Artigos

5 motivos que indicam que é hora de trocar de emprego

trocar de emprego

*Por Valesca Rodrigues

Algumas vezes ficamos resistentes ou inseguros sobre se é ou não o momento de trocar de emprego. São muitos os fatores envolvidos em uma decisão tão importante. Por isso, analisar os cenários e fazer um bom planejamento prévio aliado a um plano de ação assertivo é fundamental para tomar essa atitude de forma mais segura.

Nova call to action

Mas, para começar, quais seriam os principais indícios que podem ser um alerta de que é hora de trocar de emprego? Separei cinco aqui para te ajudar nessa análise inicial!

5 principais motivos para pensar em trocar de emprego

1. Você percebeu que seu perfil não tem aderência aos valores da empresa

Em alguns casos a percepção plena de que o que temos como valores pessoais não tem alinhamento suficiente com os valores e práticas da empresa demora a chegar e a gente fica forçando uma situação que nunca vai se ajustar. Ao invés de ficar lutando para mudar a si mesmo ou a empresa, mude de emprego. E na próxima oportunidade, busque conhecer ao máximo a empresa antes de aceitar qualquer proposta para evitar esse erro novamente.

2. Você não tem novos desafios

Em algumas empresas chega um momento em que você percebe que não consegue evoluir, não aprende nada novo, fica estagnado e atuando de forma quase robotizada. Faça uma auto análise e se ficar claro que, apesar de você estar se dedicando e ter potencial de crescimento, nada acontece, possivelmente é o momento de buscar um novo desafio.

Talento sem oportunidade vira talento desperdiçado. Cabe a empresa perceber o quanto você pode entregar e te dar espaço para tal. Se isso não acontece, me parece que você precisa rever suas escolhas profissionais.

3. As pessoas que estão em posição decisória na empresa não são admiráveis

Estar sob o comando de alguém que não lhe inspira, que lhe gera desconfiança, falta de comunicação, de apoio ou de identificação vai aos poucos roubando sua motivação e sua vontade de entregar seu melhor. Não deixe sua trajetória profissional sofrer em função de uma má gestão. Procure um ambiente onde a liderança seja transparente e dê bons exemplos.

4. Você se sente eternamente desmotivado, desvalorizado, sem oportunidade

Se mesmo dando seu máximo, mantendo aprendizagem ativa, bons resultados, postura alinhada ao negócio e sabendo trabalhar em grupo NUNCA há chance de crescimento, fica bem claro que se trata de um problema da empresa e não seu. Então está esperando o que para mudar? Manter-se em uma empresa que não te oferece chances de desenvolver seu potencial pode custar caro na sua carreira.

 

sólides academy

 

5. Você tem tido sintomas como ansiedade, depressão e fica obsessivo quanto ao trabalho

É possível que você esteja convivendo em um ambiente tóxico e talvez não tenha se dado conta disso. Observe sua trajetória profissional e analise se isso acontecia em todas as empresas anteriores, ou se é apenas na atual.

Perceba se é só você que sente esse peso sobre trabalho ou se internamente essa sensação tem sido recorrente. Não vale a pena adoecer. Saúde mental é coisa séria. Procure um lugar em que se sinta bem, valorizado, acolhido e aonde possa trabalhar com propósito e motivação.

Leia também: Cultura Organizacional Tóxica: 6 sinais de alerta!

Espero ter ajudado a esclarecer alguns aspectos que, para mim, enquanto mentora de carreira, são muito claros, mas talvez para você ainda não estivessem tão nítidos, quanto a trocar de emprego. Se precisar realinhar a rota, vá com coragem, planejamento e foco e tudo vai dar certo!

Com foco, estudo de mercado e especialmente uma boa dose de autoconhecimento você consegue direcionar sua carreira com coerência e sucesso.

Gostou do conteúdo? Deixe sua avaliação!

*Valesca Rodrigues é Mentora de Carreira e de Liderança, consultora em elaboração de currículo, entrevista simulada e edição de perfil Linkedin. Especialista em Recursos Humanos com mais de 15 anos de prática em empresas consolidadas especialmente na área de Recrutamento, Seleção, Desenvolvimento Humano

5 1 vote
Article Rating

Por: Valesca Rodrigues

Profissional com 15 anos de experiência em Recursos Humanos em empresa de grande porte no segmento de luxo e no segmento de Engenharia. Forte atuação em Recrutamento, Seleção de Pessoal e Desenvolvimento, além de larga vivência em implementação e acompanhamento de Programas de Recrutamento Interno, Programa de Desenvolvimento de Competências, Programa de Estágio e Jovens Aprendizes. Conhecimento, aplicação e consultoria na ferramenta DISC. Atuação como Consultora de RH para lideranças. Acompanhamento de indicadores da área, elaboração e atualização de políticas de RH. Elaboração, aplicação e análise de pesquisa de clima e avaliação de desempenho. Análise e ajustes de CBO e de descrição de funções e competências. Análise de transferências e promoções do ponto de vista de perfil, cargos e salários. Responsável pela comunicação interna e ações de endomarketing. Aplicação de entrevistas de desligamento. Como Mentora de Carreira e de Liderança, ofereço consultoria profissional em processos de inserção e recolocação no mercado de trabalho, transição e direcionamento de carreira, além de suporte no desenvolvimento de competências. Soluções propostas: Elaboração e/ou estruturação de layout e conteúdo de currículo; Entrevista simulada englobando análise de competências comportamentais; Posicionamento em rede social profissional desenvolvendo perfil alinhado as expectativas do mercado de trabalho, trazendo visibilidade; Programa de Mentoria em Desenvolvimento de Carreira englobando os pilares: Autoconhecimento, Autodesenvolvimento, Autocontrole, Competências, Plano de Ação e Metas. Programa de Mentoria em Liderança. Entre em contato em valfrodrigues@hotmail.com Instagram: @valfrodrigues2020

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

News do RH Portal

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as Novidades e Tendências do Universo do RH