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5 regras de distanciamento social em escritório pós-pandemia

distanciamento social em escritório já é uma realidade e será fundamental para o retomada do trabalho nas empresas após a pandemia.

Essa adaptação vai exigir mais do que mudanças estruturais. Será também uma mudança comportamental que vai afetar toda a cultura organizacional.

Será necessário criar regras claras tanto para a infraestrutura quanto para a convivência em equipe, determinando o que pode e o que não pode mais ser feito.

Nova call to action

Um detalhe importante sobre as regras de distanciamento social em escritório é que cada organização, de acordo com o número de funcionários e sua estrutura, terá necessidades diferentes.

Para entender quais serão as normas de adaptação nas empresas pós-Covid 19, mostramos como analisar os riscos do ambiente e as principais regras de distanciamento padrão.

Analisando os riscos de um ambiente de trabalho

Para garantir um retorno o mais seguro possível ao trabalho, as empresas precisam analisar alguns aspectos-chave do seu funcionamento.

Dessa forma, cada projeto de distanciamento social em escritório será personalizado, tendo mais potencial para atingir o objetivo pretendido.

Para definir as medidas de proteção adequadas, pode-se analisar quatro fatores:

  1. Tempo passado na estação de trabalho;
  2. Ambiente de trabalho individual ou compartilhado;
  3. Estimativa de vida do vírus nos materiais das superfícies existentes no ambiente;
  4. Probabilidade de contaminação do ambiente.

A resposta para cada um desses itens vai indicar a complexidade e o grau de distanciamento social no escritório.

Empresas grandes e com maior número de funcionários no mesmo ambiente precisarão de bastante cuidado e disciplina para criar um ambiente eficaz.

Isso não significa que as empresas menores terão menos preocupações. Pelo contrário, mesmo a estrutura tendo uma escala menor é preciso cuidado, pois a contaminação do coronavírus ganha escala muito rápido.

Regras de distanciamento social no escritório

Como falamos acima, a retomada do funcionamento das empresas vai exigir bastante cautela e análise.

Os donos de negócio precisam estudar as necessidades individuais do seu negócio para adequar o espaço físico as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

As regras padrão estabelecidas para um retorno seguro são:

1. Diminuição do número de pessoas nos elevadores

As empresas localizadas em prédios comerciais precisam estar alinhadas com a gestão do condomínio para notificar seus funcionários das regras de acesso ao escritório.

O elevador é o acesso padrão e, por isso, terá o número mínimo de pessoas por vez diminuído para evitar aglomeração entre os que circulam pelos diversos andares.

Isso afetará a mobilidade e o tempo de espera para chegar até a sala da empresa. Dessa forma, é importante dar essa instrução, pedindo paciência e colaboração com a nova medida necessária.

2. Instalação de pontos de higienização das mãos

Da entrada até a sede da empresa, seja um um prédio comercial ou espaço próprio, o funcionário toca diversas superfícies — transporte público, botões do elevador, etc.

Para minimizar as chances de infecção ao chegar da rua, instalar pontos de higienização das mãos com álcool em gel é importante para que a maçaneta seja aberta com a mão desinfectada, por exemplo.

No hall de entrada, o acessório é indispensável. Muitas empresas estão usando um totem com acionamento por um pedal, para evitar o contato direto da mão com a embalagem.

Kit de máscara e álcool em gel individual

Além do álcool em gel nos pontos de passagem, outra medida que favorece o distanciamento social em escritório é disponibilizar um kit individual com máscara e álcool em gel em cada estação de trabalho.

Assim, o funcionário não precisa se deslocar da sua mesa e pode higienizar as mãos sempre que precisar.

É importante reforçar que lavar as mãos continua sendo fundamental. O álcool ajuda a evitar que o fluxo se torne muito intenso nos corredores durante o expediente, fazendo com que as pessoas se levantem apenas quando for preciso.

gestão de equipes

3. Reorganização do layout das mesas

Outro efeito do distanciamento social em escritório será no layout dos espaços comuns de trabalho.

As mesas agora devem seguir o padrão de 2 m de distância entre si. Essa regra pode mudar toda a configuração do escritório, mas não exite em segui-la.

Reconfigure as mesas de maneira que os corredores entre elas fiquem espaços e permitam um fluxo de passagem sem contato ou interferência.

Nas salas individuais também é importante instalar um ponto de higienização das mãos, além de marcas no chão indicando a distância mínima permitida da mesa.

4. Instalação de divisórias entre as mesas de trabalho

Além de alterar a distância, adicione divisórias entre as mesas das estações de trabalho para criar uma barreira adicional.

Muitas empresas já possuem mesas que vem com esse acessório, mas ele também pode ser comprado a parte com o fabricante ou ser planejado, caso seu fornecedor não tenha um modelo pronto.

As medidas #3 e #4 são mudanças fundamentais para que a equipe geral que divide o espaço de trabalho durante todo o expediente fique protegida.

4. Áreas de convivência e cafeterias desativadas

No primeiro momento de retomada das atividades das empresas, muitos negócios estão optando por manter fechadas as áreas de convivência e cafeterias.

Esses dois ambientes são pontos tradicionais de encontro, mas também são focos de aglomeração.

No caso das cafeterias, elas podem evitar que os funcionários precisem sair da empresa para se alimentar. Para facilitar o atendimento, estude a possibilidade do cardápio diário ser enviado via WhatsApp, estabelecendo horários pontuais para entrega.

Os espaços para alimentação também precisarão ter um número mínimo de pessoas e o distanciamento também deve ser seguido entre as mesas e cadeiras.

Dica: faça cartilhas online e fixe os avisos em murais nas entradas desses espaços e nos quadros de aviso dos funcionários.

5. Rotina de limpeza de escritório

Para reforçar as medidas de distanciamento social em escritório a limpeza dos ambientes é fundamental.

A equipe deve seguir uma rotina de limpeza de escritório para que os funcionários encontrem seu ambiente de trabalho limpo e desinfetado.

Além da limpeza geral feita no dia a dia, planeje também uma limpeza profissional com sanitização ambiental e higienização dos ambientes.

Todas as medidas de distanciamento social em escritório só serão efetivas com a conscientização da equipe.

Dica: programe treinamentos online para preparar sua equipe para retomar a convivência social pós-Covid 19.

Este é um guest post escrito pela oHub.

 

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