O tempo de contratação é uma métrica importante de RH que começa a contar a partir do momento em que um candidato entra em seu pipeline de recrutamento, seja ele aplicado ou recrutado.
De acordo com o LinkedIn, apenas 30% das empresas conseguem preencher uma vaga em até 30 dias, sendo que os 70% restantes precisam de 1 a 4 meses para recontratar.
Um processo de recrutamento demorado não apenas aumenta seus custos de contratação, mas também pode custar a você desenvolvedores de qualidade. Um estudo realizado pela Robert Half descobriu que 57% dos candidatos a emprego perdem o interesse em um emprego se o processo de contratação for demorado.
Agora que sabemos que muito tempo para contratar pode não apenas custar mais, mas também fazer com que você perca candidatos, o que pode ser feito para agilizar e melhorar o processo?
1. Encontre uma solução de triagem técnica com software de avaliação pré-emprego
Processos comuns de triagem, como avaliações de habilidades cognitivas ou testes de amostra de trabalho, podem ser indicadores úteis da adequação de um candidato à sua empresa, mas também podem ser demorados. Para reduzir o tempo necessário para a contratação, às vezes basta experimentar as tecnologias mais recentes.
Clientes recentes do DevSkiller relataram realizar 90% menos entrevistas e, desde então, conseguiram reduzir o tempo de contratação em 50%.
A metodologia DevSkiller RealLifeTesting™ tem uma enorme vantagem sobre testes de quadro branco e quebra-cabeças algorítmicos. Reflete o trabalho real dos programadores e mergulha o candidato em desafios semelhantes aos que enfrentaria se fosse contratado.
O DevSkiller é o único software de teste de pré-contratação que oferece uma visão completa das habilidades técnicas de seus candidatos, ajudando você a automatizar seu processo de contratação e colocá-lo no candidato certo mais rapidamente.
A plataforma também se integra a alguns dos maiores sistemas de rastreamento de candidatos, para que você possa recrutar e colocar os candidatos certos de maneira rápida e fácil.
2. Encontre um bom sistema de rastreamento de candidatos (ATS) em que você possa confiar
Na mesma linha, uma das melhores maneiras de reduzir o tempo de contratação é usar um software de recrutamento moderno.
De acordo com a pesquisa, 86% dos profissionais de contratação dizem que usar um SEA os ajudou a contratar mais rapidamente.
Os sistemas de rastreamento de candidatos ajudam a gerenciar vários fluxos de recrutamento, desde a publicação de uma vaga até a seleção de candidatos. Eles são projetados para reduzir o tempo de execução da maioria das tarefas envolvidas no processo de recrutamento. Tarefas como analisar currículos, agendar entrevistas, filtrar candidatos não qualificados e enviar notificações automáticas por e-mail agora podem ser feitas de forma rápida e fácil com um sistema de rastreamento de candidatos.
Alguns dos recursos mais úteis de um SEA estão listados abaixo:
- Publicação de vagas com um clique em vários quadros de vagas
- Armazenamento centralizado de arquivos de candidatos (cartas de candidatura e CVs)
- Banco de dados pesquisável de perfis de candidatos e análises de recrutamento
- Análise e filtragem automática de currículos
- Gerador de agendamento de manutenção e cliente de e-mail automatizado
- Comunicação e colaboração dentro da equipe
3. Estabeleça um processo de contratação estruturado
O processo de contratação começa quando uma empresa identifica a necessidade de preencher uma vaga e termina quando um candidato aceita uma oferta de emprego.
Ao estruturar o processo de contratação, cria-se uma melhor experiência para todos os envolvidos.
Os candidatos sentem que são tratados com transparência, honestidade e respeito. Os recrutadores podem supervisionar o processo, manter a equipe no caminho certo e prever com mais precisão quando a vaga pode ser preenchida.
Os recrutadores sabem exatamente o que se espera deles e qual a melhor forma de cumprir seu papel.
Quanto aos gerentes de contratação, eles recebem candidatos que atendem aos seus critérios e que têm interesse no cargo. chances muito maiores de sucesso quando começam a trabalhar.
Adotar uma abordagem estruturada pode ajudá-lo a identificar talentos para o sucesso a longo prazo (não apenas as necessidades de curto prazo), tomar decisões baseadas em evidências, mitigar o viés da entrevista. Os candidatos são avaliados de maneira consistente, reduzindo a redundância e o tempo geral da entrevista.
A estrutura do processo de recrutamento e seleção varia de acordo com a vaga a ser preenchida e o perfil da empresa. Normalmente, as equipes de recrutamento constroem seu processo de recrutamento em torno destas quatro etapas:
Planejamento – Os gerentes de RH precisam aprovar o anúncio de emprego antes de publicar um anúncio, discutir o orçamento de recrutamento para o cargo, preparar a descrição do trabalho e formar sua equipe de recrutamento.
