logo svg rh portal
Pesquisar
Close this search box.
6 ferramentas de gestão que você precisa conhecer

Sumário

Home > Artigos > Tendências > 6 ferramentas de gestão que você precisa conhecer

6 ferramentas de gestão que você precisa conhecer

Neste post iremos lhe apresentar 6 ferramentas de gestão que pode ajudar a sua empresa em diversas frentes, seja na criação de um planejamento, criação de metas ou mesmo acompanhar o que vem dando certo até o momento e o que deve ser modificado.

Ter uma gestão empresarial bem controlada e eficiente é de fundamental importância para qualquer negócio. Afinal, é por meio de dados e informações que é possível tocar a empresa, e isso não é uma tarefa fácil, não é mesmo? Não por acaso, muitos negócios se utilizam das ferramentas de gestão.

Através das ferramentas de gestão, o negócio pode auxiliar no gerenciamento do negócio, a fim de obter melhores resultados na organização.

Logo, as empresas possuem facilidade na tomada de decisão, possibilitando que este processo seja realizado de modo mais assertivo.

Por isso, neste post preparamos uma lista de ferramentas de gestão que você precisa saber e não pode deixar de fora do seu negócio, além disso, explicamos qual a função das ferramentas de gestão. Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Então, continue lendo e confira!

O que é uma ferramenta de gestão?

YouTube video

As ferramentas de gestão são itens que quando utilizados corretamente podem ajudar a empresa a alcançar os seus principais objetivos.

O uso de ferramentas de gestão é fundamental também em tomadas de decisões, de forma estratégica, além de ser capaz de monitorar os resultados do negócio.

Além disso, você pode treinar os colaboradores com algumas dessas ferramentas, gerando ainda mais valor à empresa.

Banner artigo_Material-O Novo RH

Por fim, é importante que saiba que existem ferramentas que se adequam melhor às empresas pequenas e outras fazem sentido somente para grandes corporações.

Quais os tipos de ferramentas de gestão que existem?

Existem ferramentas de gestão que podem ser utilizadas em diversos momentos dentro da organização, entre elas, podemos citar:

  • Ferramentas de gestão para avaliação;
  • Ferramentas de gestão de projeto;
  • Gestão de qualidade;
  • Ferramentas de gestão de atendimento;
  • Ferramentas utilizadas na gestão de contratos;
  • Acompanhamento de equipes, etc.

Quais as ferramentas de gestão mais utilizadas?

1 – Matriz SWOT:

Não sabe qual é a força, fraqueza do seu negócio ou as oportunidades e ameaças? A ferramenta de Matriz SWOT pode te ajudar.

Sua sigla significa:

  • S – Strengths (forças);
  • W – Weaknesses (fraquezas);
  • O – Opportunities (oportunidades);
  • T – Threats (ameaças).

Utilizando essa ferramenta de gestão você consegue oferecer para a empresa uma visão maior sobre o ambiente interno e externo da empresa.

Assim, com um estudo de mercado melhor é possível obter decisões assertivas no seu negócio, corrigir problemas que podem estar passando e melhorar os serviços com base nas suas ameaças.

2 – Business Model Canvas:

Business Model Canvas te ajuda e entender e testar o seu modelo de negócio.

Outra ferramenta ideal para auxiliar na gestão da sua empresa é o Business Model Canvas, que te ajuda a entender e testar o seu modelo de negócio.

O principal objetivo desta ferramenta é conseguir oferecer uma visão completa da sua empresa, permitindo que as empresas consigam identificar as forças, fraquezas, oportunidades e melhorias do seu negócio.

Além disso, a ferramenta pode ser utilizada para fornecer informações que ajudam na tomada de decisão estratégica.

Um dos pontos positivos desta ferramenta é a sua simplicidade de ser aplicada, tornando acessível para o pequeno, médio e grande negócio que deseja identificar os aspectos a melhorar no negócio.

3 – KPI (Key Performance Indicator):

KPI – Key Performance Indicator, em tradução livre significa Indicador-Chave de Performance e é uma ferramenta que consegue te ajudar a medir o desempenho da sua empresa.

Ou seja, essa é uma ferramenta de gestão que te ajuda a saber se a empresa está caminhando em direção aos objetivos e metas ou está tendo dificuldade.

Os KPIs é, com certeza, uma das ferramentas mais utilizadas do mercado, pois cabe em diversos setores como finanças, marketing e claro, Recursos Humanos.

Sua função é bem simples e direta, entender se a empresa necessita de melhorias baseado em dados reais.

Um dos pontos interessantes desta ferramenta é que ela consegue te mostrar rapidamente onde está o erro na empresa, onde está empacando e impedindo que as metas sejam atingidas, facilitando a correção.

Porém, não é somente para mensurar os resultados que as KPIs, servem, elas são muito úteis durante o planejamento estratégico do negócio, pois consegue ajudar na definição das metas e verificar se a estratégia adotada para batê-las faz sentido.

Saiba Mais! Explore o poder transformador dos indicadores-chave de Departamento Pessoal (KPIs) para uma gestão estratégica e eficaz! Conheça o nosso curso gratuito clicando aqui.

