Artigos

6 Dicas para Avaliação do Desempenho

1- Objetividade e clareza de função: Para que uma pessoa possa ser avaliada e cobrada por um desempenho satisfatório, ela deve em primeiro lugar saber, sem quaisquer dúvidas, quais são suas atividades e o que elas implicam para o dia-a-dia da empresa. Devem estar claramente definidas por escrito e ser de conhecimento de toda a empresa.

2- Avaliações individuais ou em equipe: Como fazer uma boa avaliação de desempenho individual, se cada vez mais as atividades têm de ser realizadas em equipe, sem que isso gere ainda mais conflitos, por competitividade, dentro da equipe? Não há maneira melhor de aprimorar o desempenho de uma pessoa do que através de avaliações imparciais e oportunas, feitas por seus superiores, sempre ressaltando os pontos positivos do avaliado e informando onde ele pode melhorar.

3- Ferramenta de motivação: Os líderes e, principalmente os colaboradores, não podem ficar sem conhecer o resultado dessas avaliações. É uma ferramenta de motivação e quando mal utilizada, pode gerar a desmotivação do avaliado. Se alguém vai mal numa avaliação de desempenho, deve saber o porquê e ser auxiliado no processo de melhoria.

Nova call to action

4- Objetivos da avaliação: A avaliação de desempenho não visa somente aumento de salário, mas sim o aprimoramento profissional e o alcance de metas organizacionais. Deixe isso sempre claro para seus colaboradores.

5- Avaliado e Avaliadores: Um exemplo de sistema de avaliação, baseado em múltiplas fontes, adotado para ajudar o desenvolvimento do colaborador é a denominada Avaliação 360 Graus, fundamentada no fato de que ninguém melhor para avaliar um colaborador do que as pessoas que fazem parte do “círculo de atuação” dele.

6- Relatórios diários: Incentivar os colaboradores a fazerem resumos das atividades diárias que realizam é uma forma deles mesmos terem o controle e se sentirem mais confiante por saber, a qualquer momento, em que atividades gastavam suas preciosas horas, caso fossem questionados.

Fonte: Gestão de Carreira

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of