Artigos

5 Pecados Mortais De Gestão

Acabei de ler o livro “Gestão da Singularidade”de Eduardo Carmello que trata com maestria a questão da gestão de talentos, traçando um paralelo entre a gestão tradicional e a gestão da singularidade que segundo o autor é: “a capacidade de maximizar resultados por meio da melhoria da performance e inovação de sua equipe, construindo estratégias distintas para talentos em níveis diferentes de performance, engajamento e conhecimento.”

Os gestores são desafiados todo tempo a lidar com a queda de performance em momentos complexos para a equipe e para a empresa onde o tempo é curto, o volume do trabalho é grande e a entrega fica comprometida. O fator pressão eleva os ânimos e tudo fica mais difícil, o que resulta em ainda mais falhas.

Em situações como estas é fundamental uma abordagem assertiva e focada, o que raramente acontece, e então os gestores podem incorrer em 5 erros mortais que minam ainda mais os potenciais individuais e consequentemente, da equipe:

– Ser superficial na análise das causas do problemas de performance em contextos específicos.

– Atribuir o comportamento problemático à toda a equipe e deixar de intervir e ajustar pontualmente com os talentos que manifestaram os comportamentos .

– Assumir que toda falha e queda de performance tem razões humanas e esquecer de verificar se houve impacto causado por falta de equipamento adequado, falta de dinheiro, falta de recursos de infraestrutura, sistemas e processos mal desenhados e até mesmo se houve falta de competência da própria gerência na forma de transmitir as orientações e acompanhar a equipe.

– Foco na resolução dos sintomas e não das causas.

– Deixar de observar a distribuição justa dos papéis e de reconhecer adequadamente os talentos que entregam mais e melhor, recompensando esses mesmos talentos com acúmulo de tarefas e responsabilidades.

Segundo o autor, a manifestação de apenas um desses comportamentos gerenciais inadequados e ineficientes já é suficiente para aumentar o nível de confusão e descomprometimento da equipe, o que compromete drasticamente a performance e o engajamento dela.

Qual é a sua opinião sobre este tema?

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of