adapta eficientemente às demandas do mundo digital contemporâneo. Portanto, ao criar e compartilhar conteúdo valioso, os organizadores de webinars podem estabelecer uma conexão direta com seu público-alvo. Além dos benefícios já mencionados, a realização deste tipo de conteúdo pode garantir:

Construção de relacionamentos duradouros

Os webinars proporcionam uma oportunidade única para construir relacionamentos duradouros com a audiência. Então, interatividade ao vivo e as sessões de perguntas e respostas permitem uma comunicação direta, promovendo um sentido de comunidade em torno da marca ou do tema apresentado.

Educação contínua

Em um ambiente de negócios em constante evolução, os webinars oferecem uma plataforma para a educação contínua. Dessa forma, profissionais e empresas podem manter suas audiências atualizadas sobre as últimas tendências, tecnologias e práticas do setor.

Feedback imediato

A interação em tempo real proporciona feedback imediato, permitindo aos apresentadores ajustar suas mensagens conforme necessário. Isso contribui para aprimorar a qualidade das apresentações e personalizar o conteúdo para atender às expectativas da audiência.

Se você gostou do nosso conteúdo sobre como fazer um webinar, envie para outros profissionais que possam se interessar pelo assunto!

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