Atrair Candidatos – Este pode ser qualquer método de fornecimento de equipes de recrutamento para preencher seu pipeline de recrutamento com candidatos qualificados.
Seleção de Candidatos – A parte mais importante da fase de seleção de candidatos é a entrevista.
Chamadas de triagem, análise de candidatura a emprego e testes de pré-contratação ajudam a garantir que as equipes de recrutamento encontrem os melhores candidatos.
A Fase da Oferta – Se tudo correr conforme o planejado, a etapa final é redigir e enviar um e-mail de oferta de emprego para o candidato desejado.
4. Atualize suas listagens e anúncios de emprego
Uma mudança eficaz que você pode fazer para reduzir o tempo de contratação não tem nada a ver com processos de recrutamento.
Atualizar, diversificar e controlar as vagas de emprego podem contribuir muito para melhorar a qualidade dos candidatos que se candidatam.
Isso reduz o tempo que você terá que gastar na seleção.
Em vez de se concentrar em obter um grande número de inscrições, você deve se concentrar em atrair o talento certo.
Seu anúncio de emprego será a primeira impressão de sua empresa para muitos candidatos. Embora você queira evitar o excesso de palavras-chave, você também não quer encher seu anúncio com clichês ou bobagens.
Além disso, tente ser transparente. 61% dos candidatos priorizam o salário nas descrições de cargos, portanto, não descarte remuneração, regalias e benefícios.
Depois de escrever a descrição do seu trabalho, o próximo passo é promovê-lo da maneira certa. Seja em quadros de empregos, mídias sociais ou em seu site, você precisa informar aos candidatos que está contratando.
O LinkedIn descobriu recentemente que postar na segunda-feira é sua melhor aposta. Mais da metade das consultas e inscrições acontecem de segunda a quarta-feira.
À medida que a semana avança, as pessoas procuram (e se candidatam) a empregos cada vez menos, com sextas e domingos sendo os piores dias para anunciar sua vaga de emprego.
O recrutamento é uma indústria muito competitiva. E as primeiras impressões contam.
É por isso que suas habilidades em escrever descrições de cargos são uma arma importante em seu arsenal organizacional, e escrever um bom anúncio de emprego é uma parte essencial de sua estratégia de recrutamento. essencial para o sucesso.
5. Manter um envolvimento de qualidade com os candidatos, on-line e em outros lugares
O engajamento pode começar e terminar com sua página de carreira. Sua página inicial é seu discurso pessoal para os candidatos. É aqui que você mostra aos candidatos a emprego por que sua empresa é atraente e facilita a solicitação de vagas em aberto.
Se a sua página de destino não for atraente, não há razão para eles ficarem e serem persuadidos a se inscreverem.
No mundo da tecnologia, atrair a atenção de talentos qualificados é provavelmente a parte mais difícil do seu trabalho.
Portanto, quando qualquer desenvolvedor chegar à sua página de empregos, você precisa garantir que o talento goste do que vê. Se assim for, eles lhe darão seus detalhes de contato.
As descrições de cargos mais eficazes são envolventes e inclusivas, ao mesmo tempo em que são claras, concisas e diretas. Todos devem ser capazes de entendê-lo. Um bom anúncio de emprego atrai as pessoas certas para se candidatar e ajuda a reduzir o tempo de contratação. Devido ao número de ofertas de emprego disponíveis na web, é difícil ser notado.
Outra maneira de se envolver com os candidatos é consultar seus funcionários atuais.
Eles podem ser um método divertido e eficaz de encontrar candidatos, especialmente porque eles entendem a cultura da empresa e como ela é administrada. o que é preciso para ter sucesso.
Você pode oferecer aos funcionários a oportunidade de receber um bônus se eles recomendarem um candidato que será eventualmente contratado.
Quando esses programas são lançados, os níveis de participação disparam. Mas com o passar do tempo, a emoção diminui.
Portanto, mesmo que você já tenha um programa de indicação de funcionários, agora é a hora de aumentar o volume e envolver os funcionários. os funcionários estão entusiasmados novamente.
Encontre a melhor solução de filtragem tecnológica para o seu negócio
Em última análise, você precisa identificar a melhor solução para o seu negócio. Você sabia que os custos de recrutamento de um desenvolvedor de software podem chegar a R$15 mil?
A menos que você tenha um enorme orçamento de recrutamento, você não pode se dar ao luxo de contratar um funcionário não verificado e apenas esperar o melhor.
Coloque as probabilidades do seu lado para reduzir o tempo de contratação, aproveite essa é a sua melhor chance de contratar desenvolvedores melhores em menos tempo.
Gostou desse conteúdo? Leia sobre Recrutamento humanizado em TI também! Confira também outros conteúdos no nosso Instagram!