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5 técnicas simples para melhorar o tempo de contratação no setor de tecnologia

Técnicas para melhorar o tempo de contratação no setor de tecnologia

O tempo de contratação é uma métrica importante de RH que começa a contar a partir do momento em que um candidato entra em seu pipeline de recrutamento, seja ele aplicado ou recrutado.

De acordo com o LinkedIn, apenas 30% das empresas conseguem preencher uma vaga em até 30 dias, sendo que os 70% restantes precisam de 1 a 4 meses para recontratar.

Nova call to action

Um processo de recrutamento demorado não apenas aumenta seus custos de contratação, mas também pode custar a você desenvolvedores de qualidade. Um estudo realizado pela Robert Half descobriu que 57% dos candidatos a emprego perdem o interesse em um emprego se o processo de contratação for demorado.

Agora que sabemos que muito tempo para contratar pode não apenas custar mais, mas também fazer com que você perca candidatos, o que pode ser feito para agilizar e melhorar o processo?

1.  Encontre uma solução de triagem técnica com software de avaliação pré-emprego

Processos comuns de triagem, como avaliações de habilidades cognitivas ou testes de amostra de trabalho, podem ser indicadores úteis da adequação de um candidato à sua empresa, mas também podem ser demorados. Para reduzir o tempo necessário para a contratação, às vezes basta experimentar as tecnologias mais recentes.

Clientes recentes do DevSkiller relataram realizar 90% menos entrevistas e, desde então, conseguiram reduzir o tempo de contratação em 50%.

A metodologia DevSkiller RealLifeTesting™ tem uma enorme vantagem sobre testes de quadro branco e quebra-cabeças algorítmicos. Reflete o trabalho real dos programadores e mergulha o candidato em desafios semelhantes aos que enfrentaria se fosse contratado.

O DevSkiller é o único software de teste de pré-contratação que oferece uma visão completa das habilidades técnicas de seus candidatos, ajudando você a automatizar seu processo de contratação e colocá-lo no candidato certo mais rapidamente.

A plataforma também se integra a alguns dos maiores sistemas de rastreamento de candidatos, para que você possa recrutar e colocar os candidatos certos de maneira rápida e fácil.

2. Encontre um bom sistema de rastreamento de candidatos (ATS) em que você possa confiar

Na mesma linha, uma das melhores maneiras de reduzir o tempo de contratação é usar um software de recrutamento moderno.

De acordo com a pesquisa, 86% dos profissionais de contratação dizem que usar um SEA os ajudou a contratar mais rapidamente.

Os sistemas de rastreamento de candidatos ajudam a gerenciar vários fluxos de recrutamento, desde a publicação de uma vaga até a seleção de candidatos. Eles são projetados para reduzir o tempo de execução da maioria das tarefas envolvidas no processo de recrutamento. Tarefas como analisar currículos, agendar entrevistas, filtrar candidatos não qualificados e enviar notificações automáticas por e-mail agora podem ser feitas de forma rápida e fácil com um sistema de rastreamento de candidatos.

Alguns dos recursos mais úteis de um SEA estão listados abaixo:

  • Publicação de vagas com um clique em vários quadros de vagas
  • Armazenamento centralizado de arquivos de candidatos (cartas de candidatura e CVs)
  • Banco de dados pesquisável de perfis de candidatos e análises de recrutamento
  • Análise e filtragem automática de currículos
  • Gerador de agendamento de manutenção e cliente de e-mail automatizado
  • Comunicação e colaboração dentro da equipe

3. Estabeleça um processo de contratação estruturado

Melhorar o tempo de contratação no setor de tecnologia

O processo de contratação começa quando uma empresa identifica a necessidade de preencher uma vaga e termina quando um candidato aceita uma oferta de emprego.

Ao estruturar o processo de contratação, cria-se uma melhor experiência para todos os envolvidos.

Os candidatos sentem que são tratados com transparência, honestidade e respeito. Os recrutadores podem supervisionar o processo, manter a equipe no caminho certo e prever com mais precisão quando a vaga pode ser preenchida.

Os recrutadores sabem exatamente o que se espera deles e qual a melhor forma de cumprir seu papel.

Quanto aos gerentes de contratação, eles recebem candidatos que atendem aos seus critérios e que têm interesse no cargo. chances muito maiores de sucesso quando começam a trabalhar.

Adotar uma abordagem estruturada pode ajudá-lo a identificar talentos para o sucesso a longo prazo (não apenas as necessidades de curto prazo), tomar decisões baseadas em evidências, mitigar o viés da entrevista. Os candidatos são avaliados de maneira consistente, reduzindo a redundância e o tempo geral da entrevista.

A estrutura do processo de recrutamento e seleção varia de acordo com a vaga a ser preenchida e o perfil da empresa. Normalmente, as equipes de recrutamento constroem seu processo de recrutamento em torno destas quatro etapas:

Planejamento – Os gerentes de RH precisam aprovar o anúncio de emprego antes de publicar um anúncio, discutir o orçamento de recrutamento para o cargo, preparar a descrição do trabalho e formar sua equipe de recrutamento.

Atrair Candidatos – Este pode ser qualquer método de fornecimento de equipes de recrutamento para preencher seu pipeline de recrutamento com candidatos qualificados.

Seleção de Candidatos – A parte mais importante da fase de seleção de candidatos é a entrevista.
Chamadas de triagem, análise de candidatura a emprego e testes de pré-contratação ajudam a garantir que as equipes de recrutamento encontrem os melhores candidatos.

A Fase da Oferta – Se tudo correr conforme o planejado, a etapa final é redigir e enviar um e-mail de oferta de emprego para o candidato desejado.

