Artigos

5 dicas para iniciar um processo de coaching

Hoje, em grandes centros, já se tornou comum ao invés de “você já fez coaching?”, perguntarmos “quem é seu coach?”. O processo de coaching pode nos ajudar a nos movermos do estado atual para um estado desejado. Em outras palavras: para nos ajudar a conquistar objetivos com mais eficácia e assertividade.
Caso você ainda não tenha um coach, agora você verá 5 dicas de como iniciar um processo de coaching.

1. Saiba o que você quer

É claro que seu coach poderá ajudar você a definir uma boa meta, entretanto, saber o que você está buscando antes de iniciar o processo de coaching irá economizar tempo para que você possa avançar mais rapidamente em direção à sua meta.
Todo coach está preparado para te ajudar a definir boas metas, e mesmo que você já tenha a sua traçada, seu coach irá explorar um pouco mais ela para te ajudar a perceber como todas as outras áreas da vida influenciam esta meta.
Não se preocupe em ser muito específico antes da primeira sessão, mas ter uma boa idéia da direção que você busca poderá ajudar muito no início do processo.

2. Perceba o nicho

Coaching não é terapia, dessa forma, não imagine que todos os coaches atenderão qualquer tipo de cliente. É claro que a base do coaching é o comportamento humano, logo todo coach deve conseguir de alguma maneira ajudar em qualquer tipo de meta. Entretanto existem nichos e é importante levá-los em consideração antes de contratar o coach.
Vamos dizer que você quer melhorar no seu emprego atual, focando em promoções e melhora de performance. Logo, um coach de carreira é mais adequado, já que ele está mais conectado com o mercado e com o que é importante para profissionais progredirem nas suas carreiras.
Agora, caso você tenha uma ambição de juntar uma grande quantidade de dinheiro e criar uma renda secundária por investimentos, nesse caso o coaching financeiro é o mais adequado.
Para ajudá-lo a definir qual profissional é adequado para sua meta, listamos abaixo alguns dos mais comuns:
  • coaching de carreira;
  • coaching financeiro;
  • coaching de vida;
  • coaching de relacionamentos;
  • coaching para empreendedores;
  • coaching de saúde;
  • coaching de emagrecimento.
Claro que há profissionais especializados em outras áreas da roda da vida. Apenas lembre-se de pesquisar e encontrar o mais próximo de sua meta.

3. Avalie o profissional

Sabemos bem que hoje há profissionais que, após um curso rápido de desenvolvimento pessoal, começam a atender e se auto clamarem coaches. Você pode evitar estes riscos verificando qual a formação de coaching do profissional que irá contratar.
Outro critério inteligente é verificar se o profissional possui credenciais de instituições nacionais ou internacionais como o ICF.

4. Prepare sua mente

Com a primeira sessão marcada, você pode se preparar para o processo de coaching que está prestes a começar. Primeiro, lembre-se que não é papel do coach ficar dando dicas, entretanto, ele irá provocá-lo a perceber outros aspectos e novas possibilidades de crenças e comportamentos.
Portanto, tenha a mente aberta para a mudança. Se você pretende conquistar um objetivo e quer um coach para auxiliá-lo, é porque você concorda que pode aprender coisas novas para ter melhores resultados.

5. Tenha comprometimento

O coaching é um processo maravilhoso e poderoso, entretanto, é o cliente quem faz a diferença. Se você não se comprometer com o processo, não haverá ganhos significativos e a culpa pode ser sua.
Se você desmarcar a primeira sessão (ou qualquer outra), você já começou tudo errado. Existem muitos casos de clientes que marcam a primeira sessão e simplesmente não aparecem ou ligam no último minuto avisando que precisam remarcar.
Além de ser falta de educação com o profissional que separou um horário em sua agenda para você, você está passando uma mensagem para si mesmo de que a meta não é tão importante assim, e talvez esteja até mesmo se auto-sabotando.

Conclusão

As dicas aqui citadas servem para ajudar você a tirar o máximo de proveito de um processo de coaching. Estar preparado pode significar a potencialização dos seus próprios resultados.
Siga estas dicas e você verá que terá uma experiência única.
Trainer Rafael Rocha
iNLP Center Brasil
+55 45 99138.6678

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of