4 – 5W2H:

A ferramenta de gestão 5W2H auxilia o empreendedor criando perguntas-chave para direcionar a empresa no momento de criar processos e projetos, deixando cada uma das etapas claras e práticas.

As sete perguntas-chave são:

  • What (O que);
  • Why (Por que);
  • Where (Onde);
  • Who (Quem);
  • When (Quando);
  • How (Como);
  • How Much (Quanto).

Através desta ferramenta vai te ajudar a determinar corretamente um plano de ação que seja direcionado, determinando apenas atividades que precisam ser cumpridas para que a sua meta seja atingida o quanto antes.

Além disso, a ferramenta de gestão 5W2H ajuda na estrutura de planejamento, fornecendo dados para que todos os colaboradores consigam entender o que precisa ser feito e isso evita muitos problemas, inclusive a falta de comunicação.

5 – Six sigma:

Six Sigma é uma das ferramentas de gestão que ajuda o seu negócio a cuidar da parte operacional do seu negócio, através de dados estatísticos.

Diferente das ferramentas de gestão anteriores, a Six Sigma ajuda o seu negócio a cuidar da parte operacional do seu negócio, através de dados estatísticos.

Com ela você vai:

  • Identificar onde estão os erros;
  • Corrigir os erros;
  • Melhorar os processos;
  • Otimizar os seus recursos.

A ideia central da ferramenta é melhorar os processos dentro da organização para que ela se torne o mais efetiva com o mínimo possível.

Assim, ela ajuda a melhorar:

  • Eficiência operacional;
  • Minimizar os custos do negócio;
  • Deixar o cliente mais satisfeito;
  • Aumentar a competitividade da empresa frente aos concorrentes.

Seja a sua empresa uma pequena organização, média ou de porte grande, a Six Sigma consegue oferecer ótimos insights e te ajudar a aumentar os seus resultados.

Porém, para aproveitar o melhor desta ferramenta a empresa precisa ser disciplinada na sua aplicação, pois é preciso seguir um processo muito bem estruturado, desde a definição do problema, até a implementação da solução.

6 – PDCA:

O PDCA é uma ferramenta que busca focar na melhoria contínua da empresa, seja nos processos internos ou na prestação de serviço e oferta.

Sua metodologia é bem simples e composta por quatro etapas, que são:

  • Plan (Planejar);
  • Do (Executar);
  • Check (Verificar);
  • Act (Agir).

Elas são bem práticas e o foco é claro, identificar problemas, analisá-los e corrigir, sejam eles processos ou atividades.

A ferramenta PDCA visa com o seu método garantir a qualidade dos processos e serviços, não por acaso, empresas que têm setores como atendimento ao cliente, produção e logística se utilizam dela para colocar ordem na casa.

Saiba mais:

Qual ferramenta de gestão escolher?

com diversas ferramentas de gestão disponíveis você pode se sentir confuso para decidir qual escolher

Depois de verificar algumas ferramentas de gestão você pode se sentir confuso frente qual escolher, por isso, abaixo mostraremos algumas coisas a se levar em consideração:

Conheça as suas necessidades:

A primeira coisa que precisa levar em consideração na hora de definir qual é a melhor ferramenta de gestão é fazer um diagnóstico dos problemas que o seu negócio está passando.

Verifique quais são os principais erros do grupo na hora de executar alguma tarefa e entenda o que precisa ser melhorado.

Conheça um pouco sobre as ferramentas:

Depois de entender o problema da sua empresa, é fundamental que compreenda também como cada ferramenta pode te ajudar, pois, utilizar uma ferramenta sem saber para que ela serve, pode te levar a cometer erros e não obter nenhum resultado.

Por isso, leia novamente este conteúdo e verifique outros onde falamos sobre ferramentas de gestão e outros tipos de ferramentas que podem ser úteis ao seu negócio.

Para concluir, você deve avaliar o que vai ser necessário para utilizar bem a ferramenta. Em alguns casos, vai ser preciso estruturar a empresa com a aplicação.

O que impede a sua empresa de ser um sucesso?

Por fim, você precisa avaliar o que está impedindo a sua empresa de cresce. Pensar a respeito deste aspecto, vai te ajudar a tomar a decisão final de qual ferramenta faz mais sentido ao seu negócio.

Seguindo todos esses passos, você tem tudo o que precisa para começar a utilizar a ferramenta no seu negócio e partir em busca dos melhores resultados possíveis.

YouTube video

Conclusão

A utilização de ferramentas de gestão proporciona não apenas um gerenciamento aprimorado ao negócio, mas também facilita a tomada de decisões estratégicas, oferecendo vantagem competitiva do negócio frente aos concorrentes.

A variedade de ferramentas apresentadas, como a Matriz SWOT, Business Model Canvas, KPI, 5W2H, Six Sigma e PDCA, oferece opções adaptáveis a diferentes necessidades e contextos empresariais.

Portanto, ao entender cada detalhe a respeito delas, as empresas podem estruturar planos de ação mais eficazes, alinhados com metas específicas e melhorias contínuas, capacitando as organizações a superar desafios, maximizar eficiência e prosperar em um ambiente altamente competitivo.

Assine a nossa Newsletter