4. Atualize suas listagens e anúncios de emprego

Uma mudança eficaz que você pode fazer para reduzir o tempo de contratação não tem nada a ver com processos de recrutamento.

Atualizar, diversificar e controlar as vagas de emprego podem contribuir muito para melhorar a qualidade dos candidatos que se candidatam.

Isso reduz o tempo que você terá que gastar na seleção.

Em vez de se concentrar em obter um grande número de inscrições, você deve se concentrar em atrair o talento certo.

Seu anúncio de emprego será a primeira impressão de sua empresa para muitos candidatos. Embora você queira evitar o excesso de palavras-chave, você também não quer encher seu anúncio com clichês ou bobagens.

Além disso, tente ser transparente. 61% dos candidatos priorizam o salário nas descrições de cargos, portanto, não descarte remuneração, regalias e benefícios.

Depois de escrever a descrição do seu trabalho, o próximo passo é promovê-lo da maneira certa. Seja em quadros de empregos, mídias sociais ou em seu site, você precisa informar aos candidatos que está contratando.

O LinkedIn descobriu recentemente que postar na segunda-feira é sua melhor aposta. Mais da metade das consultas e inscrições acontecem de segunda a quarta-feira.

À medida que a semana avança, as pessoas procuram (e se candidatam) a empregos cada vez menos, com sextas e domingos sendo os piores dias para anunciar sua vaga de emprego.

O recrutamento é uma indústria muito competitiva. E as primeiras impressões contam.

É por isso que suas habilidades em escrever descrições de cargos são uma arma importante em seu arsenal organizacional, e escrever um bom anúncio de emprego é uma parte essencial de sua estratégia de recrutamento. essencial para o sucesso.

5. Manter um envolvimento de qualidade com os candidatos, on-line e em outros lugares

O engajamento pode começar e terminar com sua página de carreira. Sua página inicial é seu discurso pessoal para os candidatos. É aqui que você mostra aos candidatos a emprego por que sua empresa é atraente e facilita a solicitação de vagas em aberto.

Se a sua página de destino não for atraente, não há razão para eles ficarem e serem persuadidos a se inscreverem.

No mundo da tecnologia, atrair a atenção de talentos qualificados é provavelmente a parte mais difícil do seu trabalho.

Portanto, quando qualquer desenvolvedor chegar à sua página de empregos, você precisa garantir que o talento goste do que vê. Se assim for, eles lhe darão seus detalhes de contato.

As descrições de cargos mais eficazes são envolventes e inclusivas, ao mesmo tempo em que são claras, concisas e diretas. Todos devem ser capazes de entendê-lo. Um bom anúncio de emprego atrai as pessoas certas para se candidatar e ajuda a reduzir o tempo de contratação. Devido ao número de ofertas de emprego disponíveis na web, é difícil ser notado.

Outra maneira de se envolver com os candidatos é consultar seus funcionários atuais.

Eles podem ser um método divertido e eficaz de encontrar candidatos, especialmente porque eles entendem a cultura da empresa e como ela é administrada. o que é preciso para ter sucesso.

Você pode oferecer aos funcionários a oportunidade de receber um bônus se eles recomendarem um candidato que será eventualmente contratado.

Quando esses programas são lançados, os níveis de participação disparam. Mas com o passar do tempo, a emoção diminui.

Portanto, mesmo que você já tenha um programa de indicação de funcionários, agora é a hora de aumentar o volume e envolver os funcionários. os funcionários estão entusiasmados novamente.

Encontre a melhor solução de filtragem tecnológica para o seu negócio

Em última análise, você precisa identificar a melhor solução para o seu negócio. Você sabia que os custos de recrutamento de um desenvolvedor de software podem chegar a R$15 mil?

A menos que você tenha um enorme orçamento de recrutamento, você não pode se dar ao luxo de contratar um funcionário não verificado e apenas esperar o melhor.

Coloque as probabilidades do seu lado para reduzir o tempo de contratação, aproveite essa é a sua melhor chance de contratar desenvolvedores melhores em menos tempo.

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Por: FELIPE NUNES

Executivo Sênior , Especialista em Novos negócios, Recrutamento & Seleção e Terceirização de mão de obra temporária e efetiva, Operação de RH, RH estratégico, Indicadores, Política, Rotinas, Projetos, Análise comportamental, Endomarketing, Employer branding. Sempre exercendo atividades com resultados de alta performance. Especialista em Negociações B2B, Implantação de nova unidades de negócios, Gestão de Projetos, Recursos Humanos, Planejamento, aumento de Market Share em grandes empresas nacionais e multinacionais. Certificações internacionais em PMI, PMP, Análise Comportamental, Marketing Direto, Recursos Humanos e Change Management. Carreira desenvolvida em grandes empresas dos mais diversos segmentos, atuando como Business Partner. Responsável pelo gerenciamento de projetos de alta complexidade em ambientes em constante evolução, inclusive de naturezas diferentes. Resiliente, perfil hands on, nexialista por resultados, focado em resultados de alta performance, acompanhamento, fidelização e auditoria de projetos. Apaixonado por Gestão e desenvolvimento de pessoas, acompanhamento e direcionamento estratégico. Altamente qualificado em coaching, mentorias, treinamentos, networking estratégico, criação de planos de ação, resolução de conflitos e liderança de pessoas multiculturais de alto desempenho na criação, organização e execução de resultados inovadores, auspiciosos e de alta performance. Prospero em desafios, gerenciamento de tempo, liderança servidora e detalhes em ambientes competitivos e me destaco na entrega de resultados excepcionais, enquanto recalibro as percepções das pessoas para elevar o nível de forma eficiente. Amplo conhecimento em análise, implantação e gestão dos mais diversos KPI´s, stakeholders, processos de benchmarking, dimensionamento de layout, criação de estratégias operacionais.

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